Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reinicia, corrompe sistema e estraga HD (Culpa da Tela?)


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal, primeiramente, é um prazer fazer parte do Fórum! A muito tempo acompanho o CdH, mas nunca me inscrevi para acesso ao fórum...<br />

<br />

Bom, vamos lá: Estou tendo muita dor de cabeça com um PC Novo que montei (mais especificamente, uns 8/9 meses atrás)... Fiz uma montagem do zero, apenas reutilizando periféricos, sua configuração é um i7 4770K em velocidade padrão, 2x RAM 4Gb XMS3 da Corsair com Asus XMP Profile, MOBO Asus Z87-Pro, 2x HDD Seagate 1T 6Gb/s em RAID 0, GTX 650 Ti 2Gb em velocidade padrão e uma fonte de 600W (reais) da ATX.<br />

<br />

Antes eu usava 2 monitores, um principal (Samsung T190) na DVI e um como auxiliar (Dell, mas antigo, não lembro o modelo) conectado na VGA. Depois que troquei de placa de vídeo, tive que pegar o adaptador de VGA para DVI pra poder conectar o monitor auxiliar na nova placa, mas daí em diante começaram os problemas... Com certa frequência, o driver de vídeo da NVIDIA parava de responder, causando travamentos intensos, e, as vezes, conseguia se recuperar. Procurei na internet e vi várias tentativas de soluções para o problema, como formatação (para limpar por completo os drives) aumento de tensão da PCI (para priorizar energia na placa de vídeo), reinstalação frequente de driver de vídeo, restauração de sistema, alteração de chaves de registro e nada deu certo, ou durou por muito tempo...<br />

<br />

No começo, era óbvio que era culpa do adaptador de vídeo, e resolvi fazer uma alteração: Eu acabei adicionando mais um monitor (agora, 1 principal e 2 auxiliares) [vale ressaltar que todos eles ficam ligado ao mesmo estabilizador, antigo, juntamente com o gabinete] que ficaram instalados da seguinte forma: O Principal eu deixei conectado a Placa de Vídeo, enquanto que os outros 2, conectei diretamente a MOBO, sendo geridas pelo adaptador gráfico da Intel (Íris), e 1 dos monitores na VGA e outro na DVI, com o adaptador. No começo parecia tudo bem, mas logo começaram a voltar os travamentos e reinícios frequentes, sempre atrelados a Tela Azul da Morte, e, geralmente à algum drive da NVIDIA... <br />

Achei que poderia ser um conflito entre os gerenciadores de vídeo da Intel e da NVIDIA, então resolvi fazer mais uma alteração: adicionei mais uma placa de vídeo ao PC (a antiga que esta a sobrando) para que ligasse os monitores auxiliares nela e deixasse o processador livre e a placa principal responsável somente por monitor, no começo correu tudo bem, mas ao jogar 1 jogo específico (Minecraft, com Mods [por favor, sem mi mi mi sobre o jogo, não é o foco]) o PC reiniciava constantemente, as vezes travava o driver de vídeo, e outras poucas vezes, apresentava um erro desconhecido do OpenGL, fiquei frustado com isso, e então retirei a placa auxiliar, retirei 1 dos monitores auxiliares e formatei mais uma vez o PC. Agora, estou tentando mais uma vez colocar o monitor auxiliar, seja na Placa de Vídeo, por meio do adaptador ou na MOBO, para ser gerenciada pelo Adaptador Gráfico da Intel, mas ao conectar a tela, o PC trava e reinicia, as vezes dando BlueScreen! (Sendo que acabei de formatar o PC)<br />

<br />

OBS.: Notei que com o passar do tempo, depois de tantas reiniciadas, o HD se danifica, fazendo barulho anormal e o windows se torna não inicializável, restando somente formatação (já tentei recuperação avançadas, por CD de instalação, Linux, Hífens, CMD, não adianta).<br />

<br />

OBS. 2: Vi em alguns fóruns, que o problema pode estar atrelado ao Estabilizador e/ou cabos monitores, podendo estar em curto... Procede?<br />

<br />

O que eu acho que pode ser:<br />

<br />

*Fonte com energia insuficiente<br />

*Estabilizador com defeito<br />

*Adaptador VGA para DVI<br />

<br />

-Desculpem a postagem grande, eu realmente estou cansado desse problema, mexo com PCs (Hardware e Principalmente programas) desde 2008, sempre consegui resolver qualquer problema, graças ao pai Google. Fiz um investimento gigantesco nesse PC, é frustrante ter um PC caro dando tanto problema. Esse problema, realmente me venceu.<br />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não li tudo, parei no estabilizador. Joga esta porcaria fora!

Se o PC reinicia toda hora, sim, pode acabar com o HD. Não dá tempo da "agulha voltar" apropriadamente, é igual um disco de vinil sendo riscado.

 

Set List:

 

Rode com o vídeo onboard (sua VGA pode ter ido pro saco, retire do sistema)

Fonte (qual marca e modelo?)

Memórias (testa cada uma isoladamente)

Temperatura do CPU (veja se o cooler tá instalado corretamente)

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um texto gigantesco, da próxima tente um resumo '-', recomendo trocar o HD, se puder compre um no-break para seu computador, é muito mais indicado do que um simples estabilizador

Se for comprar um no-break, terá que investir num modelo de dupla conversão, que é caro; comprar um no-break de onda quadrada é comprar um estabilizador com baterias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal,

Primeiramente peço desculpas pela ausência aqui na postagem...

Mas vamos lá:

Após longos e longos testes, pude constatar que o problema realmente tinha haver com o bendito do estabilizador! O modelo era um NHS de míseros 250VA, que mal conseguia se auto alimentar...

Depois de muito procurar respostas na internet, resolvi ligar o PC diretamente na tomada, sem intermédio de estabilizador (até que eu posso adquirir um No-Break), uma vez que a maioria dos usuários votam que estabilizadores são desnecessários com as fontes de hoje em dia (a minha é uma ATX WS-600), formatei a máquina, refazendo também o seu RAID0. E funcionou! Nada de BSODs e nem mesmo as malditas mensagens com "O drive de video parou de responder e se recuperou"...

Minha conclusão: pelo fato do estabilizador não dar a energia suficiente para o PC, a parte de hardware não funcionava adequadamente, por isso davam tantas BSODs, era uma "falha" no Hardware, e quanto as mensagens de falha do drive da placa de vídeo, eram ocasionadas também pela falta de energia adequada, umas vez que o pouco que tinha, era distribuída através da fonte com as outras parte de hardware e pelo próprio estabilizador para os outros periféricos (monitores).

Obs.: estou testando o PC à alguns dias e tenho percebido um barulho diferente em um dos HDDs do RAID0, quando eu o testei sem o sistema, estava OK, mas hoje, quando fui ligar o PC, ele não saiu do "Modo de Reparo" do Windows, que não consegue solucionar o problema, e agora parece que há Bad Sectors no disco.

Eu resolvi abrir o PC e verificar e constatei que o cabo de alimentação do HDD1 que justamente está apresentando o defeito é uma ramificação do cabo principal que vai para o HDD2, e pensei na hipótese de haver uma pequena queda de energia para o 1 quando o 2 esta em uso, e no caso, por estarem em RAID0 precisam trabalhar juntos, igualmente, fazendo com que o 1 sempre sofra com tensões de energia, estragando-o com o tempo...

O que vocês acham?

Mais uma vez, valeu galera! [emoji111]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho quase certeza que seu querido estabilizador vitimou seu HD; se for da Seagate, teste-o com o SeaTools e comprove o ocorrido.

Bom, com SeaTools, em um primeiro momento (com o sistema corrompido dentro) ele deu falha... Aí pelo próprio SeaTools eu fiz um Full Erase em cada um dos HDDs (demorou para caraleo [emoji23] ) e depois recriei o RAID0. Depois refiz o teste e deu PASS em ambos, mas no teste acústico, em modo IDLE faz um barulhinho...

Mas por enquanto ta sossegado, vou continuar usando essa semana pra ver. Ah, eu alternei a ordem dos cabos de alimentação, fazendo com que cada HDD tenha uma alimentação "fonte" e não ramificada... Mas com o tempo pra ver se irá falha novamente. Se apresentar, é partir para troca mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...