Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica de Fans para gabinete.


Posts recomendados

Tem que ver a wattagem do controlador. O meu controlador Zalman, por exemplo, só entrega 10V por cada saída. O meu cooler não gira no máximo. Aqui no Brasil são raros os controladores com 12V ou mais. Tem até controlador de 7V, que seria praticamente rodar o cooler em silent mode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8W por canal. Eu acho baixo. Seria quase igual ao redutor de 7W do cooler. Eu acho muito baixo. Tente encontrar um de pelo menos 10W por canal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita @Contiusa ainda bem que você falou porque eu tava pensando em comprar esse daí kk

qual seria o resultado de usar esse controlador?


que tal esse?

http://www.kabum.com.br/produto/61301/deepcool-controlador-de-microventilador-rock-master-v3-0-com-micro-sdusb-3-0-525-bay-fitness-dp-fc4f2usd-rmtv3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita @Contiusa ainda bem que você falou porque eu tava pensando em comprar esse daí kk

qual seria o resultado de usar esse controlador?

que tal esse?

http://www.kabum.com.br/produto/61301/deepcool-controlador-de-microventilador-rock-master-v3-0-com-micro-sdusb-3-0-525-bay-fitness-dp-fc4f2usd-rmtv3

 

Erro meu, porque voltage e wattage são duas coisas diferentes. Na calculadora de volts para watts tem que entrar tensão e amperes: http://www.rapidtables.com/calc/electric/Volt_to_Watt_Calculator.htm

Pelo cooler XtraFlo 120 Red LED: http://www.coolermaster.com/cooling/case-fan/xtraflo-120-red/, a tensão é 12V e amperes 0.45A, e dá um total de 5.4W tanto pela calculadora como pelo site da Cooler Master.

 

Então eu acho que até um controlador de 8W segura a maioria dos coolers, mas deem uma pesquisada, porque é meio confuso. Porque eles não colocam as especificações do controlador com o mesmo padrão dos coolers? Coisa de maluco. A minha cabeça fundiu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, aproveitando o topico do colega queria uma ajuda de vocês.Seguinte:

Desde que me mudei para o novo ap, venho sofrendo com altas temperaturas no pc, chegando a colocar um ventilador na frente para poder jogar.Pretendo colocar uma fan extra no meu gabinete, Haf 912, na parte superior.Ele possui capacidade de se colocar 2 de 120 mm ou 1 de 200 mm na parte superior.
O que seria mais interessante?Poderia isso fazer uma boa diferenca na temnperatura dele?Queria dicas da fan que devo comprar!!
Desde ja, agradeco demais.

Config:  Fx 6100 , 8 gb ddr3 , vga gtx 550 ti, mobo gigabyte, fonte ocz 500 w, gabinete haf 912.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque 2 fans de 120mm cooler Master xtraflo e ficará uma belezura, e se der para dar uma de macgayver e instalar um fan perto das baías em baixo do leitor de DVD ficaria ótimo, pois o fan da frente n creio muito q joga uma quantidade de ar boa para a mobo é a vga

Fiz dessa maneira no meu a659c33fa044a3abc1ca7240d40acfd1.jpg

Ps : 2 fans no teto, e tire o fan da frente do gabinete e faça essa adaptação q eu fiz se você quiser

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o xtraflow tem uma vida útil muito curta, o meu tem 6 meses e já fica fazendo barulho quando inicia, o spire é melhor e mais forte e usa menos energia.

 

@michel_araujo qual a velocidade dos fans que ja vem nele? se for uma velocidade muito baixa talvez voce possa comprar fans mais fortes e uma controladora, pode colocar um ou dois fans no teto, mas pense também em colocar um fan mais forte na frente dele, você poderia comprar um mais forte, colocar na frente e usar os dois que tem como exaustores, ou colocar além de um na frente mais forte também por atrás um mais forte e em cima colocar os dois que vieram com o gabinete, o importante é empurrar ar frio pra dentro e tirar todo o ar quente possivel de dentro, e se a temperatura do processador não melhorar pense em trocar o cooler do processador, por um tx3 da cooler master ou tx4, ou algum que você goste.

qual a temperatura teu processador tá chegando?


aliás a dica do @will1202 de colocar o fan perto da mobo e do processador é muuuito boa e valiosa, mas seria bom nessa posição um cooler adicional, além do da frente mesmo seria bom ter um extra ali pertinho da mobo e do processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete traz essa config da refrigeracao:

 

Refrigeração:
- 1x Ventoinha Frontal de 120 mm/1200 RPM, 17 dBA
- 1x Ventoinha Traseira
 
Eu quero mesmo é so adicionar essas fans em cima, porque nao entendo muito disso de placa controladora etc..pelo que li posso conectar direto na fonte essas fans.Queria uma indicacao de uma fan boa de 200 mm.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@michel_araujo tem certeza que cabe uma fan de 200 mm em cima? é muito grande e difícil de encontrar.

