Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rodrigo Duttra

Pasta Térmica realmente precisa ser espalhada?

Recommended Posts

Já vi todas as teorias , pode escolher a que quiser :P

Tem gente que espalha e tem gente que não espalha , mas eu prefiro jogar a gota no meio , e colocar o cooler .

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava lendo o livro do Gabriel Torres (Montagem de Micros) e ele enfatiza que é muito importante você apenas colocar a quantidade de "um grão de arroz" de pasta térmica, pois se colocar mais que isso, vai causar superaquecimento no mesmo.

Acho que quanto a espalhar ou não, não creio que interfira em algo, visto que quando você colocar o cooler, irá de qualquer forma espalhar.

Mas eu preferiria também apenas colocar "o grão" sem espalhar e colocar o cooler, assim como citou o @Vini_Vevo

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tudo que os amigos disseram é de fato verdade, eu prefiro por colocar uma 'gota' no centro e espalhar com o cooler ao pressioná-lo sobre a 'gota', mas porque? Pois bem, quando você espalha, está sujeito a quando fixar o cooler, ficarem bolhas de ar aprisionadas na pasta térmica, o que reduziria sua performance. Ao colocar a 'gota' a chance de formar essas bolhas é bem melhor. 

Há quem discorde disso, mas disse a minha opinião pessoal.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tudo que os amigos disseram é de fato verdade, eu prefiro por colocar uma 'gota' no centro e espalhar com o cooler ao pressioná-lo sobre a 'gota', mas porque? Pois bem, quando você espalha, está sujeito a quando fixar o cooler, ficarem bolhas de ar aprisionadas na pasta térmica, o que reduziria sua performance. Ao colocar a 'gota' a chance de formar essas bolhas é bem melhor. 

Há quem discorde disso, mas disse a minha opinião pessoal.

De fato, até o Gabriel Torres comenta isso no livro, sobre essas possíveis bolhas que podem se formar e com isso causar superaquecimento com o tempo devido a queda de performance.

Certíssimo!

Muito bom o artigo!

Compartilhar este post

Link para o post

De fato, até o Gabriel Torres comenta isso no livro, sobre essas possíveis bolhas que podem se formar e com isso causar superaquecimento com o tempo devido a queda de performance.

Certíssimo!

Antigamente eu enchia meu processador de pasta térmica.. achava que quanto mais, melhor. Até comprar um cooler especial da Master Cooler e o mesmo acompanhava uma pasta térmica de prata em uma seringa minúscula, dando a quantidade pouco mais de um grão de arroz mesmo. Achei estranho pois estava mal acostumado a sempre exagerar e fui pesquisar sobre o assunto. Resultado, o excesso de pasta térmica é pior!

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do cooler.. Com um cooler box, uma gota no meio, fica certo..

Eu preferi espalhar a pasta térmica no processador, pra usar um Hyper T4 aqui.. Como a MOBO tem um dissipador no VRM, atrapalha na hora de fixar o dissipador ao suporte e a placa-mãe.. No método tradicional, a pasta ficava em metade da CPU apenas..

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao espalho, simplesmente pelo fato de que se você ja coloca um pingo no meio e depois de um tempo q a pasta assentou e se espalhou ela quase vai na borda do processador, a depender da quantidade, imagine espalhando.. antigamente eu espalhava e era um trabalho cabuloso.. hj em dia nao mais.. pingo razoavel no meio do processador e pronto!!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, aqui com o Hyper TX3 EVO eu espalhei, porque no próprio manual pedia pra espalhar. A área de dissipação é grande desse cooler e assim eu cobriria toda a área do processador.

Fique com Deus!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais