Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com transformador


Matthwus

Posts recomendados

Para aumentar a tensão você conseguiria ligando os primários em série, deves conseguir algo perto de 24v, agora se você precisa de 15 exatos vai ter que regular de alguma maneira... Deixo aos meus colegas mais qualificados achar uma maneira de abaixar para os 15v, o obvio seria um regulador porém há a grande provabilidade que eles não aguentem dissipar esses aprox. 10v, que acredito que num trafo de 480W de cerca de 100W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu preciso de 15 volts alternado, mas meu transformador só me fornece 12V.

Simples regra de 3.

N12 é o número de espiras do enrolamento de 12V e N15 é o número de espiras do enrolamento de 15V.

 

N12 está para 12V, assim como N15 está para 15V.

 

N15 = N12 * 15/12 = N12 * 1,25

N15 = 1,25 * N12

Ou seja:

Conte o número de espiras do enrolamento de 12V (N12) e multiplique por 1,25.

Se der valor com casas decimais, então faça uma aproximação para o inteiro mais próximo.

Atentar para o fato de não dar para incluir mais 25% de espiras por falta de espaço.

Como a potência máxima do trafo é fixa, então você poderá reduzir a área da seção reta do fio secundário em 25%, já que a corrente disponível cairá 25%.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

Se voce está disposto a desenrolar o transformador.... sugiro refazer os cálculos do @MOR, levando em conta a ligação dos dois enrolamentos do primário em série, assim voce tera de diminuir o numero de espiras do secundário e irá o ter os seus 15 Volts.

Assim, o fator de redução será de N24/N15 = 1,60 .

Portanto, conte as eapiras do secundário, e divida por 1,60 e terá o número de espiras do novo secundário !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples regra de 3.

N12 é o número de espiras do enrolamento de 12V e N15 é o número de espiras do enrolamento de 15V.

 

N12 está para 12V, assim como N15 está para 15V.

 

N15 = N12 * 15/12 = N12 * 1,25

N15 = 1,25 * N12

Ou seja:

Conte o número de espiras do enrolamento de 12V (N12) e multiplique por 1,25.

Se der valor com casas decimais, então faça uma aproximação para o inteiro mais próximo.

Atentar para o fato de não dar para incluir mais 25% de espiras por falta de espaço.

Como a potência máxima do trafo é fixa, então você poderá reduzir a área da seção reta do fio secundário em 25%, já que a corrente disponível cairá 25%.

MOR_AL

Se eu desenrolar o secundário e contar quantas voltas tem, eu vou conseguir achar quantos volts/espiras e saber a quantidade de voltas para o secundário né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

Sim, basta contar as voltas que tem, e aumentar mais 25%. Mas não vai caber esse enrolamento.... Ou terá de usar um fio mais fino para que caiba....

Paulo

@aphawk

Não posso emendar já no enrolamento de 12v existente e aumentar umas voltas até conseguir os 15 volts ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

Poder, pode, mas normalmente o espaço destinado aos enrolamentos dentro do núcleo do transformador deve estar tomado pelo enrolamento existente, não sobra espaço para mais voltas. Isso no caso de o transformador for bem calculado e bem produzido.

Se houver esse espaço livre, significa que o transformador foi mal projetado !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

Poder, pode, mas normalmente o espaço destinado aos enrolamentos dentro do núcleo do transformador deve estar tomado pelo enrolamento existente, não sobra espaço para mais voltas. Isso no caso de o transformador for bem calculado e bem produzido.

Se houver esse espaço livre, significa que o transformador foi mal projetado !

Paulo

Me fez lembrar os trafos das minhas fontes chaveadas que fiz sem calcular a area ocupada pelo fio e ficam com espaço sobrando no núcleo kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pinhed,

 

Não é simples assim...

 

O trafo é de 480W , tensão de 12V, significa correntes acima de 30A , esquece regulador simples...

 

Além disso, o autor espeçificou no segundo post dele que precisa da tensão de 15 V AC , não DC. 

 

 

 

@mroberto98,

 

Pois é... o primeiro transformador que enrolei também cabiam mais uns 3 enrolamentos completos kkkkkk , mas é assim, errando que se aprende kkkkk !

 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu desenrolar o secundário e contar quantas voltas tem, eu vou conseguir achar quantos volts/espiras e saber a quantidade de voltas para o secundário né ?

 

Cara, não complica!!!

Esquece volts/espiras....

Já está tudo bem explicado.

Não precisa de mais nada.

Releia a explicação com mais atenção, que você chega lá.

Se tiver alguma dúvida com relação a minha postagem, pode perguntar.

A outra opção do aphawk também é válida, mas tem que prestar atenção na grossura dos fios, se você quiser retirar a mesma potência original do trafo.

Quem tem que ser enrolado é o fio secundário. Você não precisa se enrolar, não. :P

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não complica!!!

Esquece volts/espiras....

Já está tudo bem explicado.

Não precisa de mais nada.

Releia a explicação com mais atenção, que você chega lá.

Se tiver alguma dúvida com relação a minha postagem, pode perguntar.

A outra opção do aphawk também é válida, mas tem que prestar atenção na grossura dos fios, se você quiser retirar a mesma potência original do trafo.

Quem tem que ser enrolado é o fio secundário. Você não precisa se enrolar, não. :P

MOR_AL

Na verdade ele é 12v mas medindo a saída está em torno de 12,8 a 13vac, pensei apenas em emendar um fio no final dessa bobina e dar mais algumas voltas, não pode enrolar apenas umas espiras por cima das outras ? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pinhed,

 

Não é simples assim...

 

O trafo é de 480W , tensão de 12V, significa correntes acima de 30A , esquece regulador simples...

 

Além disso, o autor espeçificou no segundo post dele que precisa da tensão de 15 V AC , não DC. 

 

 

 

@mroberto98,

 

Pois é... o primeiro transformador que enrolei também cabiam mais uns 3 enrolamentos completos kkkkkk , mas é assim, errando que se aprende kkkkk !

 

 

Paulo

 

Não entendi. 

 

Vamos lá, então estamos falando de 480 W sem considerar as perdas e segundo o que me disse cerca de 32 amperes no secundário ?

 

Não acredito, pois estamos falando de aproximadamente uma bitola em b2 de 7 AWG, isso é 10 mm²....em b2. ( é isso mesmo )

 

Acredito sim, que não há dados suficiente postado para ajudarmos ele, tais como a carga do secundário. 15VAC.... com que potencia ele necessita ou corrente, ou estou muito bitolado e calcular tudo ou simplesmente estamos ignorando a regra. Vp/Vs =  Np/N s= Is/Ip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Vou repetir o Mor : NÃO COMPLICA !!!!! kkkkk

 

Se quiser, arruma um fio da mesma espessura, e pode sim ir aumentando mais voltas no enrolamento do secundário e ir medindo até obter a tensão desejada.

 

Mas antes de falar que seu transformador tem 13 Vac na saída, tem de medir também a tensão na entrada, certo ? Afinal, é bem normal a rede eltétrica variar +-  10% .

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Vou repetir o Mor : NÃO COMPLICA !!!!! kkkkk

 

Se quiser, arruma um fio da mesma espessura, e pode sim ir aumentando mais voltas no enrolamento do secundário e ir medindo até obter a tensão desejada.

 

Mas antes de falar que seu transformador tem 13 Vac na saída, tem de medir também a tensão na entrada, certo ? Afinal, é bem normal a rede eltétrica variar +-  10% .

 

Paulo

então o primário é duas bobinas de 115 volts estão ligadas em paralelo e alimentadas com 127 volts, a saída fica entre os 12,8 volts a 13 volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem espaço pra você enrolar mais espiras por cima? Se tiver enrole!

Mas se nao tiver vai ter que desmanchar o secundario e enrolar com um fio mais fino pra caber mais espiras!

Acabei de conversar com um cara que fabrica transformadores, se eu der esse meu pra ele ele faz outro pra mim (toroidal também) com  a saída de 15v e 30A e outra saída de 12V e 2A, e me disse que cobrava 60 reais, sera que vale a pena ? (eu preciso de uma saída de 12v eu tava usando essas chaveada de 12v e 1A, se vim no trafo melhor ja)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que 40 é mais justo... :D

Mas se você precisa também de 12VAC então troque, mas é 12Vdc ou 12Vac?

é 12vac, talvez compensa pegar esse outro ai já consigo a saída de 12v que eu ia precisar, vou tentar entrar em contato com outro cara que conheço que fabrica transformadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

 

Sinceridade!

Devido às suas respostas, verifico que você tem muito pouco conhecimento de eletrônica.

Em seu lugar, eu pagaria para o profissional fornecer o trafo com as características corretas, pois não creio que você resolva, no momento, o seu problema.

Paralelamente a isso, sugiro que estude a Lei de Ohm e as duas expressões de potência. Deve levar cerca de uma a duas horas só.

Depois de entender, procure estudar em um livro sobre enrolamento de transformadores.

Haa, sim!

Estude também "Regra de Três".

Com isso, você vai poder calcular e enrolar seus próprios trafos.

Não se enrole, enrole os fios... :D

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

 

Sinceridade!

Devido às suas respostas, verifico que você tem muito pouco conhecimento de eletrônica.

Em seu lugar, eu pagaria para o profissional fornecer o trafo com as características corretas, pois não creio que você resolva, no momento, o seu problema.

Paralelamente a isso, sugiro que estude a Lei de Ohm e as duas expressões de potência. Deve levar cerca de uma a duas horas só.

Depois de entender, procure estudar em um livro sobre enrolamento de transformadores.

Haa, sim!

Estude também "Regra de Três".

Com isso, você vai poder calcular e enrolar seus próprios trafos.

Não se enrole, enrole os fios... :D

MOR_AL

Comecei estudar mecatrônica esse ano logo mais devo começar a aprender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...