E olha eu fiz testes aqui no meu gabinete e não é bom colocar um fan perto da mobo sem ter um de entrada na frente, ficou 3 graus a menos com um forte na frente. Esses seus fans são meio fraquinhos, se puder compre dois desse: http://www.kabum.com.br/produto/9854/spire-cooler-fan-120-x-120-x-25-mm-sp12025s3h3-4-pci-blue/?tag=spire%20pci

ele vem com um controlador de velocidade( que liga na fonte direto, no molex), virão dois, então voce instala na saída pci de trás do gabinete e controla a velocidade deles, eu recomendo você colocar um dele na frente como intake (puxando o ar pra dentro) e um atrás como exaustor, tirando o ar quente, e os dois que vieram no seu gabinete você usa como exaustores em cima, esse spire roda no máximo em 2400 rpm, o dobro da sua atual, quando voce quiser muito vento aumente a entrada e saída pra quanto quiser e terá um fluxo MUITO bom, mas muito mesmo. Eu mesmo to pensndo em comprar outro desse spire e usar o outro como exaustor, agora uso ele como intake na frente e minhas temperaturas estão boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, parece que esse spire é bom, porque toda loja esta em falta!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..deixa eu ve se entendi, tipo: ele tem uma placa pci acoplada a ele e na saida dessa placa tem algo que eu "giro" para colocar a velocidade que eu desejo, isso?ou seja, a velocidade é controlada manualmente!E se eu quiser retirar os originais e colocar 4 spires, também pode ne?rsrs..mas, se eu nao quiser colocar essa placa controladora, eu posso?Tipo ligar ele so na fonte(molex)?Pode ser feito isso ou ele so funciona com a placa pci?abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respondendo aqui a mp:

Olha,@michel_araujo , eu olhei no site o seu gabinete pra poder te ajudar mais "personalizadamente" kkkk

Primeiramente: em cima não cabe um fan de 200 mm, cabem dois de 120.

Aparentemente o fan da frente do seu case é um caso sério kkkk não aguento falar case e caso perto sem rir kkk sim, mas continuando, o fan da frente fica batendo na baia de hd/ssd, então é complicado fan ali na frente, então eu recomendo deixar o que veio lá mesmo, e eu vi que tem uma abertura lateral pra fan de 140 ou 120 mm, eu pessoalmente recomendo que você compre um spire ( http://www.kabum.com.br/produto/9854/spire-cooler-fan-120-x-120-x-25-mm-sp12025s3h3-4-pci-blue) do que eu falei e troque o fan traseiro exaustor por ele, é só desparafusar, ver a orientação de pra onde vai o vento e parafusar o novo e pronto, geralmente o fan pega o vento pela frente e solta por trás, na parte de trás tem a base e umas hastes de plástico, e o controlador você coloca atrás, na saída onde fica a saída de placa vídeo, é só encaixar no slot e parafusar também, e o controlador tem uma parte que liga na fonte e outra no fan, e fica uma saída que diz que é pra colocar na placa mãe, que você deixa sem encaixar na placa mãe, deixa essa saída livra pendurada lá mesmo. Assim você teria uma exaustão muito boa, e controlaria a velocidade do fan, que vai até 2400 rpm, que é muito vento. E assim você pode colocar esse fan que veio atrás na frente, que cabem dois.

Mas tem uma segunda opção muito mais simples, muito mesmo:

Você pode colocar esse fan aqui na entrada lateral: http://www.kabum.com.br/produto/47957/aerocool-cooler-fan-140x140-lightning-blue-en51400-(tem outras cores lá, vermelho e também tem preto, você escolhe)

Ele é razoável, tem entrada pra ligar direto na fonte e tem a saída de 3 pinos. O fluxo de ar dele não é muito forte, mas dá pro gasto, eu tenho um dele na lateral do meu pc em cima do processador.

