Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
klahador

RESOLVIDO Duvida sobre PWM fan splitter

Recommended Posts

Bom galera eu comprei 2 x viper da akasa (AK-FN063) de 140mm para botar no radiador do meu h110, so que como a placa mãe ta com falta de fan sys para botar eu to pensando em comprar PWM fan splitter da akasa (AK-CBFA04-15) para conseguir ligar esse dois no PWM, a minha duvida é se existe algum perigo de forçar as trilhas da placa mãe? Olhei o manual e nada fala sobre a corrente máxima suportada.
Minha placa mãe é gigabyte- GA970A-D3P.

Obrigado pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu peguei de um anúncio de splitter:

Caution: Do not use high power fans with this adapter due to the possibility of overloading motherboard fan power regulator. The limit of a fan header on a typical motherboard is usually around ~10W. 

Ou seja, eu não usaria dois fans de 12V no mesmo plug da placa-mãe. Eu acredito que esses splitters sejam para controladores de fans potentes. A solução seria arranjar um adaptador para colocar direto na fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

o engraçado que no site da akasa não fala nada nada o que reparei que a partir de 3 fans pra cima eles colocam um cabo molex . 

Compartilhar este post

Link para o post

De qualquer forma, é arriscado. No mínimo os coolers iriam rodar em 5V ou 6V, e o water cooler precisa deles rodando com potência. Eu não arriscaria. Mas é fácil encontrar um adaptador de três pinos para molex.

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.amazon.co.uk/Akasa-AK-CBFA04-15-Splitter-Cable-Fans/forum/FxIOUS2U89XXBJ/-/1/ref=cm_cd_dp_aar_ql?_encoding=UTF8&asin=B005FWXWPS&cdSort=best

nos comentário de duvidas técnicas achei o seguinte :

I don't think so - I believe it works by simply splitting the pins from the motherboard, so both fans receive the same pulse signal. I think only one fan's RPM sensor is connected to the motherboard so I'd recommend this with 2 fans of the same types so avoid damaging one. It really is a simple splitter cable that someone with a bit of soldering skill could make up by splicing into the correct cables on an existing fan - this is just easier. I use this with 2 Akasa Viper 140mm fans on an Asus m97 board without issue, I'd check the current output your board is capable of and make sure that... »

pelo que entendi teria que ver a capacidade da placa mãe de suportar corrente, o problema não esta na tensão. Sabe onde da para conseguir tal informação? porque no manual não tem....

Compartilhar este post

Link para o post

É, eu nunca tinha visto esses splitters, então eu não posso garantir ou dizer o que é certo ou errado. Mas o comentário de que dá e de um usuário, o de que não dá é de um fabricante, então fica a dúvida. Como são para o water cooler, é melhor pesquisar mais para ter certeza.

Talvez mais alguém aqui comente.

Aqui tem uma discussão: http://www.tomshardware.com/forum/270219-31-cable-splitter. Realmente, o splitter vai manter a votagem igual nos dois lados, mas um deles recomenda adaptar com o molex e evitar o splitter por causa do excesso de tensão. Se você ligar na fonte você perde o controle de velocidade? Como é esse H110? Geralmente os fans são ligados no bloco, que controla a velocidade. Esse eu vi que é conectado na placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim, lendo mais, eu descobri que o que importa é a capacidade do conector. Se a sua mobo tem conector 2A (24W), dá, mas se o conector só tiver 1A (12W), corre o risco de queimar.

http://www.overclock.net/t/1071017/y-splitter-into-motherboard-cpu-fan-out-push-pull

Eu dei uma olhada e a maioria das mobos tem headers 1A, inclusive a sua. Eu não acho recomendável, ainda que alguém diga que pode.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

N vejo tanta necessidade de ligar os 2 fans de 140mm(q na real prefiro os de 120mm acima disso a circulação de ar é ruim pra dedeu kk) mais enfim liga tudo na fonte uai esse adaptador q citaste é ótimo outro recurso é tu comprar uns controladores de fans baratinhos, tem uns no ML por uns 27 reais ^^

Compartilhar este post

Link para o post

N vejo tanta necessidade de ligar os 2 fans de 140mm(q na real prefiro os de 120mm acima disso a circulação de ar é ruim pra dedeu kk) mais enfim liga tudo na fonte uai esse adaptador q citaste é ótimo outro recurso é tu comprar uns controladores de fans baratinhos, tem uns no ML por uns 27 reais ^^

viper 140mm

600 -1600 RPM

110.61 CFM

3.12 mm H2O

12.5 - 26.01 dB(A)

viper 120mm

600 -1900 RPM

83.63 CFM

2.98 mm H2O

6.9 -28.9 dB(A)

Compartilhar este post

Link para o post

hélices maiores movem mais ar logo não precisa de tanto rpm a lógica é simples, se é menor tem que aumentar a velocidade para compensar o menor diâmetro......rs

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito tbn q isso são fans e n ventilador doméstico ^^ na minha opinião esse seu conceito cabe se a motores mais potentes e n a um cooler de PC ^^ mais é opinião minha beleza? Mais enfim foi deste controlador q tinha relatado

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-616508641-controlador-de-cooler-fan-mymax-full-control-para-baia-35-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim, lendo mais, eu descobri que o que importa é a capacidade do conector. Se a sua mobo tem conector 2A (24W), dá, mas se o conector só tiver 1A (12W), corre o risco de queimar.

http://www.overclock.net/t/1071017/y-splitter-into-motherboard-cpu-fan-out-push-pull

Eu dei uma olhada e a maioria das mobos tem headers 1A, inclusive a sua. Eu não acho recomendável, ainda que alguém diga que pode.

Depois de olha cuidadosamente o cooler da akasa viper atras dele fala o consumo máximo de corrente é de 0,32 A, então com 2 daria 0,64A  consome menos que os da corsair(0,40A) Oo.

Sobre o conector que você fala seria quantos entradas de 12v(4 pinos) de tem corrento? a minha eu uso 2 conectores de 12v (4 pinos).

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ver isso direito, porque os coolers padrão são todos de 12V. E o cara fala 24W (2A). Ou seja, 12V para 1A. Leia o manual, dê uma pesquisada para saber a corrente certa e faça uma escolha.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ver isso direito, porque os coolers padrão são todos de 12V. E o cara fala 24W (2A). Ou seja, 12V para 1A. Leia o manual, dê uma pesquisada para saber a corrente certa e faça uma escolha.

O problema não é tensão pois ligando em paralelo a tensão seria a mesma, o problema realmente é a corrente, na pior hipótese  é 1 A como você falou, e 1 viper consome 0,32A  considerando uma margem de erro máxima de +ou - 10% daria  0,35A  com 2 daria 0,70A . Então taria bem abaixo do valor máximo de 1A.

Obrigado pela atenção!

post-373699-0-97333600-1425166907_thumb.

post-373699-0-25900400-1425167005_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais