Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador FX-8320 e Fonte esquentando muito


Posts recomendados

Bom dia , pessoal. Estou tendo problemas com a minha fonte e processador. Eu quebrei as hélices da ventoinha do cooler do meu processador e, como medida provisória, adaptei um cooler de um processador Intel Dual Core nele, até poder comprar um cooler decente. O meu problema é que, com essa medida provisória, o processador está esquentando muito quando coloco o clock em 3,5GHZ e jogo o Far Cry 4. O processador esquenta a ponto de desligar o pc. A temperatura da fonte também se eleva muito( acho que deve ultrapassar os 100 graus). Só que eu estou em dúvida se a fonte aquece por conta do processador ou ela não supre a potência necessária para o processador e a placa de vídeo.

 

O meu pc é composto pelos seguintes componentes : placa mãe Asus M5A99X EVO r2.0 , processador FX-8320 ,  placa de vídeo Gigabyte GTX 760 Twin Force e fonte Corsair CX-750 .

 

Pra manter o pc em temperatura funcional, eu diminui o clock para 1,33 GHZ em modo de economia pelos próprios programas fornecidos pela Asus.

 

Estou pensando em comprar alguns componentes para tentar contornar o problema, mas gostaria de saber antecipadamente no fórum, se a compra desses resolveria o meu problema. A lista é a seguinte : Cooler da CoolerMaster / Hyper 212X  para o processador , coolers pra gabinete de 80 ou 90 mm (jogar o ar pra fora) e dois coolers de 120 mm pra jogar o ar pra dentro do gabinete.

 

OBS : o processador atinge cerca de 100 graus antes de desligar e o ar dentro do gabinete fica muito quente, a fonte fica na parte de cima do gabinete e aspira o ar para dentro da fonte, portanto creio que a fonte esquenta muito por levar o ar quente do processador para dentro da carcaça da mesma.

 

Desde já, agradeço pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evite usar o computador enquanto espera o cooler.

 

Este cooler está ótimo. Pode comprar sem medo...

 

Forte abraço!

Obrigado Hausak. O problema de aquecimento da fonte é ocasionado pelo super-aquecimento do processador? Esta é uma das minhas dúvidas e me deixa intrigado, pois a fonte esquenta muito quando uso o processador a 3.5 GHZ. Já quando uso o processador a 1.33 , nem a fonte nem o processador tem aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tá arriscando tudo ai.. o coolerbox da propria amd ja nao dá conta de forma satisfatoria desse 8320, q dirá uma gambiarra vinda de um processador q tem o tdp bem menor!.. deixe de usar por esses dias até conseguir colocar um cooler decente!!

Obrigado Rodrigo. Quando uso este cooler "gambiarra", eu deixo o processador em 1.33 GHZ e nem o processador nem a fonte esquentam tanto. A minha única dúvida é se eu substituir o cooler atual a fonte vai deixar de esquentar ou a fonte não está aguentando o tranco do processador em 3.5 GHZ. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Hausak. O problema de aquecimento da fonte é ocasionado pelo super-aquecimento do processador? Esta é uma das minhas dúvidas e me deixa intrigado, pois a fonte esquenta muito quando uso o processador a 3.5 GHZ. Já quando uso o processador a 1.33 , nem a fonte nem o processador tem aquecimento.

 

O aquecimento da fonte é porque ela fica na parte de cima do gabinete. Ela se "resfria" com o próprio ar quente do computador, especialmente da região dos VRMs e soquete, além da VGA se tiver. Não tem saída. Pode melhorar a ventilação colocando ventoinhas tirando o ar do gabinete na parte lateral e na superior, se tiver. Se for aqueles gabinetes que só tem entrada frontal e traseira, eu recomendo trocar de gabinete.

 

Gabinete tem que ter a fonte embaixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aquecimento da fonte é porque ela fica na parte de cima do gabinete. Ela se "resfria" com o próprio ar quente do computador, especialmente da região dos VRMs e soquete, além da VGA se tiver. Não tem saída. Pode melhorar a ventilação colocando ventoinhas tirando o ar do gabinete na parte lateral e na superior, se tiver. Se for aqueles gabinetes que só tem entrada frontal e traseira, eu recomendo trocar de gabinete.

 

Gabinete tem que ter a fonte embaixo.

Obrigado Contiusa. O meu gabinete tem duas entradas laterais , uma na parte traseira e outra na parte frontal. Vou colocar na parte de trás um cooler de 90 mm jogando ar para fora e nas laterais dois coolers de 120 mm jogando ar para dentro e na parte de baixo, na frente do gabinete, um cooler jogando ar para dentro também. O que acham dessa configuração de refrigeração? Ah, mais uma coisa, a placa de vídeo não esquenta muito e nem tem gerado muito ar quente no gabinete, o problema é mesmo o processador então, que produz um ar muito muito quente no gabinete. Eu estou em dúvida se coloco esse cooler CoolerMaster / Hyper 212X ou o da assinatura do rodrigo , o Seidon 120v  Water cooler .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nas laterais dois coolers de 120 mm jogando ar para dentro

 

Inverta a posição e coloque os coolers jogando o ar para fora. O seu gabinete precisa tirar o ar quente mais do que jogar ar frio. Até porque os gabinetes são cheios de furos, e o ar que sai cria uma pressão que puxa o ar frio de algum buraco do gabinete. Como você vai colocar coolers na frente e embaixo jogando ar para dentro, em algum lugar o ar tem que sair. Só o cooler de trás não vai dar vazão e o ar vai ficar preso no meio, criando um vácuo de ar quente. As duas grelhas laterais funcionam como ótimas exaustoras.

 

O ar entra pela frente e por baixo e sai pelas laterais e atrás. Eu considero a melhor configuração, especialmente porque você vai estar sugando o ar quente da região da placa-mãe para fora.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inverta a posição e coloque os coolers jogando o ar para fora. O seu gabinete precisa tirar o ar quente mais do que jogar ar frio. Até porque os gabinetes são cheios de furos, e o ar que sai cria uma pressão que puxa o ar frio de algum buraco do gabinete. Como você vai colocar coolers na frente e embaixo jogando ar para dentro, em algum lugar o ar tem que sair. Só o cooler de trás não vai dar vazão e o ar vai ficar preso no meio, criando um vácuo de ar quente. As duas grelhas laterais funcionam como ótimas exaustoras.

 

O ar entra pela frente e por baixo e sai pelas laterais e atrás. Eu considero a melhor configuração, especialmente porque você vai estar sugando o ar quente da região da placa-mãe para fora.

 

Muito obrigado pela explicação, Contiusa! Faz bastante sentido o que você diz. Vou seguir o teu conselho e configurar os coolers para jogar o ar para fora do gabinete e criar o vácuo necessário para "puxar" o ar frio de fora para dentro. Não irei dar como encerrado o tópico agora, pois voltarei mais a frente para concluir o tópico após instalar os coolers e dar o meu depoimento, pois poderá servir de ajuda a outros usuários do fórum.

Só mais uma dúvida pessoal : CoolerMaster / Hyper 212X ou o da assinatura do rodrigo , o Seidon 120v  Water cooler , qual desses dois eu devo comprar? Qual seria entre os dois a melhor forma de refrigerar o processador?

Mais uma vez obrigado pela atenção de todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma dúvida pessoal : CoolerMaster / Hyper 212X ou o da assinatura do rodrigo , o Seidon 120v  Water cooler , qual desses dois eu devo comprar? Qual seria entre os dois a melhor forma de refrigerar o processador?

Mais uma vez obrigado pela atenção de todos.

Um Hyper T4, resolve seu problema

 

http://www.megamamute.com.br/Produto/Cooler-para-Processador-120mm-Hyper-T4-COOLER-MASTER-74164

 

Descubra se seu gabinete suporta um cooler desses

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Hyper T4, resolve seu problema

 

http://www.megamamute.com.br/Produto/Cooler-para-Processador-120mm-Hyper-T4-COOLER-MASTER-74164

 

Descubra se seu gabinete suporta um cooler desses

 

Obrigado RS Faria. Esse cooler está 89,00 no boadica . O problema é saber se ele cabe no meu gabinete, pois ele tem aproximadamente uns 18 cm de largura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narutoo Shippuudenn

 

Qual o seu gabinete? O Hyper T4 tem uns 15 cm de altura.. Ainda sobra o TX3 EVO que é menor..

 

@RS Faria

 

Não sei exatamente qual o meu gabinete, mas o que sei dele é que a largura é de 18cm e possui entrada frontal inferior para cooler, duas laterais para cooler de 120mm e uma saída traseira para cooler de 80 ou 90mm. O TX3 EVO daria conta do FX-8320 ?

 

Mais uma coisa, se eu optar pelo water cooler Seidon 120v , ele daria conta do processador ou seria melhor o TX3 EVO? No caso do water cooler, acho que eu não tenho como instalar na parte traseira do gabinete, pois a saída é de 90mm e o water tem dimensões de 120mm. Teria como instalar a saída dele na lateral do gabinete? Ou opto por trocar o cooler por um refrigerado a ar mesmo? 

 

OBS: não to afim de trocar o gabinete agora e nem to com grana pra comprar um de boa qualidade e dimensões ideias para comportar os coolers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Water Cooler tem instalação mais complexa.. É voltado pra entusiasta, que faz overclock..

 

Acho que o TX3 já daria uma boa melhorada aí.. Tenta descobrir o modelo do seu gabinete.. Se quiser postar umas fotos dele aqui, alguém deve saber o modelo..

Obrigado . Creio que o meu gabinete seja genérico, por isso não encontro a marca dele. Por isso eu havia te questionado sobre o comprimento ser possível a instalação do cooler. Acho que, se for possível usar neste gabinete, vou de TX3 mesmo, pois está custando cerca de 60 reais no boadica. E vou tentar colocar mais coolers internos também, puxando o ar para fora do gabinete. 

Water Cooler tem instalação mais complexa.. É voltado pra entusiasta, que faz overclock..

 

Acho que o TX3 já daria uma boa melhorada aí.. Tenta descobrir o modelo do seu gabinete.. Se quiser postar umas fotos dele aqui, alguém deve saber o modelo..

 

Acho que eu não teria problemas em instalar o water cooler , não vi dificuldade ao analisar alguns vídeos na internet.

A minha dúvida é se o cooler cabe no lugar do de 90 mm , apesar da ventoinha do water cooler ser de 120mm (Acho que dá pra usar a carcaça de um de 90mm como espaçador para o dissipador e a ventoinha do water cooler).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 OBS: não to afim de trocar o gabinete agora e nem to com grana pra comprar um de boa qualidade e dimensões ideias para comportar os coolers.

 

Mas não adianta comprar um water cooler para colocar em um gabinete genérico que tem a fonte em cima. Ainda mais porque você não vai conseguir encaixar um water cooler de 120mm em um exaustor de 90mm. Esse tipo de gambiarra é um tiro pela culatra. Dinheiro mal investido. Se fosse em um gabinete de qualidade, até daria para fazer um "mod" (não é mais gambiarra  :lol: ). Mas ficar entupindo um gabinete genérico de tralha não costuma dar certo. Se é que o Seidon vai entrar aí.

 

Use a grana do water cooler para comprar um gabinete até 200 reais que seja ventilado, com grelha no teto e nas laterais, e que tenha a fonte embaixo. E compre o TX3. Depois, se você se animar a fazer um overclock, compre o water cooler. Do jeito que está, pode criar um efeito dominó de problemas. É o tal do troço, é melhor descomplicar do que complicar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não adianta comprar um water cooler para colocar em um gabinete genérico que tem a fonte em cima. Ainda mais porque você não vai conseguir encaixar um water cooler de 120mm em um exaustor de 90mm. Esse tipo de gambiarra é um tiro pela culatra. Dinheiro mal investido. Se fosse em um gabinete de qualidade, até daria para fazer um "mod" (não é mais gambiarra  :lol: ). Mas ficar entupindo um gabinete genérico de tralha não costuma dar certo. Se é que o Seidon vai entrar aí.

 

Use a grana do water cooler para comprar um gabinete até 200 reais que seja ventilado, com grelha no teto e nas laterais, e que tenha a fonte embaixo. E compre o TX3. Depois, se você se animar a fazer um overclock, compre o water cooler. Do jeito que está, pode criar um efeito dominó de problemas. É o tal do troço, é melhor descomplicar do que complicar.

