Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Thiago Theobald

RESOLVIDO fonte EVGA 600B + GTX760

Recommended Posts

olá pessoal, há tempos que eu visito o fórum para tirar dúvidas, mas essa é a primeira vez que crio um tópico a fim de sanar uma dúvida:

ha pouco tempo minha Radeon 6870 morreu por conta de uma fonte de baixa qualidade (satellite 600w, sem certificado 80+). a fonte já estava zunindo e foi para o lixo também.

estou prestes a comprar uma GTX760 e não queria gastar muito na nova fonte. a melhor custo benefício que encontrei foi a EVGA 600B (600w com 80+ bronze). pelo que pesquisei as fontes bronze entregam 81% da potência nominal, até aí tudo bem, baseado na informação de que a GTX760 consome no máximo 280w. o problema é o meu processador, é um PhenomX6 1090T, que consome malditos 125w.

a confusão começa agora, essa fonte tem um único rail 12V com 49A, que totaliza 588w. sendo assim, 81% de 588 são 476w correto? então 280w da VGA + 125w da CPU totalizam 405w em full load. minha dúvida é se primeiramente, esse cálculo serve como base? e sobra energia para o resto do pc? (8GB RAM 1333, 1HD sata 7200rpm e 5 fans de 92mm) levando em conta apenas o rail 12V, obviamente, eu não sei como se dá a distribuição de energia pelos outros rails. obrigado, aguardo uma ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O TDP da GTX760 é de 170 Watts: http://www.geforce.com/hardware/desktop-gpus/geforce-gtx-760/specifications

Uma fonte de 500W é o suficiente para toda a sua configuração, como a Seasonic 520W: https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-520w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-520-bronze.html

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

olá pessoal, há tempos que eu visito o fórum para tirar dúvidas, mas essa é a primeira vez que crio um tópico a fim de sanar uma dúvida:

ha pouco tempo minha Radeon 6870 morreu por conta de uma fonte de baixa qualidade (satellite 600w, sem certificado 80+). a fonte já estava zunindo e foi para o lixo também.

estou prestes a comprar uma GTX760 e não queria gastar muito na nova fonte. a melhor custo benefício que encontrei foi a EVGA 600B (600w com 80+ bronze). pelo que pesquisei as fontes bronze entregam 81% da potência nominal, até aí tudo bem, baseado na informação de que a GTX760 consome no máximo 280w. o problema é o meu processador, é um PhenomX6 1090T, que consome malditos 125w.

a confusão começa agora, essa fonte tem um único rail 12V com 49A, que totaliza 588w. sendo assim, 81% de 588 são 476w correto? então 280w da VGA + 125w da CPU totalizam 405w em full load. minha dúvida é se primeiramente, esse cálculo serve como base? e sobra energia para o resto do pc? (8GB RAM 1333, 1HD sata 7200rpm e 5 fans de 92mm) levando em conta apenas o rail 12V, obviamente, eu não sei como se dá a distribuição de energia pelos outros rails. obrigado, aguardo uma ajuda.

Apenas alguns comentários para agregar conhecimento:

1) O consumo máximo da GTX 760 é de cerca de 165w (bem longe dos 280w que você informou): http://tpucdn.com/reviews/NVIDIA/GeForce_GTX_760/images/power_maximum.gif

2) 81% é a eficiência da fonte, não tem nada a ver com "potência nominal". Uma fonte de 600w com 81% de eficiência entrega a mesma coisa que uma fonte de 600w com 90% de eficiência (600w), a diferença é que a fonte com menor eficiência vai gastar mais energia elétrica que a outra pra fazer o mesmo trabalho (entregar 600w).

Sabendo disso, e como já foi dito pelo colega @JulianoReis, uma fonte com cerca de 500w já toca sua configuração completa com enorme folga (como a Seasonic 520w recomendada por ele, fonte de excelentíssima qualidade). Uma fonte como a Corsair CX430 Bronze também te atenderia com folga, mas não possui dois cabos PCI-E que a placa de video necessita.

Abraços e boas compras!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais