Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia!

gente estou com uma duvida, vou trocar a placa mãe do meu pc e vou precisar formata-lo, acontece que o SO está instalado no SSD e vi em alguns fóruns o pessoal falando q formatar um SSD o faz perder desempenho e vida útil.

Ai fica a duvida como vou limpa-lo de tal forma q não o prejudique?

na hora da instalação quando chegar na tela de formatar pode só criar um novo volume em vez de clicar em formatar?vai ter o mesmo efeito?

desde ja agradeço 

Postado

Imagine que SSD seja um Pendrive. Seu pendrive estraga formatando? O meu nunca estragou

Não tem porque venderem uma peça que estraga apenas num uso normal de formatar, porque afinal formatar é uma operação como qualquer outra: Instalar, apagar, criar, desfragmentar e etc

• Curtir 1
Postado

Os processos de escrita/leitura em drives SSD diminuem sua vida útil, isso é fato, então de qualquer forma irá reduzir se formatar ou apenas apagar os arquivos.

Não é uma regra obrigatória formatar o drive após trocar de MoBo, mas é recomendada. É claro que alguma coisa pode dar errada e a solução é fazer uma instalação "limpa". Não esqueça de fazer um backup de seus arquivos.

Postado

estraga nao, pode relaxar... essa questao inclusive é algo superado e qualquer discussao nesse sentido é vaga.. um ssd pra apresentar alguma falha tem q ser usado de forma tão bruta e por tanto tempo q você nem tem ideia..

por exemplo, tinha uns fabricantes ai estimando a vida util de seus ssd's nas suas embalagens... um deles foi a sandisk q uma epoca anunciou esses modelos de 120gb que tinha uma estimativa de vida de 40 PETABYTES de dados em escrita para q possa apresentar algum defeito.. ja parasse pra pensar o quanto é isso? você usaria esse ssd por 10, 15 anos e nao atingiria tal marca.. se tu escrevesse os 120gb desse ssd todos os dias, durante 1 ano chegaria no maximo a 4PB.. com uma estimativa dessas tu teria 10 anos de uso no minimo tranquilamente... um usuário comum, usando windows nao deve escrever mais do que 5 ou 10gb diários, fazendo um chute bem cavalar...

isso varia tb de fabricante pra fabricante e entre modelos.. mas é so um exemplo q coloquei pra você ter uma nocao da confiabilidade.

• Curtir 1
Postado

Aproveitando o tópico gostaria de saber que se já não pode desfragmentar um ssd que diminui a vida util dele e tal queria saber se posso desfragmentar o registro do windows 

Daria algum problema em fazer isso??

valeu

Postado

a entendi, então vou formatar normal, e criando um novo volume? (excluindo o existente e criando um novo) seria a mesma coisa que formatar ou o processo é diferente?

valeu

Postado

é, o ssd nao precisa de desfragmentacao porque isso so ocorre no hd.. é inutil

quanto a formatar ou deletar a particao, da na mesma.. delete a particao e sempre crie particoes novas, é mais garantido

Legal, dessa eu não sabia

Espero que possa comprar meu SSD e meu HD de 2tb até o fim do mês que vem

• Curtir 1
Postado

Pois é, o hd a grosso modo quando busca as informações ele as acha em vários lugares e tb contribui para bagunçar esses dados com o tempo. A desfragmentação apenas reorganiza esses dados pra um canto mas o ciclo de desordem sempre vai existir. Por isso que quem usou hd por muito tempo sentia uma melhora boa nos primeiros dias pós desfragmentação e depois voltava ao que era. Eu sempre fazia desfragmentação diariamente por meio de programas específicos já pra manter uma usabilidade razoável <br />

• Curtir 1
Postado

Aproveitando o tópico gostaria de saber que se já não pode desfragmentar um ssd que diminui a vida util dele e tal queria saber se posso desfragmentar o registro do windows

Desfragmentar SSD é totalmente inútil, pois não irá melhorar em nada no desempenho, além de gerar uma grande quantidade de operações de escrita e leitura sem qualquer necessidade. Nada deve ser desfragmentado em um SSD, nem mesmo o registro do Windows. Os drives SSD não trabalham com partes mecânicas, tendo um tempo de acesso muito menor do que o mais rápido dos HDs, sem contar que o tempo de acesso em todos os setores de um SSD é praticamente igual, ao contrário de um HD, que move a cabeça de leitura/escrita de um setor ao outro do disco para ir encontrando as partes fragmentadas de um arquivo. Olha os tempos de acesso de HDs típicos: http://media.bestofmicro.com/B/C/337368/original/h2benchw_access_read.png

E agora os SSDs: http://media.bestofmicro.com/5/I/388998/original/AS-SSD_Access_Times.png

O tempo de acesso de um drive SSD é cerca de 0,1 milissegundo, sendo que há SSDs ainda mais rápidos, conforme pode ser visto no link. Já o HD mais rápido do link possui um tempo de acesso de cerca de 6,78 milissegundos (e isso que estamos falando do WD Velociraptor de 10.000 RPM).

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/966436-guia-de-instala%C3%A7%C3%A3o-e-otimiza%C3%A7%C3%A3o-do-windows-7-para-ssds-e-hds/

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!