Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
nilton_aleixo

Desenvolva um programa em C para gerenciar um sistema de matrículas

Recommended Posts

Desenvolva um programa em C para gerenciar um sistema de matrículas. Neste programa, variáveis, vetores, matrizes e ponteiros NÃO poderão ser globais. No sistema deverão ser usadas as seguintes estruturas (structs) (obs.: sugestão de nomes e variáveis):

Disciplina

Aluno

nome

nome

cod_disciplina

cod_aluno

nome_professor

num_disciplinas

num_alunos

cod_disciplinas[6]

cod_alunos[10]

a) Será permitido cadastrar no máximo 8 disciplinas e 20 alunos.

B) Apresente um menu de opções que permita ao usuário escolher a opção desejada, podendo repeti-las até que ele deseje sair do programa. O menu de opções terá: 1) Cadastrar Aluno; 2) Cadastrar Disciplina; 3) Matricular Aluno; 4) Consultar Matrícula; 5) Relatório e 6) Sair . Verifique a possibilidade de opção inválida.

c) Na opção 1) Cadastrar Aluno: faça uma função que receba como parâmetro o vetor de structs Aluno e uma variável por referência que controla a quantidade de alunos. Cadastrar as informações do aluno (permitir cadastrar um aluno por vez), tomando cuidado para não cadastrar dois alunos com o mesmo código. A variável num_disciplinas controla quantas disciplinas o aluno está matriculado (aluno pode se matricular em no máximo 6 disciplinas).

d) Na opção 2) Cadastrar Disciplina: faça uma função que receba como parâmetro o vetor de structs Disciplina e uma variável por referência que controla a quantidade de disciplinas. Cadastrar as informações da disciplina(permitir cadastrar uma disciplina por vez), tomando cuidado para não cadastrar duas disciplinas com o mesmo código. A variável num_alunos controla quantos alunos estão matriculados na disciplina (uma disciplina pode ter no máximo 10 alunos).

5 de fevereiro de 2015

2

e) Na opção 3) Matricular Aluno: faça uma função que receba como parâmetro o vetor de structs Aluno, o vetor de structs Disciplina, a variável que controla a quantidade de alunos e a variável que controla a quantidade de disciplinas. Nesta função deverá permitir a matricula dos alunos, para isso o usuário deverá informar o código do aluno e o código da disciplina, e ambos deverão estar cadastrados. Caso não estejam, informar o usuário com uma mensagem. A matricula em uma disciplina somente poderá ser efetivada, ou seja, registrar o código do aluno no vetor cod_alunos e o código da disciplina no vetor cod_disciplinas, se houver vagas na disciplina e se o número de disciplinas que o aluno estiver matriculado for menor que 6.

f) Na opção 4) Consultar Matricula: faça uma função que receba como parâmetro o vetor de structs Aluno, o vetor de structs Disciplina, a variável que controla a quantidade de alunos e a variável que controla a quantidade de disciplinas. Nesta função o usuário deverá informar o código do aluno e o sistema deverá mostrar o nome do aluno, quantas e quais disciplinas (código e nome) ele está matriculado, além de mostrar os nomes dos professores que lecionam as disciplinas.

g) Na opção 5) Relatório: faça uma função que receba como parâmetro o vetor de structs Aluno, o vetor de structs Disciplina, a variável que controla a quantidade de alunos e a variável que controla a quantidade de disciplinas. Nesta função deverá ser impresso na tela um relatório geral do sistema, organizado da seguinte forma: imprimir para cada disciplina, todas as informações referentes a disciplina e quais alunos estão matriculados (nome_aluno, código_aluno).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:) Olá!

----------

Este é um exercício de nível médio para alto em C.

Pode nos dizer qual a dúvida na hora de escrever?

 

 

 

 

;) '!'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×