Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Suspeita de fonte com problema intermitente!?


Posts recomendados

Olá! Estou aqui desesperado, com um problema até agora sem solução e muito misterioso... Montei esse PC Gamer com muito sacrifício, gastei em torno de R$4.500, pra agora ter que enfrentar problemas que não acabam mais; a fonte que provavelmente está apresentando esses problemas é uma OCZ ZT series 550W, quando está ligado o PC tudo funciona que é uma maravilha, nada de travamentos, nem ruídos... porém quando desligo o PC ele não quer religar, às vezes ligo ele umas 10 vezes em seguida sem problema, aí do nada acontece de ele não ligar mais, testes que fiz foi trocar botão on/off pelo reset, mas não resolveu, reconectei cabos, RAM, etc, mesmo assim continua esse defeito intermitente, outro detalhe é que quando ele está ligado posso deixá-lo dias ligado que não apresenta nenhum problema, é só no arranque mesmo, e quando digo que ele não liga, quero dizer que não dá nenhum sinal, LED's, nem coolers, nada.

Outra coisa que percebi é quando ligo ele logo após conectar a tomada ele demora em torno de 3 seg. para responder (ligar), uso um filtro de linha multiproteção clamper, nunca usei estabilizador...

Aqui vão as configurações do PC:

 

-mobo- ASRock Z87Killer fatal1te

-fonte OCZ corsair Zt 550W modular

-ram: 2X 4GB kingston blú

-gabinete: aerocool templarius telum black

-hd: 500gb seagate

vga: R9 270X Hawk

- gravadora LG

-process: core i5 3.1GHz 4440

Ontem recomeçou os problemas quando saiu a energia subitamente, mas agora ele ligou de novo...

Me ajudem, por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando este post,mas só por curiosidade,onde você comprou seu computador??Comprou recentemente ou à algum tempo??Pois o preço pago é ABSURDAMENTE alto..Em fim,boa sorte.

Opa cara! beleza? Na verdade, inclua nessas peças aqui colocadas mais uns R$650, pois foi uma longa história até eu montar esse PC, mas resumindo, eu havia comprado uma placa mãe ASUS nesse valor de R$650, que veio a apresentar problema, enviando à garantia fiquei sabendo que era pino do soquet do process. torto e que não teria conserto, aí comprei logo essas ASrock, mas quando devolveram a Asus foi só endireitar o pino e lá estava a mobo funcionando, resumindo, fiquei com uma placa mãe sobrando, foi essa que incluí no preço do PC aqui, só pra tu ver como sou azarado...

As peças eu comprei no Kabum, Megamamute e Pichau. Tive que pagar alguns fretes de retorno das peças, que deram defeito... entre outros motivos desse preço...

Mas, focando no problema, se puder pedir a algum amigo do fórum para ajudar aqui, ou fazer algo que possa dar uma solução ao meu problema ficaria muito grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Jardel B. München

 

Esse problema acontece com as duas placas-mãe? Li o tópico e vi que tem uma ASUS sobrando (ou tinha, já não sei).. Se ainda tiver, testa com ela.. Já elimina algum problema de MOBO..

Sim, ainda tenho sobrando, na verdade enviei a fonte para o Kabum para efetuar a troca, vamos ver no que vai dar, é estranho esse problema, pois quando o PC está ligado ele pode ficar ligado o tempo que for, os bips sempre são normais, talvez seja o capacitor referente a partida da fonte, não é?

Tem vezes que o PC liga várias vezes em seguida normalmente, você suspeita mais da fonte ou mobo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é possível que nesse fórum imenso ninguém queira/possa me ajudar!

Qualquer palpite é válido!!

Bom dia meu caro.

Após ter lido alguns posts percebi que sua fonte pode estar com alguma avaria interna, mas somente a assistência autorizada poderia abr[i-la, no entanto, se a mesma já não estiver no prazo de garantia da loja ou do fabricante terá a opção de consertá-la junto a alguma especializada ou você mesmo se tiver conhecimento sobre fusível, capacitores ou semicondutores em geral.

Verifique a discussão no fórum se vale a pena fazer o conserto da fonte, existe um tópico específico postado.

Boa sorte companheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, depois de muita persistência o Kabum constatou defeito na fonte, agora é escolher outra, achei essa bem interessante, e é um pouco superior a anterior também, porém, hoje vi que os cabos dela não são recobertos com malha de nylon, ela é modular, o que vocês acham sobre isso??

