Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
advtec

Semp Toshiba TV2084AVU chassi U13 sem imagem, tela azul

Recommended Posts

Olá a todos.

Estou com uma Semp Toshiba modelo TV2084HAV, chassi U13.

Ela chegou com fuga de alta tensão do cabo do anodo para o corpo do flyback. Troquei o flyback e medi a tensão +113V, que está normal (114V). Ligada na lâmpada série não mostrou fuga de alta tensão, então, liguei direto na tomada. Não houve mais fuga de alta tensão e a tela surgiu toda azul, sem imagem e com som bem baixo. Então, constatei Q612 (PCI SPOT) em curto entre coletor e emissor. O substituí por um S9012 (tem q adaptar a pinagem).

O som voltou ao normal e a tela azul permanece e sem imagem, mas menos azul. Há mudança de canais normalmente. Os comandos via controle fazem efeito normalmente.

Não há imagem, nem mesmo mostrando os caracteres dos comandos do controle ou do painel (o painel também está funcionando normalmente)

A base de Q906 (smd na placa do tubo) está com 0V na base e o coletor está com 0,88V, mas não consegui identificar a razão (o esquema indica 2,5V no coletor deste transistor). E nem posso dizer que há algo de fato errado por ali.

Alguma ideia?

Estou anexando o esquema que achei (há uma diferença entre ele e a placa do tubo, mas foi o único que encontrei e que indica o mesmo chassi da TV).

Desde já, agradeço.

Adriano.

semp-toshiba-U13.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adriano

Se a sua  TV esta com tela AZUL sem CARACTERES com certeza é este transistor na placa do tubo Q905 que esta saturado COLETOR/EMISSOR pode ser problema no proprio transistor Q905, mais precisar verificar se o transistor esta sendo polarizado, pois pode ser o proprio micro.

Este transistor é para evitar o efeito SPOT (aquele ponto branco quando desliga a TV e evitar o estouro de som no alto-falante) remova o Q905 para verificar se o defeito para, mais depois tera que retornar o Q905.....OK

post-695735-0-90460600-1423996845_thumb.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Marcio, muito obrigado pelas orientações.

Removi o transistor Q906 (que você destacou no desenho anexo à sua mensagem) e liguei o aparelho. O defeito permanece. Voltei o transistor para a placa. Prestei atenção na tela do tubo e o ponto branco se forma no momento que desligo o aparelho, mas logo desaparece instantaneamente.

Estou encontrando problemas para verificar a polarização dos demais transistores, porque a placa do tubo aqui é diferente da placa  do esquema. Mas, tenho as seguintes medidas: O coletor de Q905 está com 193V, a base está com 1,08V e o emissor com 0,88V. O pino 11 do conector da placa do tubo, que vem da placa principal, está com 196V (o esquema informa 200V).

Manuseando a placa, quando encostei o dedo em Q402 percebi que ele se soltou da placa. Refiz a solda. Eu já tinha visto problemas nas soldas nos transistores da placa do tubo desta TV e refiz todas. Aproveitei para dar uma olhada com lupa nas soldas do micro e, também, estavam bem feias, com sinais de solda desfeita em volta de vários pinos. Refiz todas as soldas dele.

Bem: como citei na primeira mensagem, eu fiz uma substituição do transistor na placa PCI SPOT (Q612) por outro que entendi equivalente. Não obstante o som tenha voltado ao normal, ao ligar o aparelho agora, após o que mencionei acima, o som novamente sumiu. Testei o transistor Q612 e, novamente, está em curto entre coletor e emissor. Será que a substituição não foi bem-sucedida? O que pode estar fazendo ele entrar em curto? Se não entendi errado, ele tem por carga em seu coletor o pino 3 de HF01, as bases de dois 2sc2878A, além do sinal de mute do micro.

Os demais transistores da placa do tubo, testados por multímetro digital, se demonstram bons.

Eu pensei em substituir este transitor Q906, mas não o encontrei nas lojas daqui. Há algum substituto, ainda que não seja SMD?

Falando em substituto, há um substituto mais conhecido para eu substituir o transistor da placa SPOT?

Quando removi Q906 eu deixei C909 se perder (um SMD minúsculo pertinho do transistor - descuidei com a estação de ar quente), de modo que coloquei um cerâmico no lugar. Espero que isso não sejam mais um problema.

Alguma ideia?

Novamente, muito obrigado.

Adriano.

Compartilhar este post

Link para o post

Adriano

Preciso fazer perguntar.

Agora como esta sua Tv ainda esta com tela Azul  sem caracteres? pois se a resposta for SIm, quando na retirada do Q906  a  imagem era para aparecer normal.

Segundo as suas tensões que você colocou para Q905 este transistor esta cortado(a tela não poderia esta AZUL)  (mesmo que o esquema U13 não bate com sua  placa do tubo) eu fiz um calculo pelo esquema U13 que voce passou para mim.

No soquete na placa do tubo tem no pino 23 9V que vem do Q430 é o HVCC, verifique esta tem os 9V chegando do pino 23 no soquete na placa do tubo.

O Q906 é um DTC (transisto digital)  não pode colocar transistor comum, pois a polarização de um DTC em média é 1,2V na base dele.

Resposta a minha pergunta para eu forma meu raciocinio  pois não tenho dicas e sim uma boa lógica.

A respeito do Q611 que esta na entrada do sinal de som para ele entrar em curto COLETOR/EMISSOR deve esta na propria saida de som.

post-695735-0-38276600-1424087905_thumb.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Marcio, obrigado novamente.

Sim, da forma como está a tela ainda está azul. Removi o Q906 da placa e a tela continuou azul (com retraço - o retraço aparece junto com a tela azul com ou sem o Q906 na placa).

Os 9V estão presentes no pino 23 da placa do tubo (está com 9,3V).

O emissor de Q905 está com apenas 0,88V. De fato, a base não está polarizada como no esquema, que deveria ter 2,8V, mas só tem 1,08V. Bom: essa base é polarizada justamente pelo sinal de saída do azul (B-OUT). Seguindo o esquema, verifica-se que este sinal vem do pino 52 do micro, através de um resistor de 220ohms (na placa principal), passando por um resistor de 100ohms (na placa do tubo). No pino 52 do micro tem que ter 2,9V. Vou tentar trocar o Q612 (vou ter que tentar achar alguma coisa que o substitua aqui na minha sucata ou esperar o fim do feriado) porque ele está em curto e não quero ligar a TV com ele assim. Depois, vou checar essa linha do sinal de saída do azul até a base do Q905. Muito embora, mesmo assim, essa tela não tinha que estar azul, não é?

Estou no caminho correto?

Abs.

Adriano.

Compartilhar este post

Link para o post

Advtec, Se os transistores Q905 e/ou Q909 estiverem ruins, a tela também ficará azul. 

Lembrando, que se o R963 estiver alterado, a tela tende a ficar azul também.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados, boa tarde.

Troquei o Q612 (PCI SPOT) e o som voltou ao normal (coloquei um BC327 com a pinagem ajustada). Mas, a tela azul com retraço e sem caracteres continua.

Eu desconfiava da tensão baixa na base de Q905, que deveria ser, pelo esquema, de 2,5V, mas está com apenas 1,04V. Acontece que no pino 52 de Q501 (micro) tem um pouquinho mais do que esta tensão, apenas 1,08V. Mas, medindo os pinos 51 e 50 do micro, encontrei essas mesmas tensões (e deveriam ser, pelo esquema, de 3V).

Testei a alimentação do micro, que está normal (5V nos pinos 9 e 55). Ao testar a tensão do pino 48, encontrei 0V, enquanto o esquema diz 3,4V. Ao procurar por GD52 na placa principal (acima do pino 48 no esquema) encontrei, em seu lugar, um jumper para o terra isolado. Como este pino está colocado em terra e é ligado ao terminal 25 do soquete que vai para a placa do tubo, o resultado é que os terminais 25 e 24 da placa do tubo estão curto circuitados no terra isolado, situação que constatei também com medições.

A placa do tubo não possui os transistores Q907, Q908 e Q909 e nem os componetes que os "circundam".

R963 está normal, ao menos do ponto de vista de medida com multímetro. O mesmo se diz de Q905. De toda forma, vou trocar este transistor (estava tendo dificuldade de achar, mas parece que uma das lojas daqui o tem).

Já retirei o Q906 da placa (um SMD) e liguei a TV sem ele, a tela azul permanece. De toda forma, pergunto: vocês conhecem algum transistor que o substitua, ainda que não seja um SMD?

Devo desconfiar do capacitor de screen (C902)?

Alguma ideia?

Abs.

Adriano.

Compartilhar este post

Link para o post

O capacitor de screen não altera a cor, defeitos nele diminui o brilho....

Se você remover o transistor amplificador do azul, (no meu esquema é o Q905) a tela não deveria ficar azul...

Um outro teste é trocar ele de lugar com o transistor amplificador do Verde (no meu esquema Q903), se a tela continuar azul, comece a desconfiar do processador ou do Tubo de imagem...

PS: para substituir o transistor DTC124, pode tentar colocar um BC337 com um resistor de 22R entre a base e emissor, e um resistor de 22R em série com a base...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Novamente, obrigado.

Consegui encontrar para comprar o 2SC2482. Vou trocá-lo para ver o resultado.

Interessante a substituição do DTC pelo BC337. O resistor em série com a base é de 22K, não é?

Grato pelas orientações.

Após a substituição, volto com os resultados.

Abs.

Adriano.

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados, boa tarde.

Substituí Q905 por um novo, o problema da tela azul persiste.

Encontrei R966 (que no caso deste chassi é de 1K) em curto total (um SMD minúsculo). Fiz a troca, e o defeito persiste.

Fiz testes com Q906 fora da placa. Também, montei o transistor como o Bcpetronzio sugeriu, e também troquei C909.

Na placa, não tem o Q909 e GD93 é um jumper. Então, o coletor de Q905 tem como "carga" R963 (testado e bom), R966 (substituído), R903 (testado e bom, mas na placa ele e os demais dos catodos são de 1,2K) e, finalmente, o catodo.

R928 está testado e bom.

Na placa PCI SPOT Q612 estava em curto entre coletor e emissor. Troquei por um BC337. O som voltou ao normal. Os demais componentes da PCI SPOT foram testados e, pelo menos do ponto de vista de testes com multímetro, estão bons. Devo desconfiar mais dessa PCI SPOT?

As tensões apontadas no esquema para os pinos 50, 51 e 52, que são as saídas RGB do micro (3,0V) estão bem baixas (1,08V). Portanto, na placa do tubo a tensão de base de Q905 está com 1,08V (vem do pino 52 do micro, que está com a tensão baixa). O coletor de Q905 está com 193V e o emissor com 0,88V.

R937 e R929 estão testados e bons. Fiz teste com C907 fora da placa.

Percebi que o micro esquenta bem rápido. Devo pensar em substituí-lo? Se sim, ainda se encontra esse micro?

Mais alguma ideia?

Novamente, muito obrigado.

Abs.

Adriano.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou começando a pensar que esse tubo seu esta em curto!

Você conhece alguma oficina que tenha um testador de tubos?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bcpetronzio, eu temia isso, rsrsrs.

Não conheço nenhuma oficina que tenha um testador de tubos.

Montei um aqui (falei dele em outro tópico) e o usei para testar o tubo de uma TV LG de 29", e o teste funcionou direitinho (o resultado do teste é uma medida de corrente na emissão dos catodos, em miliamperes). Usei para testar esse tubo agora e a emissão, pelo teste, dos três catodos, está bem baixa.

Há algum problema em eu ligar o aparelho com a placa do tubo desconectada do tubo? A ideia é medir as tensões nos pontos que citei acima com a placa fora do tubo, para eu ter uma ideia. Neste caso, devo pelo menos aquecer o filmamento? (isso eu posso fazer com o testador que montei)

Obrigado novamente.

Adriano.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais