Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Reparando Sugador de Solda sem vácuo


Raul Azenha

Posts recomendados

Bom, fiz esse tutorial pois recentemente tive um problema com o meu sugador, ele não formava vácuo, mesmo limpando e lubrificando-o com vaselina, a borrachinha estava velha demais para continuar trabalhando. Eu poderia ter comprado uma borrachinha nova, mas fiz de uma forma alternativa, que ficou excelente, melhor que a original!!!

 

(desculpe pela qualidade das imagens, mas o importante é entender a "gambiarra")

 

LfrQYX.jpg

 

Essa é a foto explodida do sugador, quase todos são assim. Ele é todo encaixado, salvo pelas partes rosqueadas.

 

uFfINw.jpg

 

O problema era essa borrachinha ai, então eu recortei uma camada de EVA preto, de densidade alta como mostrado acima.

 

X37im5.jpgvjMnJV.jpg

 

Recortei o EVA com um bisturi (pode ser um estilete). Ficou mais grosso que a borracha antiga e mais largo também, tive que ir ajustando para ela entrar bem justa no corpo do sugador.

Lubrifiquei com bastante vaselina (óleo pode danificar o EVA!) e montei novamente o sugador.

 

O resultado foi excelente, ele formava vácuo e segurava por muito tempo! Além que ele funciona rápido como deve ser, ficou excelente.

 

bYe0J8.jpg

 

Já utilizei ele bastante, e tudo funciona de acordo, quando tiver problemas novamente, basta trocar a rodelinha de EVA!

 

 

 

OBS* Nunca havia feito um tutorial de dica aqui no CdH, se estiver algo errado, por favor me avisem.

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tuto, obrigado por postar.

Já joguei fora dois desse, comprei e joguei fora.

 

Hoje em dia, produtos fabricados no Brasil parecem os do Paraguay nos anos 80.... ta difícil.

 

Observação desnecessária: Não gosto muito dos Estadunidenses porque são arrogantes, racistas, arrogantes, nacionalistas que dá nojo, arrogantes e preconceituosos no geral. Já disse que os acho arrogantes? Pois é, eles o são!

 

Não estou generalizando, mas digo que a maioria deles são.

 

Mas uma coisa eu admito, eles tem orgulho dos produtos "made in U.S.A." e com razão, realmente são os melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tuto, obrigado por postar.

Já joguei fora dois desse, comprei e joguei fora.

Hoje em dia, produtos fabricados no Brasil parecem os do Paraguay nos anos 80.... ta difícil.

Observação desnecessária: Não gosto muito dos Estadunidenses porque são arrogantes, racistas, arrogantes, nacionalistas que dá nojo, arrogantes e preconceituosos no geral. Já disse que os acho arrogantes? Pois é, eles o são!

Não estou generalizando, mas digo que a maioria deles são.

Mas uma coisa eu admito, eles tem orgulho dos produtos "made in U.S.A." e com razão, realmente são os melhores.

É,concordo contigo. Realmente esses produtos brasileiros, tem uns que...meu deus... Pior que Paraguai. Tudo bem que a gambiarra que eu fiz vai durar pouco, mas assim que estragar,faço outra borracha dessa...coisa tão fácil,gastei 15 minutos porque tirei fotos para postar hahahahaha mas já faz um bom tempo que fiz isso e o bichinho ta aguentando
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raul Azenha

Se funcionou, ótimo cara.

Aqui o problema não é o preço, o problema é parar o projeto para tentar a sorte em achar um lugar para estacionar e demorar uma hora na loja de eletrônica só para comprar um suga solda.

 

Olha que massa, somos conterraneos, hoje moro em Vitória no ES mas estou com saudades da terrinha, preciso ir aí visitar.

[ ]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To usando ele já intensamente aqui no projeto da fonte que estou realizando, ta melhor que quando comprei. Não lembro quanto paguei nesse,mas foi coisa de 20 reais... Não foi barato não,mas aqui na cidade é por ai... E na época que comprei também não procurei o melhor lugar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...