Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carreira/qualificação de Segurança da Informação


Titah

Posts recomendados

Olá, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a área de Segurança da Informação, pois acredito se seja a área que meu perfil mais se encaixa e também pelo fato que a profissão possui certa expectativa de crescimento.


Então vamos lá...Conclui a minha graduação em Analise de Sistemas e estou buscando. pesquisando...quais seriam o melhor caminho a seguir nessa área..acredito se seja uma especialização (pós-graduação), gostaria de saber quais seriam as melhores "academias", universidades, etc mais capacitadas nessa área no momento??? e também em relação as certificações...como funciona..é necessário ou aconselhável possuir a especialização antes de obter as certificações??? Qual seriam as melhores certificações a adquirir??Qual é o melhor caminho a seguir nessa área???


 


Fiquem a vontade para me passar o melhor caminho a seguir, opiniões e sugestões são bem vindas....desde já agradeço a todos!


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Fiz pós-graduação em Segurança da Informação em 2009, no IBTA:

http://www.ibta.edu.br/Cursos/Pos-Graduacao/gestao-segurança-da-informacao

A certificação mais reconhecida desta área é o CISSP, sugiro até que você se inscreva no grupo caso tenha interesse:

https://groups.yahoo.com/neo/groups/cisspBR/info

Agora minha opinião pessoal: segurança da informação é um tema muito abrangente; acho que você deve primeiro saber qual ramificação vai seguir dentro de infosec pra depois decidir sobre a certificação. E se prepare pra estudar MUITO...

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá velho do Rio te agradeço pelas dicas...ajudou sim!!

 

Mas queria saber quando você se referiu em que eu devo "saber qual ramificação vai seguir" gostaria de saber quais seriam essas ramificações mas exatamente??

E referente a área de segurança que você que tem experiencia no assunto...como esta a sua carreira...esta bem empregado......é valorizado...salario...etc...valeu a pena todo esforço, estudos para trabalhar nessa área?? no aguardo...obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este artigo fala de forma geral sobre as sub-áreas de SI:

http://www.profissionaisti.com.br/2014/02/iniciando-na-carreira-de-segurança-da-informacao/

Na verdade, apesar de ter pós-graduação nesta área, acabei não adentrando à mesma diretamente, mas posso te dizer que, dentro da realidade do mercado brasileiro, os salários não são ruins não. Agora um conselho que eu te dou é o de fazer MUUUIIIIITOOOOO networking nessa área, pois vai ser muito difícil obter sucesso nela sem isso. Seu perfil é mais técnico ou gerencial? Isso tb tem grande peso nesta área...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Particularmente me interesso mais na parte gerencial, mas atualmente possuo pequena experiência na área técnica..como por exemplo, suporte. Mas após ler o artigo que me sugeriu..Acabei de entender mais sobre as áreas que estava se referindo e me interessei pela ÁREA GERENCIAL mesmo (era esse o meu objetivo)....Porém me bateu uma dúvida agora..se escolher a área gerencial...acredito que seria necessário efetuar uma pós-graduação em gestão de TI primeiro e posteriormente um curso em segurança ou primeiro faço o que segurança?? qual seria a sua opinião?

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal!! To terminando meu curso Técnico em Redes de Computadores e agora na reta final, estamos estudando segurança. Já me despertou imenso interesse, e já penso seriamente ir por esse segmento da área de redes. Costumo confiar na minha intuição. Vou devorar livros sobre o assunto.

 

velho do Rio, tem alguns bons livros sobre o assunto para indicar??? Faz um top 5 ai pra gente. Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Particularmente me interesso mais na parte gerencial, mas atualmente possuo pequena experiência na área técnica..como por exemplo, suporte. Mas após ler o artigo que me sugeriu..Acabei de entender mais sobre as áreas que estava se referindo e me interessei pela ÁREA GERENCIAL mesmo (era esse o meu objetivo)....Porém me bateu uma dúvida agora..se escolher a área gerencial...acredito que seria necessário efetuar uma pós-graduação em gestão de TI primeiro e posteriormente um curso em segurança ou primeiro faço o que segurança?? qual seria a sua opinião?

 

Obrigado!!

 

Claro que a gestão de TI é muito importante, mas não é pré-requisito para a área de segurança. Aliás, este é um dos erros mais comuns que vemos (acredite, até em empresas): a subordinação da área de segurança à área de TI. Em empresas "sérias", a área de segurança é uma área estratégica e independente dentro da empresa, no mesmo nível dentro do organograma que a área de TI. Mas isso você só verá em empresas grandes; pequenas e médias empresas geralmente delegam a área de segurança para a área de TI e tudo acaba virando apenas aplicação de patches e antivírus atualizado...

A área gerencial de SI (nas grandes empresas) tem boas remunerações, mas não pense que você vai terminar sua pós-graduação e ser contratado como Security Officer de uma grande empresa; como disse, esta área depende muito de networking, e também que o profissional seja discreto e confiável. Qualquer deslize e você nunca mais trabalhará em lugar algum (quem, por exemplo, gostaria de contratar para sua Empresa o Security Officer da Sony Pictures, por exemplo)???

 

Espero ter ajudado.

Legal!! To terminando meu curso Técnico em Redes de Computadores e agora na reta final, estamos estudando segurança. Já me despertou imenso interesse, e já penso seriamente ir por esse segmento da área de redes. Costumo confiar na minha intuição. Vou devorar livros sobre o assunto.

 

velho do Rio, tem alguns bons livros sobre o assunto para indicar??? Faz um top 5 ai pra gente. Valeu!!!

 

Pelo jeito, você vai seguir a área técnica de segurança, correto? Quais os assuntos de seu interesse? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...