Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir corrente usando TC


alanlima

Posts recomendados

Bom dia,

 

Preciso criar um sensor de corrente usando um tc e o arduino, comprei esse TC http://www.tekkno.com.br/Transformador-de-Corrente-TC-50-5--Eletrica-Industrial--T-C-_cod_710 mas agora estou com dúvida eu preciso montar um circuito amplificador para usar com ele coloquei ele na rede de um chuveiro e usando um voltímetro não obtive nenhuma leitura nos terminais do tc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A corrente é alternada.

 

E deu sorte de não queimar o multímetro, pois geralmente é usado um resistor em paralelo.

 

Já deve ter resistor interno. 

 

Sem o resistor paralelo que fica na bobina secundária, a bobina pode gerar algum pico de alta tensão.

 

 

Eu não usaria um TC destes, pois ele não é linear.

Eu iria preferir um destes:

http://www.msacontrol.com.br/Sensores_Hall_28-02-12.pdf


11007576_671059849688658_157700006_n.jpg


Este tópico pode te ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1105221-amplificador-de-tens%C3%A3o-para-resistor-shunt/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok obrigado pela dica, mas é um trabalho pra faculdade eu preciso usar o tc, pelo que entendi este tipo de tc tem apenas um enrolamento já que ele tem apenas 2 terminais de conexão, ao passar o fio em que a corrente a ser medida está circulando pela janela do tc ele induz um campo magnético no enrolamento e eu mediria a tensão produzida neste enrolamento que é proporcional a corrente que passa no condutor. Mas minha dúvida é essa tensão é tão pequena a ponto de precisar de amplificar, no condutor circula em média 25 a 30 A onde testei. Também estranhei uma coisa medi a resistência entre os dois terminais do tc e ficou bem baixa 1 ou 2 ohms isso é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A corrente é alternada.

E deu sorte de não queimar o multímetro, pois geralmente é usado um resistor em paralelo.

Já deve ter resistor interno.

Sem o resistor paralelo que fica na bobina secundária, a bobina pode gerar algum pico de alta tensão.

Eu não usaria um TC destes, pois ele não é linear.

Eu iria preferir um destes:

http://www.msacontrol.com.br/Sensores_Hall_28-02-12.pdf

11007576_671059849688658_157700006_n.jpg

Este tópico pode te ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1105221-amplificador-de-tens%C3%A3o-para-resistor-shunt/

Eu precisava fazer um para 300A, preciso fazer a proteçao de um conversor chaveado, passara 300A por uma bobina!!!

Complicado porque se for medir o campo da bobina, sera o equivalente a uns 6kA se ela tiver 20 espiras (se for com núcleo de ar, núcleo de ferrite nem vai dar pra medir)

Ou fazer um jumper na placa e passando por dentro de um sensor desse, mas que pudesse medir 300A!

Ok obrigado pela dica, mas é um trabalho pra faculdade eu preciso usar o tc, pelo que entendi este tipo de tc tem apenas um enrolamento já que ele tem apenas 2 terminais de conexão, ao passar o fio em que a corrente a ser medida está circulando pela janela do tc ele induz um campo magnético no enrolamento e eu mediria a tensão produzida neste enrolamento que é proporcional a corrente que passa no condutor. Mas minha dúvida é essa tensão é tão pequena a ponto de precisar de amplificar, no condutor circula em média 25 a 30 A onde testei. Também estranhei uma coisa medi a resistência entre os dois terminais do tc e ficou bem baixa 1 ou 2 ohms isso é normal?

Sim, sao centenas de espiras enroladas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok obrigado pela dica, mas é um trabalho pra faculdade eu preciso usar o tc, pelo que entendi este tipo de tc tem apenas um enrolamento já que ele tem apenas 2 terminais de conexão, ao passar o fio em que a corrente a ser medida está circulando pela janela do tc ele induz um campo magnético no enrolamento e eu mediria a tensão produzida neste enrolamento que é proporcional a corrente que passa no condutor. Mas minha dúvida é essa tensão é tão pequena a ponto de precisar de amplificar, no condutor circula em média 25 a 30 A onde testei. Também estranhei uma coisa medi a resistência entre os dois terminais do tc e ficou bem baixa 1 ou 2 ohms isso é normal?

 

Bobinas de trafo geralmente vão ter baixa resistência se medidas com a corrente contínua que o multímetro usa durante a medição. Bobinas dão baixa resistência em DC.

 

Este é um TC de 50/5, isso quer dizer que quando tiver 50A nele, dará uma saída de 5A.

 

Você deve então usar um resistor de 0.1 Ohms em paralelo com a bobina, pois aí quando tiver circulando 50A, terá 500mV nos polos do resistor.

 

Daí terá que usar um amplificador com ampop para dar ganho em tensão.  

 

No caso do TC, o primário é o próprio cabo que passa por dentro do núcleo.

O primário tem então menos de meia espira.

O secundário costuma ter várias espiras. 

 

Se é um TC de 50/5, quer dizer que reduziu a corrente 10 vezes.

Daí também aumentou a tensão 10 vezes. A bobina de saída deve ter aproximadamente 5 espiras. 

 

É preciso usar o resistor de 0,1R em paralelo com a bobina, isso se já não vier instalada internamente no TC.

Eu precisava fazer um para 300A, preciso fazer a proteçao de um conversor chaveado, passara 300A por uma bobina!!!

Complicado porque se for medir o campo da bobina, sera o equivalente a uns 6kA se ela tiver 20 espiras (se for com núcleo de ar, núcleo de ferrite nem vai dar pra medir)

Ou fazer um jumper na placa e passando por dentro de um sensor desse, mas que pudesse medir 300A!

Sim, sao centenas de espiras enroladas!

 

Existe um tipo de TC que não usa núcleo. É um tipo de bobina de ar.

Leva o nome do cientista que a inventou. Não me recordo o nome agora.

Quando eu lembrar eu retorno com a resposta.

 

É indicada para grandes correntes e também é totalmente linear. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu andei vendo, aqueles chips sensores ja medem o campo magnetico sem precisar de núcleo!

Especificado por kA/m...

O problema é posicionar ele ou na trilha (menos campo) ou na bobina (mais campo), sem que nenhum outro ponto da placa que passe uma corrente alta interfira na medida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu andei vendo, aqueles chips sensores ja medem o campo magnetico sem precisar de núcleo!

Especificado por kA/m...

O problema é posicionar ele ou na trilha (menos campo) ou na bobina (mais campo), sem que nenhum outro ponto da placa que passe uma corrente alta interfira na medida!

 

Achei:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bobina_de_Rogowski

 

 

medicao-de-corrente-com-um-sensor-flexiv

 

http://www.pce-medidores.com.pt/fichas-dados/sensor-flexivel-de-corrente-ampflex.htm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas, entendi melhor como fazer a leitura, mas alguém tem ideia de como saber se esse tc tem ou não o resistor interno, não acho datasheet dele na net

 

 

É mais lógico que não tenha, pois senão não faria sentido informar que a corrente de saída é de 5A, pois com resistor interno não teria esta corrente. Teria apenas o sinal de 0 a 500mV ou coisa assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que não tem, fiz um teste aqui, fechei os terminar com um fio e coloquei o tc na fiação do chuveiro liguei e medi com um amperimetro alicate, no fio do chuveiro deu 25A e no fio que coloquei no tc deu 1A mais ou menos, vou montar um circuito com amplificador operacional pra testar agora. Agradeço a ajuda de todos e caso alguém tenha outras dicas fico grato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí com um fio colocando curto-circuito nas saídas, mesmo que tivesse o tal resistor interno, iria dar 1A do mesmo jeito no fio. 

 

Não se esqueça que a eletricidade prefere circular pelo caminho de menor resistência. 

 

Realmente não me lembrei disso mas vou considerar que o tc não tem o resistor vou colocar externo. Agora alguém poderia me indicar algum circuito amplificador que tenha essa relação de 500mV para 5V ou algo parecido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Prezados bom dia, estou com uma grande dificuldade, pois uma empresa que estou prestando serviço, o dono, quer revolucionar a automação com ARDUINO 🤦‍♂️, e ofereceu para um cliente a monitoramento de energia, pois bem, o cabo onde necessita instalar um TC é de 150mm, e os TC que ele tem é o STB-88 500/5A, e o usual para pequenas medições SCT013 100A 50mA.

 

Minhas duvidas:

Caso eu ligue esse TC 500/5A, o arduino vai suportar?(creio que não)

Qual TC seria mais indicado para esta aplicação?(aplicações Industrial não estou achando nada)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se seu parceiro ou você for ganhar muito dinheiro com isso, me (me) sinto um pouco desconfortável. Afinal vcs e só vcs serão os beneficiados. Claro, permiti-me expor tal ponto de vista pessoal. Pelo menos você abriu o jogo e foi sincero 😉

Agora..., pra te ajudar a mostrar serviço pra ele, publique o datasheet deste tal STB-88. Adaptações mínimas podem torná-lo compatível. E como sempre, publique o que já fez, o que conseguiu fazer, sucessos, desenhos fotos, esquemas, fontes e etc. Isto facilita a ajuda de quem for te ajudar. Se eu puder... tmj.

abç

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Pior q não da pra ganhar dinheiro, somente é projeto piloto. J

Já o STB-88, não achei nenhum datasheet, solicitei para o fabricante mas até agora não me respondeu.

 

Projeto legal q eu e um colega de trabalho esta desenvolvendo(particular) é transmissão com LoRa e rede Sigfox, embreve estarei postando informações.....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Numa rápida pesquisa no google imagens...

transformador-de-corrente-bipartido-D_NQ

Tróço caro mano. Pelo preço ele já deveria te dar o valor de corrente mastigado em alguma saída ... que não vejo. Aguarde o fabricante ou continue pesquisando. Talvez se você der uma meia dúzia de voltas com fio 22 consiga algum valor pra medição de altas correntes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Thiago Pimentel R disse:

Prezados bom dia, estou com uma grande dificuldade, pois uma empresa que estou prestando serviço, o dono, quer revolucionar a automação com ARDUINO 🤦‍♂️, e ofereceu para um cliente a monitoramento de energia, pois bem, o cabo onde necessita instalar um TC é de 150mm, e os TC que ele tem é o STB-88 500/5A, e o usual para pequenas medições SCT013 100A 50mA.

 

Minhas duvidas:

Caso eu ligue esse TC 500/5A, o arduino vai suportar?(creio que não)

Qual TC seria mais indicado para esta aplicação?(aplicações Industrial não estou achando nada)

 

 

Bom .... temos várias questões aqui ....

 

Primeiro, o TC . Qualquer família de microcontrolador suporta, basta fazer a conversão do sinal da saída do Tc para o conversor A/D do Arduíno da maneira correta.

 

Depois é que vem os problemas .... :

 

Em teoria, o TC deve fornecer uma amostra fiel da corrente que passa por ele. Se ela for senoidal perfeita, tudo bem, vai ser.

Mas e se não for ???? Se apresentar cargas reativas de monte, pode surgir um sinal totalmente maluco na saída, e supondo que ele seja 100% fiel ( o que nenhum fabricante vai garantir.... ) , como vai ser o seu algoritmo de cálculo da energia ?

 

Idealmente voce precisa também monitorar a tensão nos mesmos instantes que você monitora a corrente, e fazer a integral da tensão e da corrente ponto a ponto para calcular a potência real com pouco erro. Deste cálculo vai sair também o fator de potência e a potencia aparente e a real.

 

Dá para fazer isso usando um simples Arduino Uno, mas tenho dúvidas se é possível usando apenas a IDE do próprio Arduíno.

 

Se você procurar no Fórum, vai achar um post em que publico o projeto de hardware e o software em Bascom que faz esse tipo de cálculo, em resposta a um pedido de alguém ..... Usei um transformador simples para amostrar a tensões, e um sensor de corrente digital em vez de um TC.

 

Paulo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...