Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicador de estado de tensão AC


ErickCs

Posts recomendados

Ola pessoal,

 

Gostaria de fazer um circuito indicador de estado de tensão da rede elétrica 127 V AC para fins didáticos, já procurei pelo Google mas não achei nada que fosse parecido, o circuito que preciso é o seguinte são 3 leds um vermelho indica tensão baixa, um verde indica tensão normal e um amarelo indica tensão alta:

 

exemplo de funcionamento:

 

LED vermelho acende = tensão abaixo do normal

LED verde acende = tensão no nível normal

LED amarelo acende = tensão acima do normal

 

exemplo de valores:

 

tendo em vista que o circuito será aplicado a medição de uma rede de 127 V AC padrão.

 

100 - 80 volts = tensão considerada abaixo do normal

101 - 130 volts = tensão considerada normal

130 - 150 volts = tensão considerada acima do normal

 

Este tipo de indicação de nível de tensão eu já vi em um estabilizador ragtech que segue na imagem em anexo.

 

OBS: os exemplos de valores que citei acima foi apenas um chute pois pode ser que não seria o adequado para faixa de operação, então se alguém puder corrigir caso eu esteja equivocado.. :unsure:

post-756966-0-02767100-1424886830_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ErickCs

 

Uma ideia:

 

1 - Abaixa a tensão da tomada com um transformador, digamos de 6V. Se a tensão no primário muda, no secundário também. Ou seja, ele não fica em 6V constante.

 

2 - Retifique com diodos e filtre com capacitor.

 

3 - Coloque essa saída contínua em 3 comparadores de tensão. Nesse ponto você precisará de um tensão de referência que pode ser uma fonte extra, como por exemplo, uma de celular, modem, etc....12V por exemplo.

 

4 - Na saída dos comparadores, coloque LEDs com resistores.

 

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98 ou quem puder responder.

  Aproveitando o tópico.

Pergunta besta: Estou bolando um circuitinho (pelo menos tentando) que usa dois 741 para fazer duas comparações distintas como esse mostrado.

 

Eu poderia usar um 324 e usar somente dois Op Amp e deixar os outros pinos desligados?

 

LM741.PDF Datasheet

LM324.PDF Datasheet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98 ou quem puder responder.

Aproveitando o tópico.

Pergunta besta: Estou bolando um circuitinho (pelo menos tentando) que usa dois 741 para fazer duas comparações distintas como esse mostrado.

Eu poderia usar um 324 e usar somente dois Op Amp e deixar os outros pinos desligados?

LM741.PDF Datasheet

LM324.PDF Datasheet

Nao entendi muito bem... Os unicos pinos que precisa usar é as entradas e a alimentaçao, os pinos extras de compensasao nao sao necessario.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, então não preciso ligar os pinos que sobrarem, para o circuito funcionar, já é uma dúvida a menos.

Quanto a outra pergunta, serei mais claro.

No circuito que você propôs ao autor do post, está usando 4 CIs 741.

No meu circuito seria o mesmo caso, mas com somente dois OP Amps.

Queria usar um 324 que já tem 4 OP Amps.

Queria saber se posso usar dessa maneira e usar um 324 e usar somente duas entradas do 324 ao invés de 2 CIs 741.

Assim economizaria espaço na PCI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao, +15VDC você liga na fonte, a fonte você liga na rede, e o +HV você liga em 170Vdc (rede retificada)

é porque eu sou iniciante em eletronica.. eu nao entendi em que ponto os dois circuitos se interligam na esquerda temos um circuito com uma ponte de diodo e a direita um circuito com CI's e transistors, como posso fornecer 170V ao +HV pois se irei monitorar uma rede de 127V ?

Caso você tenha algum post ou site que fale sobre a montagem deste circuito por favor me cite. obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah ta, pow eu não sabia porque eu estava dando falta de um transformador no circuito.. bom agora as duvidas que restam são: posso utilizar BC557 no circuito a direita? os capacitores do circuito a esquerda devem ser para que valor de tensão ? e tem um exemplo de retificador para conseguir os 170VDC pois eu deveria ter um ganho de 43V pois 127+43=170V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando você retifica e filtra a tensão AC de 127 Volts o capacitor de filtro se carrega com a tensão de pico da senóide da rede elétrica, de 127 Volts RMS. O valor dessa tensão de pico será de 127 x raiz de dois

127 x 1,41 = 179 Volts...

Ou se quiser 120 Volts x raiz de dois = 170 Volts praticamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ErickCs

EDIT

Havia entendido errado o circuito do Roberto e dei umas explicações erradas, baseadas no meu mau entendimento.

Então estou editando o meu post para não te confundir e deixando algumas explicações que podem (talvez) te ajudar.

 

Apesar de o Faller já ter postado enquanto eu digitava, vou deixar o post aí, não consigo apagar o post.

 

 tem um exemplo de retificador para conseguir os 170VDC pois eu deveria ter um ganho de 43V pois 127+43=170V.

 

Quando nós retificamos uma tensão alternada e depois a filtramos, acontece um fenômeno onde a tensão é elevada em função do "alisamento" dessa tensão, causada pelo capacitor de filtro.

Pesquise sobre retificação, filtragem e ripple.

 

Quando essa tensão é "alisada" ela é elevada a tensão de pico, que é mais alta que a tensão original do trafo.

 

sendo assim quando você retificar e filtrar a tensão da tomada de 127Vac, terá uma tensão de pico que será por volta ou pouco mais que 170Vdc.

Mas nem sempre a tensão da tomada será 127V, em muitos lugares será 115V, 120V, 125V, 130V. (A tensão de pico é proporcional a tensão original)

 

Você usará uma ponte retificadora e um capacitor eletrolítico na tomada, ea saída do capacitor ligará em HV do circuito da direita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao há trafo nenhum no circuito, voce simplesmente vai ligar o C3 na tomada! E na saida do C4 tera os 15V pra alimentar os CI!

Para ligar o HV, você precisa de outra ponte de diodos + capacitor, igual na fonte de 15V, porém cem C3, somente a ponte e o capacitor de saida. E ligar isso na tomada. Dai vai sair um tensão DC de alta tensão para alimentar os divisores.

O transistor nao pode ser BC, deve ser BFxxx, acho que o BF423 é PNP e o 422 que é NPN, só verificar!

C1 pode ser um poliester de 63V.

C3 tem que ser de 200V ou 250V.

Q1 deve ser BF e o Q2 pode ser um BC557

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok! senhores,

 

Agradeço pela boa vontade que vocês tiveram em me ajudar, vou fazer a lista de material para comprar e vou montar no protoboard para teste.. caso eu tenha alguma duvida postarei novamente e assim que eu montar definitivamente soldado em uma placa e funcionar o circuito, postarei fotos para enriquecer mais o post.

 

Obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...