Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fwander

RESOLVIDO Ajuda na compra de modem/roteador

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

Atualmente minha rede é um modem Opticom Dslink 279 (internet da OI 10 MB e em modo bridge) com um roteador D-Link DIR-600 (hardware version C1). Compartilho a internet com dois notebooks, dois celulares, uma TV e um Xbox One.

Tenho notado que a conexão cai muitas vezes, em alguns momentos fica bastante lenta, entre outros problemas.

Estou querendo atualizar a rede. Peço ajuda dos colegas se compro um aparelho que já é modem-roteador (ou se compro apenas um roteador e continuo com o modem atual em modo bridge). Em todo caso, que marca e modelo vocês recomendam? Preciso de uma conexão mais estável. Penso em até mudar meu plano para 15 MB.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Fwander bom dia, então recomendo usar o roteador da TP link eu tenho 2, uma otimá taxa de transferencia 3 antenas de 3dbi e um otimo aparelho aé hoje nao tive problemas

TPLINK 941nd 3 antenas  

300mbs 

3 antenas 3dbi 

Grande alance de sinal.

TL-WR941ND-02_enl.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Diogo, me recomendaram um roteador da syslink também. você tem boas referências dessa marca? E na sua opinião continuo com meu modem em modo bridge ou esse q você passou já posso usar como modem também?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo esqueça modem/roteador pelos seguintes motivos:

1 - A companhia telefonica é responsavel pelo correto funcionamento do modem com a central deles, se você usa outro modem eles não vão te ajudar caso não funcione

2 - O seu modem/roteador é um equipamento voltado a uma tecnologia em particular, frequentemente xDSL, comprando esse equipamento você fica preso a essa tecnologia enquanto um roteador normal possui porta WAN RJ45 que atende a qualquer modem de qualquer tecnologia que você venha a querer no futuro. Especialmente quando a rede de fibra óptica estiver disponivel na sua cidade.

3 - Caso haja um surto elétrico na rede de telefonia da sua operadora o suficiente para queimar o modem, ela o substituirá sem cobrar nada. Se o mesmo acontecer e queimar o seu modem/router, eles não irão fazer nada pois o modem deles está intacto e eles não se responsabilizam pelo seu modem/router

4 - Modems/routers não são equipamentos de largo uso mundial então você irá pegar um equipamento especifico de uma linha que não recebe nem 10% da atenção que roteadores como o TL-WR941ND que o amigo Diogodias sugeriu, o que significa menos correções de firmware da propria fabricante e menos interesse da comunidade de firmwares alternativos em desenvolver e manter os projetos para eles, em particular o DD-WRT, que transforma o TL-WR941ND de um roteador comum em um roteador classe empresarial superestável e cheio de funções extras.

A propósito, o TL-WR941ND é o melhor custo-beneficio mas recomendaria investir um pouco mais em um TL-WR1043ND por conta das portas Gigabit Ethernet(1000Mb/s). O TL-WR941ND por ter portas de apenas 100Mb/s, você nunca irá passar de 100Mb/s em conectividade interna ou externa.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo fortemente o WR842ND, ele já é 300 Mbps e tem porta USB.

No caso do WR941ND, para fazer uso das 3 antenas TODOS os adaptadores conectados no momento precisam ser deste tipo, caso contrário a rede funciona em menor velocidade. Como poucos são não há ganho de performance.

E com a porta adicional USB você consegue compartilhar arquivos e dependendo do firmware até deixar configurado link de backup com modem 3G, por exemplo. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela ajuda clpods e dwatashi!

Vou pesquisar o preço dos aparelhos.

No caso, continuo com meu modem do ISP e compro um novo roteador. Posso continuar com o modem em modo bridge, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo fortemente o WR842ND, ele já é 300 Mbps e tem porta USB.

No caso do WR941ND, para fazer uso das 3 antenas TODOS os adaptadores conectados no momento precisam ser deste tipo, caso contrário a rede funciona em menor velocidade. Como poucos são não há ganho de performance.

E com a porta adicional USB você consegue compartilhar arquivos e dependendo do firmware até deixar configurado link de backup com modem 3G, por exemplo. 

Amigo esqueça modem/roteador pelos seguintes motivos:

1 - A companhia telefonica é responsavel pelo correto funcionamento do modem com a central deles, se você usa outro modem eles não vão te ajudar caso não funcione

2 - O seu modem/roteador é um equipamento voltado a uma tecnologia em particular, frequentemente xDSL, comprando esse equipamento você fica preso a essa tecnologia enquanto um roteador normal possui porta WAN RJ45 que atende a qualquer modem de qualquer tecnologia que você venha a querer no futuro. Especialmente quando a rede de fibra óptica estiver disponivel na sua cidade.

3 - Caso haja um surto elétrico na rede de telefonia da sua operadora o suficiente para queimar o modem, ela o substituirá sem cobrar nada. Se o mesmo acontecer e queimar o seu modem/router, eles não irão fazer nada pois o modem deles está intacto e eles não se responsabilizam pelo seu modem/router

4 - Modems/routers não são equipamentos de largo uso mundial então você irá pegar um equipamento especifico de uma linha que não recebe nem 10% da atenção que roteadores como o TL-WR941ND que o amigo Diogodias sugeriu, o que significa menos correções de firmware da propria fabricante e menos interesse da comunidade de firmwares alternativos em desenvolver e manter os projetos para eles, em particular o DD-WRT, que transforma o TL-WR941ND de um roteador comum em um roteador classe empresarial superestável e cheio de funções extras.

A propósito, o TL-WR941ND é o melhor custo-beneficio mas recomendaria investir um pouco mais em um TL-WR1043ND por conta das portas Gigabit Ethernet(1000Mb/s). O TL-WR941ND por ter portas de apenas 100Mb/s, você nunca irá passar de 100Mb/s em conectividade interna ou externa.

Colegas, peço ajuda na questão de deixar em modo bridge. Sou meio leigo. Consigo fazer as configurações mas não entendo todo o funcionamento de redes.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso, continuo com meu modem do ISP e compro um novo roteador. Posso continuar com o modem em modo bridge, certo?

Sim, pode.

É até preferível manter o modo bridge, pois neste modo apenas o roteador precisa ser configurado para redirecionar portas, fazer controle de banda se desejar, entre outros.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais