Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
JoMpAvip

PC não liga após teste com processador

Recommended Posts

Boa noite gente, possuo o PC da assinatura.

Eu estava em mãos com 2 pentes de 2Gb DDR2 800MHz, um C2D E7500 FSB 1066 e um C2D E8600 FSB1333.

Meu C2D E4400 tem FSB 800, e minha MOBO suporta FSB até 1066 e memórias DDR2 até 667MHz.

 

Pois bem, tirei meus pentes de memória e coloquei esses 2 de 2GB 800MHz, e o pc ligou normal, mas reconheceu apenas 2,5Gb de memória. Tirei um pente e coloquei um dos meus novamente, então foram reconhecidos 3Gb de memória.

 

Tirei o E4400 e coloquei o E7500, ao ligar o PC, o FSB ficou em 400, e a BIOS pediu pra ser atualizada pra poder funcionar com toda potencia. Atualizei, mas não consegui subir o FSB com nenhuma configuração de BIOS. O PC funcionou normal.

 

Tirei o E7500 e coloquei o E8600. O PC não ligou. Nem apareceu a tela de BIOS, nada mesmo. Como não sabia se esse E8600 estava bom, retirei-o e coloquei o meu E4400 novamente. Continuou a mesma coisa. A partir daí tentei todas as combinações de processador e memória, dei clear CMOS várias vezes pelos jumpers e pela bateria, mas não consegui fazer nem a BIOS ser exibida.

 

O que pode ter acontecido? A fonte parece normal, a MOBO acende a luz piloto de energia, nada cheirou a queimado e eu não esbarrei em nada que possa comprometer o inicio do sistema, inclusive conferi todo o cabeamento e todos os encaixes.

 

Obrigado, desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo façamos um checklist.

 

Instalação do processador e memoria da ultima configuração funcional, ok

Reset da bios, ok

Conexão dos cabos de energia ATX e ATX12v ok

Suponho que a aplicação correta de pasta termica e limpeza do cooler em cada troca tenha sido feita de acordo.

Também suponho que tudo tenha sido feito com a fonte desligada para desenergizar a placa mãe da linha +5VSB

 

O que mais você pode fazer:

Desconecte HDs, DVDs, placas PCI ou PCIe, da placa mãe e fonte

Desconecte todos os perifericos das portas USB e outras com exceção do monitor.

Se o pc possui placa de video integrada e placa de video dedicada, remova a dedicada

 

Se nada disso adiantou, estamos em um cenario pessimista. O que pode ter acontecido:

 

-Durante as inserções e remoções do cooler pode ter havido excesso de força no sistema de fixação causando danos no soquete, no processador ou na placa mãe

 

-Durante a montagem você pode não ter descarregado a estática do seu corpo no gabinete da maquina ou com uso de pulseira anti-estática e descarregado na placa mãe durante as trocas, queimando algum componente.

 

-A grande quantidade de trocas pode ter entortado um ou mais pinos do soquete. Se for isso basta realinhar o pino se este não tiver quebrado.

 

-A intel informa que o desgaste do soquete LGA, onde os pinos estão na placa mãe e não no processador é tal que a Intel garante em torno de 20 operações de remoção e instalação de processadores antes que o soquete falhe, você pode ter dado o azar de ter chegado na ultima operação do seu.

 

O proximo passo seria testar as memorias e processadores em outra placa mãe para checar se estes estão ok, infelizmente uma placa mãe LGA775 não é lá muito fácil de achar.

 

Boa sorte no diagnostico.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo, operei sim sempre com a fonte desligada e apliquei pasta térmica corretamente. À noite tentarei fazer os procedimentos que voce disse.

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de diversas tentativas, decidi olhar com uma lupa os pinos do socket. Tinha um desalinhado um pentelésimo, o suficiente pro pc não iniciar. Ajeitei com um alfinete, cheguei a amassar mais do que ja tava mas deu certo no final.

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×