Essa é a fonte: http://www.kabum.com.br/produto/56071/fonte-xfx-550w-xtr-series-full-modular-80-plus-gold-p1-550b-befx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, depois de muita persistência o Kabum constatou defeito na fonte, agora é escolher outra, achei essa bem interessante, e é um pouco superior a anterior também, porém, hoje vi que os cabos dela não são recobertos com malha de nylon, ela é modular, o que vocês acham sobre isso??

Essa é a fonte: http://www.kabum.com.br/produto/56071/fonte-xfx-550w-xtr-series-full-modular-80-plus-gold-p1-550b-befx

Fonte de excelentíssima qualidade, talvez a melhor à venda no Brasil nesta faixa de potência.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte de excelentíssima qualidade, talvez a melhor à venda no Brasil nesta faixa de potência.

Sério? Fiquei muito feliz em saber disso!  Assim que receber ela (paguei ontem) vou instalar e dizer o que achei pra vocês!

Aproveitando o momento, gostaria de tentar esclarecer uma dúvida, essa fonte no início funcionava normalmente, única coisa que achei estranho desde o início era a demora para arrancar o PC, ou seja, eu pressionava o power e demorava cerca de 4~5 segundos para o PC dar o arranque, isso é normal em fontes dessa potência, ou já era indício de defeito na fonte? (me refiro a OCZ ZT 550)

Outra dúvida/curiosidade é que antes dessa fonte eu tive DUAS TX 650 Corsair, que apresentavam um defeito/ruído intermitente, não era aqueles ruidinhos agudos normal de fonte, era tipo uns "dum dum dum dum", não fortes, mas que eram audíveis com o PC fechado, não importa se a fonte estava sobre carga ou sem forçar nada, aparecia quase que direto, eu troquei essas fontes, que tipo de defeito era esse? ou não era defeito? (mas até a loja constatou esse problema nas 2 unidades).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boas amigo ! desculpe demorar a responder tive fora uns dias.... sim a fonte que voce tinha era defeito do condensador e da resistencia em paralelo com o condensador! provavelmente o condensador nao estava descarregando devido ao valor da resistencia ser baixo ou ate mesmo ter queimado sem notar e o pc demoraria para ligar ate o condensador fazer sua descarga! então diga-me como ficou a nova XFX???? essa fonte é mesmo de qualidade montei uma da XFX a cerca de 7 anos no pc de um cliente meu e ate hoje funciona sem problema agum no pc e esse pc do meu cliente nunca mais avariou compunentes internos sem ser uma vez o HD . essas fontes da xfx sao caras mas valem a pena!!!. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas amigo ! desculpe demorar a responder tive fora uns dias.... sim a fonte que voce tinha era defeito do condensador e da resistencia em paralelo com o condensador! provavelmente o condensador nao estava descarregando devido ao valor da resistencia ser baixo ou ate mesmo ter queimado sem notar e o pc demoraria para ligar ate o condensador fazer sua descarga! então diga-me como ficou a nova XFX???? essa fonte é mesmo de qualidade montei uma da XFX a cerca de 7 anos no pc de um cliente meu e ate hoje funciona sem problema agum no pc e esse pc do meu cliente nunca mais avariou compunentes internos sem ser uma vez o HD . essas fontes da xfx sao caras mas valem a pena!!!. 

Opa, feliz mas nem tanto... Troquei e adivinha? Nada de resolver, como tenho uma mobo de reserva (ASUS Z87C) troquei e realmente o problema é na placa mãe, muito desanimador, a placa que tem problema é quase nova ASrock fatal1te Killer Z87, e antes dela troquei uma asus que veio sem som, e agora essa... deve estar na garantia ainda, mas parece que esse problema não quer ter fim...

Não consigo entender como pode vir duas placas na margem dos R$650 com defeito... Quanto a asus é pressionar o power e tá ligada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente que problema estúpido. Nunca é tarde para accionar a garantia se ainda estiver dentro da mesma. Experimenta essa board é boa só que ouvi rumores de sair com defeito uma série delas. Acho que é a rev. 1.5 ou qql coisa assim....

Não tinha reparado numa coisa... não utilizes filtros de linha! As fontes Boas já trazem estabilização incorporadas. Esse filtro lixa com tudo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente que problema estúpido. Nunca é tarde para accionar a garantia se ainda estiver dentro da mesma. Experimenta essa board é boa só que ouvi rumores de sair com defeito uma série delas. Acho que é a rev. 1.5 ou qql coisa assim....

Não tinha reparado numa coisa... não utilizes filtros de linha! As fontes Boas já trazem estabilização incorporadas. Esse filtro lixa com tudo !

Desculpa pular no tópico assim, mas porque você não indica o uso de filtro de linha?

Estou pensando em adquirir um clamper multi proteção no próximo mês, mas esse seu comentário me deixou curioso.

Se puder explicar, eu agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente que problema estúpido. Nunca é tarde para accionar a garantia se ainda estiver dentro da mesma. Experimenta essa board é boa só que ouvi rumores de sair com defeito uma série delas. Acho que é a rev. 1.5 ou qql coisa assim....

Não tinha reparado numa coisa... não utilizes filtros de linha! As fontes Boas já trazem estabilização incorporadas. Esse filtro lixa com tudo !

Você diz a board da ASrock, certo? E quanto ao filtro é o Clamper Multiproteção, é um dos únicos que presta...

Será que a Pichau não vai achar estranho eu trocar pela segunda vez a placa mãe? Mas que culpa eu tenho, né? Montei tudo certo, com fonte boa e aos poucos a mobo foi demorando cada vez mais a ligar até quase não ligar mais... A asus funciona normalmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, me desculpa eu quando dei a resposta estava meio sonolento e confundi-me todo  :D .

Quanto a motherboard se ele na tiver nenhum arranhão superficial visivel e nenhum pino torto nos sockets , eles irão troca-la . Da procima vez que montar o pc com a nova motherboard, tenha cuidado para que ela nao toque na chapa do gabinete e antes de a montar, retire a pilha da bios porque muitas pessoas nao sabem mas essa pilha como mantem 3 v na mobo, ao montar e encontar a mobo a algum citiu do gabinete faz curto e danifica a mesma, originando problemas similares ao teu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, me desculpa eu quando dei a resposta estava meio sonolento e confundi-me todo  :D .

Quanto a motherboard se ele na tiver nenhum arranhão superficial visivel e nenhum pino torto nos sockets , eles irão troca-la . Da procima vez que montar o pc com a nova motherboard, tenha cuidado para que ela nao toque na chapa do gabinete e antes de a montar, retire a pilha da bios porque muitas pessoas nao sabem mas essa pilha como mantem 3 v na mobo, ao montar e encontar a mobo a algum citiu do gabinete faz curto e danifica a mesma, originando problemas similares ao teu. 

Tranquilo heheh, não estou mais achando a nota fiscal da placa, vou guardar essa po#cari@, a ASUS está funcionando bem, apesar de ter um risco numas 4 trilhas que chega a aparecer o cobre, mas não interfere em nada, então sem preocupação, certo?

Não vou trocar mais também porque parece que as coisas não querem dar certo nesse PC vou deixar como tá, porque tem frete pra pagar talvez nem troquem, etc...

Essa ASUS eu comprei primeiro, mas tinha um pino torto e falaram que não tinha conserto e nem garantia (outra loja), então comprei outra na pichau, que veio sem áudio, troquei por essa asrock que inventa de ligar só quando quer... Será que não tem um jeito de eu arrumar a placa? Ela não tem arranhão, nem pino torto, mas estranho acho a parte traseira dela que desde nova veio com um verniz meio grudento, apesar de ser linda, parece que o material não é de tanta qualidade quanto a asus, que é lisinha e muito bem acabada, apesar de não ter essa aparência gamer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as placas da asrock são placas de baixa qualidade da asus, se fores a ver na net informas-te melhor. Epah compra uma lata de alcool isopropilico e esfrega com uma trincha pela placa toda de um lado e doutro e depois faz o curto de hardman sem a pilha da bios . pesquisa no google sobre esse tal curto! depois diz se funciona ou nao. Se nao funcionar sempre estou disponivel para pagar-te os portes de envio e ficar com a placa para mim  :P MAS  antes de limpares com alcool tenta resetar a bios retirando a pilha por uma noite inteira e esperimenta depois. diz alguma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as placas da asrock são placas de baixa qualidade da asus, se fores a ver na net informas-te melhor. Epah compra uma lata de alcool isopropilico e esfrega com uma trincha pela placa toda de um lado e doutro e depois faz o curto de hardman sem a pilha da bios . pesquisa no google sobre esse tal curto! depois diz se funciona ou nao. Se nao funcionar sempre estou disponivel para pagar-te os portes de envio e ficar com a placa para mim  :P MAS  antes de limpares com alcool tenta resetar a bios retirando a pilha por uma noite inteira e esperimenta depois. diz alguma coisa. 

Resetar já fiz , vou tentar limpar e tal, mas nem vou desinstalar a ASUS porque formatei e tal, dá um trabalho danado...

Mas você não quer pagar só o frete, né? heheheheh

Tenho álcool iso em casa, sei que as asrock são segunda linha da asus, mas quando pesquisei vi que esse modelo era muito bom...

estranho é esse verniz meio melecado, parece que não secou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...