Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Vufusuf

Cooler na posição "horizontal", pode?

Recommended Posts

Troquei o meu gabinete, pois estava bem velho. Então comprei um Corsair SPEC-03, midtower, que é um pouco mais compacto que meu antigo.

O problema é que não lembrei que meu cooler era um pouco alto (NZXT T40), e podia ter incompatibilidade de tamanho.

Desmontei todo meu PC, limpei certinho, aproveitei pra trocar a pasta térmica, quando fui instalar no novo gabinete...

post-401779-0-26344400-1424987185_thumb.

Ele não coube nem na altura (encostava na parte superior do gabinete) e nem na largura (a tampa lateral não fechava)

Então resolvi tentar virar ele na horizontal, como na imagem:

post-401779-0-98136900-1424987193_thumb.

Encaixou perfeitamente! Na altura não tive problema, e nem na largura, pois o SPEC-03 tem uma "barriga" na tampa, então ela fechou certinho nesta posição!

Então coloquei uma Fan da Cooler Master de 120mm jogando ar pra cima, coube certinho também:

post-401779-0-34405400-1424987203_thumb.

Minha dúvida é que nunca vi um cooler ser instalado nessa posição.

Sou leigo em hardware, faço minhas manutenções de limpeza e troca de pasta, mas não entendo nada.

É possível instalar o cooler assim ou posso ter problemas futuramente? (refrigeração)

Vale lembrar que o SPEC03 tem saida de ar na parte superior.

Ahh... e liguei a ventoinha do cooler e da parte superior (que instalei) nos 2 conectores da mobo, e a ventoinha da frente em um conector direto na fonte.

Como não havia mais conectores para ventoinha, a fan de trás ficou desligada...

Agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem problema, não. Especialmente porque tem uma grelha superior para o ar quente sair. Eles costumam ficar verticais para aproveitar o fluxo do fan traseiro, em uma espécie de push and pull.

Só não sei como vão ficar as temperaturas sem o fan de trás. Você fez um tipo de push and pull com o cooler da CPU, mas está arriscado de acumular ar quente na área do soquete, e aí você vai "resfriar" o cpu cooler com ar quente.

Faça um teste com o push and pull e outro com o fan atrás e só o fan do CPU cooler (sem fan na grelha superior). Veja qual tem as temperaturas melhores e deixe assim. Depois, com tempo, arranje um adaptador para conectar o outro fan.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais