Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Éduard Kovasc

Atualizar BIOS da Sabertooht Z97 Mark 1

Recommended Posts

Ola, bom dia!

Resumindo, meu KIT anterior era um Z77: Sabertooht Z77 + i73770K + SSD Corsair NeutronGTX 240GB + Windows 8.1 Blue x64.

O Sistema reiniciava muito rápido, cerca de 7~10 segundos eu já me via na área de trabalho.

Então fiz um Upgrade para um KIT Z97: Sabertooht Z97 Mark 1 + i74790K e estranhamente o Sistema está demorando demais para Iniciar.

O POST passa Rapidamente pelo CPU_LED, VGA_LED, DRAM_LED porém dá uma pausa de quase 2 minutos no BOOT_DEVICE_LED antes de iniciar.

Já habilitei no Setup as opções de Fast Boot em geral, limitei o tempo do POST inicial para 1 segundo e tirei o Logo do Ultimate Force.

Logo, minha dúvida é:

A BIOS que veio de fábrica é a versão 0602, a primeira que saiu conforme o Site da Asus:

SABERTOOTH Z97 MARK 1 BIOS 0602
First release Bios

A última que saiu é a versão 2101 :

SABERTOOTH Z97 MARK 1 BIOS 2101
Enhance the compatibility with some CPU Fans

Estou querendo atualizar a BIOS para essa ultima versao para ver se corrige esse Problema do Boot lento e também para usar uma BIOS mais atual.

Mas já tive um problemão com a Z77, que após atualizar a BIOS desnecessariamente para a mais atual,

a placa deixou de reconhecer os 32GB de memória (só reconhecia 16GB) e o SLI (só reconhecia uma VGA)

e eu não havia feito o BackUp da BIOS padrão e ficou desse jeito.

Pergunto:

É 100% de certeza de que se eu dessa vez fizer um BackUp da BIOS padrão, poderei retornar para ela

em caso de um possível novo problema com a versão da BIOS mais recente?

Configuração do PC:

Asus Sabertooht Z97-Mark 1

i74790K

32Gb GSkill TridentX (4x8GB) 2400Mhz - Setadas no XMP a 2400Mhz.

SLI Asus GTX770DC2

SSD Corsair NeutronGTX 240GB

Fonte Corsair Ax1200i

Windows 8.1 Blue PRO x64.

Grato.

post-736718-0-86375600-1423996676_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, atualizei a BIOS para a versão mais recente e tudo ocorreu bem. No site da Asus, faz uma semana que saiu uma outra BIOS,

a versão 2205, e que dará suporte aos CPUs de 5ª Geração.

Ao contrário do Problema que tive com a Sabertooht Z77, as memorias estão sendo integralmente reconhecidas pelo OS e BIOS e o SLI também.

Além disso, o Boot ficou bem mais rápido.

Usei o EZ Flash Tools 2, com a nova BIOS em um pendrive.

Fica a Dica.

post-736718-0-98072000-1425124921_thumb.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como faz atualização a BIOS?? você jogou o executável no pendrive?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Rodrigob95 disse:

Como faz atualização a BIOS?? você jogou o executável no pendrive?

SIm, mas nao é um .exe.

você baixa a ultima BIOS, formata o pendrive em FAT32,

poe o arquivo dentro do pendrive e usa o flashtools

do setup.

OBS: O arquivo BIOS que você irá baixar, virá nativamente com esse nome:

SABERTOOTH-Z97-MARK-1-ASUS-2702.CAP

Caso a sua Mobo seja igual a minha, você deverá renomear para Z97ST.CAP

Se estiver com outro nome, o arquivo nao será reconhecido pela Mobo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu mano!

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, a minha placa-mãe é igual a sua. Toda vez que eu salvo alguma config na bios e reinicio o computador não reinicia, ele simplesmente desliga. Já viu isso? eu não atualizei a BIOS ainda

Compartilhar este post

Link para o post

@Rodrigob95 em alguns casos isto ocorre porque alguma configuração feita não está sendo aceita. Por exemplo, algum overclock... alguma configuração de memória... etc.

Algumas exibem este comportamento, desligam e religam em seguida com configurações padrão.

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, dwatashi disse:

@Rodrigob95 em alguns casos isto ocorre porque alguma configuração feita não está sendo aceita. Por exemplo, algum overclock... alguma configuração de memória... etc.

Algumas exibem este comportamento, desligam e religam em seguida com configurações padrão.

Pior que não é nada demais, apenas coloquei para "ignorar" o CPU FAN que não tem nada conectado, eu tenho um h100i GTX e conectei ele no CPU OPT.

Quando eu salvo+reinicio a bios o computador desliga, e ele simplesmente não salva a minha modificação de "ignorar CPU FAN"

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais