Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nova MSI AMD 970 Gaming e FX-8300


Rafudos

Posts recomendados

Fala pessoal tudo bom?? Segue um overview da nova MSI 970 gaming, texto adaptado do artigo originalmente publicado no forum TW da MSI.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mesmo com a Intel dominando boa parte do mercado de PC, a AMD ainda acaba sendo uma boa opção de custo X benefício, especialmente em máquinas gamer que devem caber em um determinado custo. Utilizemos a plataforma AM3 + como exemplo, com apenas algumas centenas de dólares é possível se comprar uma máquina com CPU de 8 núcleos e uma placa-mãe Gamer . 

 

MzHkUeS.jpg

 

Desta forma, o resto do seu orçamento pode ser alocado para uma boa VGA ou memória, aumentando ainda mais o custo/benefício de dua escolha!

 

 

Uma das últimas placas da MSI tráz a linha Gaming até as máquinas AMD através da plataforma AM3. Não que isto seja algo exclusivo, mas sem dúvidas é um pouco raro hoje em dia uma linha Gamer dedicada a AMD e mesmo assim só temos coisa do tipo no AM3+... O aparecimento da placa MSI 970 Gaming é sem dúvidas algo bem legal. Contanto com seu dissipador de calor vermelho e preto com o símbolo do dragão, sua PCB preta e tudo mais, ela vem no estilo das demais MSI Gaming. No entanto, é uma pena que não tenhamos ainda um botão OC Genie a bordo, o que pode ser um pouco inconveniente para o overclocking..

 

mHEG5HI.jpg

 

Na verdade, o estilo de seus dissipadores é bem maneiro. Devido à dimensão da superfície do dissipador de calor, a eficiência da refrigeração deve ser melhor, mas principalmente bem mais bonita que as outras placas!

 

wk10Y5H.jpg

 

 

nMHehAY.jpg

 

Para ser chamada de uma placa mãe Gamer, ela deve possuir os equipamentos gamers corretos dentro dela. Contando com o chip de Lan “Killer”  que também vem equipado pelo software de gerenciamento QOS, esta placa a MSI utiliza o mais recente chip E2205, que traz algumas melhoras em relação a sua última geração. 

ffbYAkV.png

 

yChGhMP.png

 

Existe um software para gerenciar configuração de largura de banda, deste modo, ele pode otimizar a quantidade de banda dedicada a cada aplicação para que seus jogos funcionem perfeitamente.

 

d8UC74x.jpg

RD0RpBn.jpg

 

Outra característica da placa MSI Gaming é sua função de áudio e esta placa é equipada com áudio Boost 2. Não apenas o material utilizado, mas também design também melhorou em relação a última geração, como o uso de capacitores japoneses NCC, chip amplificador, isolamento dos dispositivos de áudio em relação ao resto da PCB, alimentação direta para o Audio, blindagem EMI e conectores de áudio banhados a ouro, sem dúvidas temos um excelente conjunto de áudio equipado nesta placa.

 



  

Até agora falamos apenas de Hardware. Em software, ela conta com o Creative Sound Blaster Cinema 2, que é a nova geração do THX TruStudio, agora chamado SBX Surround. Nesta decodificação de áudio, isso pode ajudar a otimizar e ajustar o desempenho de áudio, tirando o máximo de eficiência em jogos e filmes.

Exceto nos modos, OC / jogo / Silencioso do software, os usuários podem ajustar a configuração de áudio manualmente e obter um desempenho de som exclusivo.

 

OP2w0Cu.jpg

 

A terceira característica da placa mãe Gaming é seu Gaming Device Port. (P/S2, portas USB) Otimizados para teclados e mouses gamers com alta taxa de dados. A porta para dispositivos Gamers da MSI é feita para durar milhares de inserções e remoções de plug, sempre oferecendo o máximo desempenho cada vez que utilizada.

 

JiT7N99.jpg

 

O quarto recurso é a dupla de slots PCI-E X16 com suporte a SLI e CrossFire.

 

 


 


 

 

Interface gráfica da Bios foi modificada com o tema 'Red Dragon', no canto superior esquerdo, bem como o botão OCGenie, onde basta aciona-lo e reiniciar a máquina a fim de alcançar o recurso de auto overclocking da placa-mãe.  

 

 

Uma das característica especiais do MSI OCGenie, o overclocking, é que ele também é possível, mesmo com o dissipador BOX do processador, portanto, não sendo obrigatória a compra de um bom cooler para utilizar deste recurso, (embora melhor desempenho pode ser alcançado se dissipador de calor CPU utilizado for algo melhor que o BOX).

 

 

Além disto, se o sistema estiver utilizando memórias com suporte ao AMP , o OCGenie ainda pode overclockar a memória também! Caso você tenha conseguido achar um destes, será ótimo, do contrário, devido à disponibilidade limitada, os demais módulos de memória XMP devem ser a próxima escolha a procura de um melhor overclocking da memória, mesmo que ele não seja especial para sistemas AMD.

 

Vamos dar uma olhada no resultado do teste com um AMD FX-8300 que foi anunciado no ano passado. Este é um CPU mid-end com 95W de TDP e 8 núcleos de CPU, clock base é 3.3GHz com turbo para até 4.2GHz. Este processador é raro no mercado atual que passou a ter disponível em seu lugar o FX-8320E, no entanto, com velocidade um pouco inferior ao AMD FX-8300. Como comparação, iremos utilizar um Intel Core i5-4430 CPU (4 núcleos de 3 GHz, 3,2 GHz Turbo Boost, TDP 84W), placa-mãe  Z97 e demais componentes na mesma faixa de marcado da 970 Gaming.

 


 

Plataforma AMD com suas informações padrão.


 

Plataforma Intel com suas informações padrão.


 

3DMark ~ Fire Strike ~ Graphics

 


 

3DMark ~ Fire Strike ~ Physics


 

Win RAR 5.1 (em::KB/s)


 

7-ZIP 9.2 (em::MIPS)


 

Cinebench R11.5 ~ CPU (em:pts)


 

Lost Planet 2 ~ Test A (em: FPS)


 

Power Consumption ~ Idle (em Watts)


 

Power Consumption ~ Full Loading (em Watts)


 

Embora neste teste, o CPU AMD perdeu no teste de consumo de energia contra o sistema Intel, o CPU 8 núcleos que de alguma forma ainda oferece melhor Custo/Benefício especialmente quando está sendo instalado em uma MSI 970 Gaming. Esta placa, a MSI 970 Gaming, mostra que as placas-mãe gamer não se limitam apenas a plataforma Intel, com ela os usuários AMD também são capazes de aproveitar os recursos específicos desta linha, como sua rede KILLER LAN e também a alta qualidade de desempenho de áudio do sistema Audio Boost 2.

 

Além disso, a MSI 970 Gaming custa apenas US$ 100, neste preço não se pode comprar algo equivalente na plataforma Intel. Deste modo, você pode usar o dinheiro economizado para comprar uma VGA nível superior e melhorar seu desempenho nos jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...