 

Ok. Esse gabinete http://www.coolermaster.com/case/mid-tower/k280/ poderia ser útil pra minha finalidade e utilizando o TX3 ?

 

E esse http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001579 ?

 

E o mais em conta (to sem grana rss) é esse : http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00002025

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho ele um pouco fechado. Só com uma grelha lateral e com o teto fechado. 

 

Talvez alguém aqui indique. Eu sei que o Thermaltake Versa I e II são bem arejados e tem o exaustor traseiro de 120mm (para um futuro water cooler). Mas eu sei que tem opções melhores (só não lembro de cabeça).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho ele um pouco fechado. Só com uma grelha lateral e com o teto fechado. 

 

Talvez alguém aqui indique. Eu sei que o Thermaltake Versa I e II são bem arejados e tem o exaustor traseiro de 120mm (para um futuro water cooler). Mas eu sei que tem opções melhores (só não lembro de cabeça).

E esse http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001579 ? Esse eu encontrei por 170 reais , achei bem em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral o pessoal recomenda o Archon Black quando o orçamento esta entre R$ 150.

http://www.pichau.com.br/gabinete-cougar-archon-black-5mm5-box

 

Ele é bem ventilado e espaçoso.

Obrigado. O meu problema é que estou pretendendo comprar no boadica e não achei nenhum gabinete cougar por lá. Mas vou dar uma procurada melhor. Ah, e eu achei o meu gabinete por lá, é esse treco aqui : http://www.boadica.com.br/produtos/f1318/75948.html

 

Em tempo , encontrei esse gabinete : http://www.cougar-world.com/products/pc_case/mg100.html por 120 reais no boa dica e um outro da cougar mas são extremamente pequenos, não servindo pra minhas finalidades posteriores.

 

Alguém conhece a  C3 Tech ? Sabe ser esse gabinete é bom ? http://www.boadica.com.br/produtos/f2097/128426.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos se tiver postando no local errado me perdoem estou aproveitando o tópico cm. O mesmo modelo q venho aqui tirar minha dúvida, estou migrando para o PC gamer então já tenho em mãos o fx8320+uma memória corsair de 8gb pretendo pegar uma r9 280x toxic ou se recomendarem outra td bm cm uma fonte corsair w750 e a maior dúvida ql placa mãe seria mais recomendada pra esse conjunto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos se tiver postando no local errado me perdoem estou aproveitando o tópico cm. O mesmo modelo q venho aqui tirar minha dúvida, estou migrando para o PC gamer então já tenho em mãos o fx8320+uma memória corsair de 8gb pretendo pegar uma r9 280x toxic ou se recomendarem outra td bm cm uma fonte corsair w750 e a maior dúvida ql placa mãe seria mais recomendada pra esse conjunto?

 

Da GA-970A-UD3P para cima (preço bom pelo ML). Se tiver uma grana sobrando, chipset 990FX. Pode colocar em uma GA-970A-DS3P, mas você não vai poder fazer overclock (o VRM é muito fraco para um octacore). Mas eu recomendo gastar cem reais a mais e levar a GA-970A-UD3P, que tem o dobro de fases no VRM e é mais segura para os octacore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obg pela atenção amigo, então acha q pra esse conjunto essa gigabit é a mais indicada? Se for mesmo então vou amanhã mesmo ver achei uma aqui no ML na média de 450.00R$ tinha visto outra no modelo do amigo aí em cima e outras Asus também essa q você indica é mais em conta até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obg pela atenção amigo, então acha q pra esse conjunto essa gigabit é a mais indicada? Se for mesmo então vou amanhã mesmo ver achei uma aqui no ML na média de 450.00R$ tinha visto outra no modelo do amigo aí em cima e outras Asus também essa q você indica é mais em conta até.

 

Bom, é o que eu falei. Se tiver uma graninha sobrando, as de chipset 990 são melhores para os FX. Mas não precisa ser essas caras da ASUS.

 

Pode ser uma GA-990FXA-UD3: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617895660-placa-mãe-gigabyte-ga-990fxa-ud3-am3-amd-990fx-usb30-_JM

Tem até uma GA-990XA-UD3 por 500 reais: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-628707350-placa-me-ga-990xa-ud3-am3-amd-990x-gigabyte-usb-30-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...