Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
JoMpAvip

PC não liga após teste com processador

Recommended Posts

Boa noite gente, possuo o PC da assinatura.

Eu estava em mãos com 2 pentes de 2Gb DDR2 800MHz, um C2D E7500 FSB 1066 e um C2D E8600 FSB1333.

Meu C2D E4400 tem FSB 800, e minha MOBO suporta FSB até 1066 e memórias DDR2 até 667MHz.

Pois bem, tirei meus pentes de memória e coloquei esses 2 de 2GB 800MHz, e o pc ligou normal, mas reconheceu apenas 2,5Gb de memória. Tirei um pente e coloquei um dos meus novamente, então foram reconhecidos 3Gb de memória.

Tirei o E4400 e coloquei o E7500, ao ligar o PC, o FSB ficou em 400, e a BIOS pediu pra ser atualizada pra poder funcionar com toda potencia. Atualizei, mas não consegui subir o FSB com nenhuma configuração de BIOS. O PC funcionou normal.

Tirei o E7500 e coloquei o E8600. O PC não ligou. Nem apareceu a tela de BIOS, nada mesmo. Como não sabia se esse E8600 estava bom, retirei-o e coloquei o meu E4400 novamente. Continuou a mesma coisa. A partir daí tentei todas as combinações de processador e memória, dei clear CMOS várias vezes pelos jumpers e pela bateria, mas não consegui fazer nem a BIOS ser exibida.

O que pode ter acontecido? A fonte parece normal, a MOBO acende a luz piloto de energia, nada cheirou a queimado e eu não esbarrei em nada que possa comprometer o inicio do sistema, inclusive conferi todo o cabeamento e todos os encaixes.

Obrigado, desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo façamos um checklist.

Instalação do processador e memoria da ultima configuração funcional, ok

Reset da bios, ok

Conexão dos cabos de energia ATX e ATX12v ok

Suponho que a aplicação correta de pasta termica e limpeza do cooler em cada troca tenha sido feita de acordo.

Também suponho que tudo tenha sido feito com a fonte desligada para desenergizar a placa mãe da linha +5VSB

O que mais você pode fazer:

Desconecte HDs, DVDs, placas PCI ou PCIe, da placa mãe e fonte

Desconecte todos os perifericos das portas USB e outras com exceção do monitor.

Se o pc possui placa de video integrada e placa de video dedicada, remova a dedicada

Se nada disso adiantou, estamos em um cenario pessimista. O que pode ter acontecido:

-Durante as inserções e remoções do cooler pode ter havido excesso de força no sistema de fixação causando danos no soquete, no processador ou na placa mãe

-Durante a montagem você pode não ter descarregado a estática do seu corpo no gabinete da maquina ou com uso de pulseira anti-estática e descarregado na placa mãe durante as trocas, queimando algum componente.

-A grande quantidade de trocas pode ter entortado um ou mais pinos do soquete. Se for isso basta realinhar o pino se este não tiver quebrado.

-A intel informa que o desgaste do soquete LGA, onde os pinos estão na placa mãe e não no processador é tal que a Intel garante em torno de 20 operações de remoção e instalação de processadores antes que o soquete falhe, você pode ter dado o azar de ter chegado na ultima operação do seu.

O proximo passo seria testar as memorias e processadores em outra placa mãe para checar se estes estão ok, infelizmente uma placa mãe LGA775 não é lá muito fácil de achar.

Boa sorte no diagnostico.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado amigo, operei sim sempre com a fonte desligada e apliquei pasta térmica corretamente. À noite tentarei fazer os procedimentos que voce disse.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de diversas tentativas, decidi olhar com uma lupa os pinos do socket. Tinha um desalinhado um pentelésimo, o suficiente pro pc não iniciar. Ajeitei com um alfinete, cheguei a amassar mais do que ja tava mas deu certo no final.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais