Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pressão positiva versus negativa.


Posts recomendados

Olá, pessoas, eu gostaria de abrir aqui uma discussão sobre os benefícios de usar refrigeração com pressão positiva ou negativa nos gabinetes pra servir de guia.

 

Primeiramente, pressão positiva é quando a quantidade de ar que entra é maior do que a que sai, e a negativa sai mais ar do que entra, basicamente.

 

Aqui fala um pouco sobre isso: http://www.extremetech.com/computing/128313-extremetechs-guide-to-air-cooling-your-pc/2

 

Eu gostaria de saber o que vocês acham sobre esses dois modos de refrigeração e qual dos dois é melhor para uma área muito quente como a que eu moro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma solução mais simples. Sem essa de pressão, a ventoinha vai em cima jogando o ar pra fora, vai embaixo puxando o ar pra dentro. Vai na frente puxando o ar pra dentro, vai atras jogando o ar pra fora, e no lado fica o "auxiliar" jogando mais ar pra dentro mas só ajudará quando a pressão de jogar ar for mais forte que a de puxar ar. Um exemplo é uma ventoinha atrás e/ou em cima, mas nenhuma na frente/embaixo, ai precisa de uma do lado pra jogar mais ar, ou o cooler do processador não vai ter ar pra jogar no dissipador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

senor dorys

Tenho minhas dúvidas também. A pressão negativa, em principio, seria o vácuo,

pois se saí mais ar do que entra não haveria pressão, e sim depressão (vácuo),

mas isso não ocorre pois o vácuo vai também puxar ar para dentro e isso parece

ser uma condição favorável a ventilação Já, na pressão positiva, ocorre um acumulo

de ar no interior do gabinete pois a saída de ar é inferior a entrada, isso acumula  

parte do ar quente dissipado, prejudicando a dissipação de calor dos componentes,

assim, acredito eu que a pressão negativa seja mais benéfica do que a positiva.

 

 

adcarvalho

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Checon olha, na verdade é um pouco mais complicado que isso, a pressão pode ajudar a manter ou não mais ar dentro do gabinete, pode ajudar a tirar mais ar quente do que jogar ar frio. Aqui mesmo na minha cidade é bem quente, então o ar frio que eu jogo dentro do gabinete já não é tão frio assim, e esses fans laterais, no meu caso, e no meu case (risos), são o problema no momento, porque esses buracos danados tão sempre desviando ar, eu não to podendo no momento encher os 7 slots de fans do gabinete, pois não tenho fonte suficiente, nem controlador de fan e nem recursos monetários no momento pra tudo isso, então eu to tentando com 4 fans fazer o melhor que eu posso pra manter meu hardware numa temperatura boa/razoável.

Agora eu tô usando pressão positiva, só um exaustor e 3 fans de intake( 2 na frente e 1 do lado ), com o slot de fan lateral superior aberto que acaba saindo ar por ali. Eu to pensando em dar um jeito de negativar a pressão interna pra tirar mais calor do que colocar vento, deixar dentro do gabinete sem ar ocioso.

 

@adcarvalho eu concordo com você, no meu gabinete agora deve ter muito ar parado sem ir onde deveria, vou mudar agora pra 1 intake e 3 exaustores e tampar os buracos pra ver se minhas temperaturas melhoram.


ah, marcelo, e só um addendo, realmente não pode ter um gabinete com a pressão totalmente negativa, tem que ter no mínimo 1 intake, senão não vai ter ar frio pra jogar nos dissipadores, a questão de ter mais tirando seria exatamente pra tirar todo o calor dos exaustores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Checon olha, na verdade é um pouco mais complicado que isso, a pressão pode ajudar a manter ou não mais ar dentro do gabinete, pode ajudar a tirar mais ar quente do que jogar ar frio. Aqui mesmo na minha cidade é bem quente, então o ar frio que eu jogo dentro do gabinete já não é tão frio assim, e esses fans laterais, no meu caso, e no meu case (risos), são o problema no momento, porque esses buracos danados tão sempre desviando ar, eu não to podendo no momento encher os 7 slots de fans do gabinete, pois não tenho fonte suficiente, nem controlador de fan e nem recursos monetários no momento pra tudo isso, então eu to tentando com 4 fans fazer o melhor que eu posso pra manter meu hardware numa temperatura boa/razoável.

Agora eu tô usando pressão positiva, só um exaustor e 3 fans de intake( 2 na frente e 1 do lado ), com o slot de fan lateral superior aberto que acaba saindo ar por ali. Eu to pensando em dar um jeito de negativar a pressão interna pra tirar mais calor do que colocar vento, deixar dentro do gabinete sem ar ocioso.

 

@adcarvalho eu concordo com você, no meu gabinete agora deve ter muito ar parado sem ir onde deveria, vou mudar agora pra 1 intake e 3 exaustores e tampar os buracos pra ver se minhas temperaturas melhoram.

ah, marcelo, e só um addendo, realmente não pode ter um gabinete com a pressão totalmente negativa, tem que ter no mínimo 1 intake, senão não vai ter ar frio pra jogar nos dissipadores, a questão de ter mais tirando seria exatamente pra tirar todo o calor dos exaustores.

Eu só não encho meu pc de fans porque eu preciso dormir -.-'zzz huehueuhe

É basicamente o que eu disse mesmo, o fan lateral ajuda a reduzir a pressão negativa, uma dica ae hueuhehe

Como faz calor do capiroto, tipo na minha cidade, seria melhor fazer o esquema de tirar o ar do gabinete, e colocar um pra jogar ar na lateral

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, a pressão negativa não surtiu efeito comigo kk

coloquei um intake na frente, e do lado inferior, atrás e em cima coloquei exaustores, e tampei os outros slots (com papel mesmo), e vi lá as temperaturas e ok, tava igual antes.

Depois coloquei o lateral superior como intake também e aí sim tive uma leve melhora na temperatura do processador e da vga, ela parece que não gosta de fan muito perto dela kkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, a pressão negativa não surtiu efeito comigo kk

coloquei um intake na frente, e do lado inferior, atrás e em cima coloquei exaustores, e tampei os outros slots (com papel mesmo), e vi lá as temperaturas e ok, tava igual antes.

Depois coloquei o lateral superior como intake também e aí sim tive uma leve melhora na temperatura do processador e da vga, ela parece que não gosta de fan muito perto dela kkk

Huehue, usou a dica do intake na lateral.

Alguns dizem que é besteira na lateral, eu discordo. Existem gabinetes gamers que nem tem essa entrada

 

Uma dica pra você é usar protetor de poeira pro seus fans, pra evitar a poeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que no caso de quem tem a grelha no teto, é melhor colocar os fans da lateral jogando ar para dentro, como é o meu caso, porque eu tenho dois coolers no teto tirando o ar do gabinete (baixou visivelmente a temperatura depois que eu os coloquei, de 3ºC a 5ºC). A questão é se nos gabinetes fechados no teto não seria melhor colocar os fans da lateral tirando o ar da região da placa-mãe, VGA, até porque a VGA aberta joga ar quente dentro do gabinente (seria bom tirá-lo). Mas só testando em um gabinete fechado em cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu concordo, @Contiusa , no caso de quem tem o gabinete sem saída superior deve optar por exaustor lateral, porque senão vai acumular o ar dentro do case. Alguém tem um case assim, com abertura lateral e sem exaustor superior pra fazer o teste? Alguém se candidata em nome da ciência chamada Engenharia de Refrigeração Interna de Computadores? (risos)


mas também depende de onde a entrada lateral é, no meu caso é em cima da mobo e da vga as duas, mas se ela for mais perto da frente, longe da mobo, aí é melhor usar como intake também, porque senão ela só vai estar tirando o ar frio que nem foi pro hardware correto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém se candidata em nome da ciência chamada Engenharia de Refrigeração Interna de Computadores? (risos)

 

Dou o maior apoio  :)  :D

 

Um exaustor na lateral iria retirar o ar que o processador precisa.

 

Acho que só testando mesmo, porque esses coolers não puxam tanto o ar assim para fazer vácuo em cima do CPU cooler. Mas eu não posso afirmar, por isso a dúvida. Quem sabe um bom samaritano não faz o teste?  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Checon como é seu gabinete? e qual disposição de fans que voce usa?

Meu gabinete é um importado(pra não dizer paraguay)

Ele já vem com um fan de 120mm na lateral embaixo

Só tem espaço pra fan(ou radiador) atrás e outro na lateral de cima(em cima do processador)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem vários fatores que alteram o resultado, vale a pena observar e customizar cada caso.

Nos gabinetes modernos a tendência é a fonte pegar ar de fora, isso ajuda muito no controle do ar quente e alivia a fonte também.

Sou da linha simplista, se tiver um fan ela vai na traseira fazendo a exautão, Dois fans, um na frente empurrando ar e o da traseira fazendo exaustão. Três fans, dois na exaustão e um soprando ar. Quatro fans, dois prá e dois prá cá.

Observo que o s bons projetos da Dell e Lenovo usam apenas um fan na exaustão. Mas é feito um bom trabalho no encaminhamento natural do ar, através de um duto muito bem projeto (XPS Dell), obtendo boa refrigeração e silêncio e não emporcalhando o gabinete com meia dúzia de fans e fios.

Recentemente montei um N200 da Cooler Master, com um i5 e uma GTX 750. Um fan na traseira fazendo a exaustão foi o suficiente.

 

Acho que esse debate de pressão negativa ou positiva é um pouco irrelevante,  não se podendo falar de vácuo, pois não temos um compartimento selado. Mais importante é o projeto de refrigeração do gabinete. O abertura no teto é essencial, dando vazão natural ou forçada do ar aquecido. Gabinete bom, na minha opinião, é aquele em que a fonte pega ar de fora, e que tem abertura no teto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos gabinetes modernos a tendência é a fonte pegar ar de fora, isso ajuda muito no controle do ar quente e alivia a fonte também.

Sou da linha simplista, se tiver um fan ela vai na traseira fazendo a exautão, Dois fans, um na frente empurrando ar e o da traseira fazendo exaustão. Três fans, dois na exaustão e um soprando ar. Quatro fans, dois prá e dois prá cá.

 

Amigo Menko.

 

Acredito que você se engana ligeiramente nessa linha de raciocínio. Vamos por partes.

 

Sobre a fonte pegar o ar fora do gabinete, isso é bom para a fonte, fica mais fria. Além disso, nos projetos em que a fonte fica no alto e pega ar dentro do gabinete, o ar que está ao lado da fonte, fora do alcance da ventoinha, além de quente, está preso. Ele dificilmente será eliminado. Essa deficiência de circulação some quando a fonte vai para baixo e há uma ventoinha de exaustão na traseira do gabinete, na parte alta, ou quando há abertura na parte superior do gabinete.

 

 

Sobre a questão da pressão. Há sim diferença no fluxo de ar. Primeiramente, é preciso avaliar a velocidade com que o ar passar por cada parte do computador, e em quais locais estão as zonas quentes. Normalmente, as maiores necessidades de refrigeração são a cpu, as pontes da placa-mãe (principalmente a ponte norte), placa de vídeo, memória ram e discos rígidos.

 

Nem todas essas peças precisarão de uma refrigeração específica, como por exemplo memórias mais simples. Elas não acompanham nenhum tipo de dissipador e não chegam em temperaturas críticas durante o funcionamento. Então nossos olhos se voltam para as duas peças mais quentes de todas: cpu e placa de vídeo. Aqui vale a regra de que qualquer grau a menos de temperatura é valioso, desde que não comprometa nenhum outro aspecto significativamente como barulho ou temperaturas de outras peças.

 

Agora onde entra a questão da pressão e da posição das ventoinhas? No geral quando se fala em pressão positiva, estamos falando de uma ventoinha de exaustão na traseira alta do gabinete, e uma ventoinha maior de entrada na parte frontal inferior ou uma ventoinha simples na parte frontal inferior somada com uma ventoinha lateral de entrada. Essa ventoinha lateral vai jogar ar frio diretamente na placa de vídeo, ajudando a refrigerá-la. Já a pressão positiva por si só vai expulsar ar do gabinete por todas as brechas possíveis, dificultando a entrada de pó e forçando o ar de temperatura média para fora para entrada de ar mais frio. Além do fato de que haverá mais corrente de ar dentro do gabinete e esse fluxo de ar facilita a troca de temperatura.

 

Por fim, uma observação. Se há aberturas no gabinete tipo colméia para posicionamento de fans e que estejam vazias, não há como criar pressão positiva ou negativa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doob

 

Gostei de suas colocações.

A refrigeração dos pcs é algo muito interessante, sempre gostei de observar. Costumo montar pcs para amigos, não ganho nada com isso, é um hobby.

Montei vários pcs bem simples, um pentium ou um i3 e nenhum fan, deixando a natureza resolver a renovação do ar quente, como ele sobe e se vai outra massa de ar acaba sendo admitida, nesse caso a abertura no teto é essencial. Se pegar esse mesmo gabinete e colocar um fan forçando a exaustão o projeto fica otimizado. É o modelo clássico dos fabricantes, como Dell e Lenovo. Se tiver oportunidade pegue um Dell XPS e observe o belo projeto de ventilação, com apenas um fan se tem um máquina parruda, com VGA e etc e tal.

A coisa varia de gabinete para gabinete. Andei montando máquinas parrudas, com i5/i7 e GTX 970 nos gabinetes Cooler Master N200 e Corsair Spec 02 e não vi necessidade de se colocar mais fans do que os que acompanham o gabinete. Aliás eu fiquei impressionado com a eficiência da refrigeração do Spec 02, simples, sem entrada de ar lateral, apenas frontal para admissão de ar frio e saídas na traseira e no teto. Extremamente simples e eficiente.  Na faixa de R$ 300,00 é o campeão, na minha opinião.

você tem um HAF 920, não conheço de perto, mas me parece um belo projeto, gostaria que fizesse um teste, desligue os fans laterais e vede esta abertura, como se ela não existisse. Gostaria de ver a diferença.

Tenho um amigo que montou uma pc com apenas dois fans frontais empurrando ar frio para o interior do gabinete, a exaustão se dá de forma natural, pela traseira e pelo teto. Ficou bom. Um caso típico de pressão positiva.

Não creio numa fórmula mágica ou única para todos. Cada caso é um caso, depende do gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, @doob , a pressão negativa é uma coisa bem complicada de se fazer, e até agora eu não vi ninguém recomendado ela, eu vi vídeo da linus tech tips e do jayz two cents, e ambos recomendam a pressão positiva, apesar de em um ou dois sites eu ter visto que a pressão negativa era melhor pra montagens entusiastas onde houvesse muito calor. Meu gabinete tem várias entradas colmeia e eu tentei zerar/negativar a pressão usando um intake e 3 exaustores e tampando os buracos com papel e fita isolante, mas não funcionou e a temperatura ficou igual a antes.

Ainda assim eu gostaria de ver um caso de pressão negativa comparando temperaturas com uma pressão positiva, por motivos de pesquisa mesmo (risos)


@Menko eu acho que depende muito também da temperatura ambiente, em regiões quentes é meio que suicídio não usar quantos fans forem possível

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem um HAF 920, não conheço de perto, mas me parece um belo projeto, gostaria que fizesse um teste, desligue os fans laterais e vede esta abertura, como se ela não existisse. Gostaria de ver a diferença.

 

Menko,

 

O HAF 920 tem uma colméia na parte superior. O meu é exatamente como o desta foto http://xtreview.com/images/Cooler%20master%20HAF%20192%2001.jpg

Eu farei um teste ainda essa semana da forma como você pediu e posto os resultados aqui, bloqueando a lateral e a parte superior.

 

 

 

Exatamente, @doob , a pressão negativa é uma coisa bem complicada de se fazer, e até agora eu não vi ninguém recomendado ela, eu vi vídeo da linus tech tips e do jayz two cents, e ambos recomendam a pressão positiva, apesar de em um ou dois sites eu ter visto que a pressão negativa era melhor pra montagens entusiastas onde houvesse muito calor. Meu gabinete tem várias entradas colmeia e eu tentei zerar/negativar a pressão usando um intake e 3 exaustores e tampando os buracos com papel e fita isolante, mas não funcionou e a temperatura ficou igual a antes.

Ainda assim eu gostaria de ver um caso de pressão negativa comparando temperaturas com uma pressão positiva, por motivos de pesquisa mesmo (risos)

@Menko eu acho que depende muito também da temperatura ambiente, em regiões quentes é meio que suicídio não usar quantos fans forem possível

 

 

Senor Dorys,

Eu morava no RJ - capital e deixei meu antigo computador na casa de minha mãe. Como eu solucionei o problema da temperatura? Simples. Aerocool S9. http://www.hardplus.com.br/imagens/AEROCOOL_S9_PRO_3.jpg. O fan lateral tem 40cm (!). Ele é um monstro para acumular poeira, preciso limpar sempre (eu costumo limpar a cada 4 ou 6 meses, mas poderia limpar de 2 em 2 meses). O segundo problema, além da poeira, é como substituir o fan caso surja algum defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...