Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Core 2 Duo E8400 na G31T-M7 v1.0


GuilhermeGB
Ir à solução Resolvido por Ribeiro,

Posts recomendados

Então gente, fiz overclock no meu Core 2 Duo E8400 para 3.6Ghz, vi que é o máximo que suporta sem alterar o Vcore, pois minha placa-mãe não tem essa função. Mas de vez em quando eu recebo tela azul, pesquisei e vi que era necessário aumentar o Vcore, mas como fazer isso se minha mobo não suporta? Tem outro jeito? Existe algum over menor que fique estável? O FBS padrão é 333 eu mudei para 400, será que uns 380 ou até 366 ficaria de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Só um detalhe, eu não testei muito bem, pois queria clocks mais altos, mas pelo pouco tempo que usei o processador em 3.3Ghz (FSB 366Mhz), aparentemente estava bem estável, acho que mais do que isso não vai. Se eu aumentar o clock, o PC reinicia de vez em quando, mesmo em idle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso. Reinicia porque o chipset de sua placa mãe, não tolera clock muito maior que 333MHz. Você conseguiu, aparentemente, uma estabilidade em 366MHz, mas isso com o tempo vai dar problema, mesmo considerando a margem de tolerância que é sempre maior que o clock máximo.

 

Boa sorte amigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ribeiro, achei um cara que fez over num C2Q com FSB de 400Mhz  na mesma placa, e não ocorreu nenhum problema: http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/330949-ajuda-overclock-ecs-g31t-m7-core-2-quad-q8400-2-66-hyper-tx3-2.html


Estou achando que pode ser problema com a RAM, vou mudar a frequência para 667Mhz para o overclock não subir tanto, pois fica acima de 800Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tente!

400MHz em chipsets G31/41 só com frequência PCI-Express acima de 115MHz,o que é muito perigoso para dispositivos SATA e PATA,as vezes de tão alta a rede e as portas SATA da placa mãe param de funcionar,pesquise um pouco sobre esta frequência,se quiser forçar,pode deixar em 105MHz,acima disso não.Tenho uma placa mãe G41,o máximo de FSB sem aumentar freq.PCI-E é 342MHz,com PCI-E em 105MHz,consigo 360MHz de FSB,só que ela nem permite alterar VCore nem nada,então fica instável e nem perco mais tempo com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ribeiro, achei um cara que fez over num C2Q com FSB de 400Mhz  na mesma placa, e não ocorreu nenhum problema: http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/330949-ajuda-overclock-ecs-g31t-m7-core-2-quad-q8400-2-66-hyper-tx3-2.html

Estou achando que pode ser problema com a RAM, vou mudar a frequência para 667Mhz para o overclock não subir tanto, pois fica acima de 800Mhz.

Eu não me lembro de ter conseguido FSB tão alto com esse chipset, mas sei que já passei de 380MHz de clock base.
Mas atenção: Quando alguém faz over tão alto em algo que não é preparado para isso, temos que analisar dois detalhe: O over foi feito e ficou estável para uso diário ou o over foi feito para uma screenshot ou registro do CPU-Z?
Pode acreditar over nesse clock base, é somente para screenshot e não para uso diário com esse tipo de chipset.
Como disse o Joaquim. A consequência (caso consiga) um clock tão alto é que vai prejudicar periféricos, se não imediatamente sim em curto prazo, alem de não conseguir estabilidade.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha rodado antes com 400Mhz, mas ficou meio instável, agora setei as memórias para 667Mhz e com over ficou a 800Mhz, ficou mais estável do que antes, mas ainda dava alguns congelamentos e voltava. Eu já tirei o over, talvez essa semana pego um kit novo com Core i5. Mas quero saber uma coisa, como eu sei qual é o clock do PCI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na bios da placa mãe,se é pelo menos decente,deve mostrar o clock do FSB e PCI-Express no mesmo "menu",se não,se conseguir indentificar seu chip gerador de clock na placa mãe,use o programa "SetFSB" veja se consta nele o mesmo modelo,as vezes um modelo semelhante funciona,o setfsb mostrará então a frequência do FSB e PCI-E,e permite altera-los na versão freeware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...