E pra usar em cima, pode colocar dois de 12 cm, pode ser esse http://www.kabum.com.br/produto/38426/cooler-casemall-fan-12cm-hurricane-cas-cf-12stdele tem a conexão da fonte e tem uma quantidade de ar razoável, se você quiser com led: http://www.kabum.com.br/produto/38425/casemall-cooler-fan-12cm-twister-blue-led-cas-cf-12lb 

Mas eu recomendo ainda, se não quiser usar os spire, colocar algum na frente também, um desses de 12 cm que eu mostrei.

 

Se você quiser pode ligar o spire direto na fonte, mas vai rodar muito rápido e vai ser um pouco barulhento, o controlador que vem com ele é uma plaquinha que voce só encaixa no gabinete atrás na saída pci, ele não vai na placa mãe, só no gabinete, e tem um coisinho, um knob, que voce escolhe a velocidade dele, como se fosse um coisinho de aumentar volume da caixinha de som. Se for querer o spire eu recomendo que coloque ele como exaustor atrás, e o que tinha lá antes voce coloque na frente, eu vi que tem espaço pra dois na frente no site da cooler master, e pra maximizar o fluxo de vento pode usar o aerocool de 14 cm do lado e mais dois de 12 cm em cima.


Mas preste muita atenção na orientação do vento, os dois da frente e de lado são pra puxar o ar pra dentro, o de trás e de cima são pra puxar o ar para fora, isso é muito importante, muito mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei 2 spires pelo kabum e vou comprar um de 200mm pro topo do gabinete( cabe sim, cara ).Ai vou fazer mais ou menos o que disse: vou colocar 1spire na frontal junto com o que ja tem, 1 spire na traseira como exaustor( esse da traseira deixo de reserva ou ponho na lateral) e um de 200mm no topo.Fica bacana?

Ficaria assim:

frontal: 1 spire + 1 original

traseira: 1 spire

topo: um de 200 mm que vou comprar

Sobra um, que posso deixar na reserva ou na lateral jogando ar pra dentro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@michel_araujo seu gabinete é esse? http://us.coolermaster.com/product/Detail/case/mid-tower/haf-912.html

Ou é esse: http://www.coolermaster.com/case/mid-tower/haf-912-plus/ ?

Aliás o que tem espaço pra fan em cima de 200mm vem na frente também com um de 200, se o fan da frente do seu for de 120, acho que não é o plus.

 

No segundo realmente cabe um fan de 200mm, mas se for o seu mesmo e você quiser realmente colocar um de 200 não vai ser muito fácil encontrar.

 

Coloque esse reserva jogando ar pela lateral, mas veja as temperaturas, minha vga nunca reage bem quando coloco  vento lateral em cima dela, mas muitas se dão muito bem com um vento extra nelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o do primeiro link,  nao é o plus!Veja nas especificacoes que cabe sim uma no topo de 200 mm, ou então, estou enganado, mas veja a descricao:
 

Cooling System Front: 120 mm fan x 2, 1200 RPM, 17 dBA (one is optional,can be swapped for one 200mm fan)
Top: 120 mm fan x 2 or 200mm fan x 1(optional)
Rear: 120 mm fan x 1, 1200 RPM, 17 dBA
Side:120/140 mm fan x 1 (optional)

No topo dele, cabe " 2 de 120 ou uma de 200 mm".Estou enganado?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlo Mazo kkk eu merecia um crédito lá por indicar tanto ele kkk acho que isso é o que acontece quando um produto é bom de verdade, eu faço a propaganda porque é o fan que eu tenho que mais gosto

@michel_araujo preste atenção lá que diz que pode ser dois de 120mm ou um radiador, não fala sobre 200mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooling System Front: 120 mm fan x 2, 1200 RPM, 17 dBA (one is optional,can be swapped for one 200mm fan)
Top: 120 mm fan x 2 or 200mm fan x 1(optional)
Rear: 120 mm fan x 1, 1200 RPM, 17 dBA
Side:120/140 mm fan x 1 (optional)

Isso que colei acima, retirei do seu link, do  haf 912(primeiro link).Ali na segunda linha, esta dizendo que pode ser 2 de 120 mm ou 1 de 200 mm no topo do gabinete, ou nao?!  -> "Top: 120 mm fan x 2 or 200mm fan x 1(optional)"
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...