Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventilador que pára. (Solução).


albert_emule

Posts recomendados

Quando o ventilador parar, não adianta colocar óleo nem graxa nos eixos.

 

Vejam o que é que causa o travamento:

par-de-bucha-de-ferro-para-ventilador-ar

 

Por mais estranho possa parecer, essa peça solta óleo quando esquenta. Eu mesmo fiz um teste aquecendo.

 

O mais curioso:

Eu furei para ver se era oca e não é. 

Devem ser micróporos ou coisa assim.

 

 

O problema é que o óleo seca depois de um tempo de uso, daí o metal não ajuda muito no deslizamento do eixo. Começa a frear. 

 

É uma estranha Talvez feita de forma proposital para as pessoas comprarem ventiladores em tempos regulares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma peça maciça de Bronze fosforoso. A cor é parecida com latão.

Ela não possui óleo. É desnecessário. Este material possui uma superfície que desliza facilmente com eixos de aço.

É uma tecnologia muito antiga e que funciona sem óleo.

É muito encontrado em motores antigos, principalmente de ventiladores.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma peça maciça de Bronze fosforoso. A cor é parecida com latão.

Ela não possui óleo. É desnecessário. Este material possui uma superfície que desliza facilmente com eixos de aço.

É uma tecnologia muito antiga e que funciona sem óleo.

É muito encontrado em motores antigos, principalmente de ventiladores.

MOR_AL

 

Estas que o você citou já conheço. Tem uma cor amarelada. Tem até em eixo de motor DC de 12V.

 

Mas estas que citei são diferentes. São prateadas mesmo.

2907_bucha_mini.jpg

 

 

Eu peço que você faça a sua própria experiência:

Retire uma destas de um ventilador. 

Tem que ser esta de cor prateada. 

Aqueça com ferro de soldar. 

Verifique se há alguma reação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

me lembro desta peça e da amarela também. Não sabia que não podia tacar oleo. Realmente travava. Me lembro que lambuzava ela e resolvia. Me lembro que detonei algumas e elas giravam junto com o eixo. Se me deparar com alguma um dia vou tentar lembrar deste tópico

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bruxaria é essa? kkkkk

 

Nunca tinha nem ouvido falar disso.

 

A explicação científica está aqui neste documento: 

http://cct.ufcg.edu.br/revista/index.php/REMAP/article/viewFile/307/247

 

Segue um trecho:

 

"1. Introdução A metalurgia do pó, através da técnica de sinterização, é um processo de produção de peças de geometria complexa altamente competitiva no mercado industrial mundial. Este processo tem como característica produção em alta escala, com alto padrão de repetibilidade, contribuindo de forma bastante positiva para o problema ambiental, pois emite uma quantidade mínima ou praticamente inexistente de resíduos sólidos. Na sinterização de buchas autolubrificantes utiliza-se a porosidade característica da peça como recurso para armazenagem de óleo lubrificante. Através da compactação do pó é possível obter buchas autolubrificantes tornando possível o uso destas em locais de difícil acesso eliminando as intervenções para manutenção e reposição do lubrificante [1,2]."

Fico pensando: Será que não seria possível recupera-la novamente, impregnando-a novamente de óleo???

 

Quais lubrificantes seriam adequados? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

Eu não conhecia estas que soltam óleo.

Só das outras de bronze fosforoso.

Interessante, isso.

Se me fosse perguntado sobre qual escolheria, ainda ficaria com a outra de bronze fosforoso, já que a lubrificação é desnecessária. 

O problema é que o material é mais caro.

Agora, perguntaram como recuperar as que perderam o óleo.

Primeiro deve-se observar se a parte que entra em contato com o eixo continua lisa. Um arranhado e gera muito calor.

Acho que se colocar imersa em óleo fervente, as bolhas que ficaram devido à saída do óleo, tendem a se expandir. Se deixar esfriar sem remover a peça do óleo, vai causar uma baixa pressão no interior e o óleo tende a entranhar na peça. Nem sei se esse trabalho valeria a pena, devido ao custo da peça, que não deve ser alto.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

Eu não conhecia estas que soltam óleo.

Só das outras de bronze fosforoso.

Interessante, isso.

Se me fosse perguntado sobre qual escolheria, ainda ficaria com a outra de bronze fosforoso, já que a lubrificação é desnecessária. 

O problema é que o material é mais caro.

 

 

Vejo isso como obsolescência programada. 

Estas duram pouco.

Veja quantos casos de peticionários que vem ao fórum pedir ajuda pois seus ventiladores pararam ou passou a girar fraco. 

 

Já eu tenho um ventilador dos mais antigos que já tem quase uns 30 anos. Ainda funciona perfeitamente. É usado todos os dias:

 

Peguei uma foto da internet para mostrar como ele é:

antigo+ventilador+circulador+da+arno+flo

Para não dizer que está perfeito tenho que colocar graxa no eixo traseiro num intervalo de aproximadamente 1 mês e meio a dois meses, pois como a bucha já se desgastou, criou uma folga. Daí o eixo fica batendo fazendo um barulhinho chato.

Mas isso nada afeta no giro ou potência. É só o barulho chato mesmo. 

 

Penso em adaptar para dois rolamentos:

Um na frente e outro atrás.  

Observação:

O eixo dianteiro não precisa de graxa, pois não fica batendo. É pesado por causa da hélice. Isso impede vibrações  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

nem só ventiladores antigos não... comprei um vitalitte da arno, há 4 anos, e tem ela

 

no meu caso o travamento era por sujeira. Limpei com escova de dentes, passei JIMO desengraxante, e depois graxa de sabão de litio.....

 

Essa bucha, dos conhecidos que lidavam com motores, 

 

Num conhecido meu, o único na cidade que eu morava que dava manutenção nos ventiladores enxuta

bigPhoto_0.jpg lembram?

 

ele sempre tinha dessas buchas mergulhadas em óleo de máquina, desses singer.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

As postagens são antigas, mas resolvi fazer um comentário a respeito do que li. todos os ventiladores de bucha são lubrificados com óleo multiviscoso (singer). Eles vem assim e devemos lubrifica-los pelo menos uma vez por ano, o ideal são duas vezes. O metal sem o óleo  desgasta e acaba aquecendo e travando. As buchas são porosas por isso absorvem o óleo que fica no feutro ao redor dela. Por isso se ela estiver lubrificada pode soltar óleo. Todos os ventiladores com bucha tem esse feutro e precisa ser lubrificado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal! eu estava justamente pesquisando sobre o assunto bucha, motor , eixo, que entrei aqui e me deparei com as sandices relatadas. A resposta mais coerente foi a do Sr. Almir Aguiar, a qual eu complemento com mais algumas explicações!

                  Todas as buchas que já tive contato trabalhando com motores, são cheias de micro furos a qual damos o nome de porosa, sabe porque! porque através destes micro furos é que o óleo chega até o eixo lubrificando-o e fazendo com que ao redor do eixo no local aja uma camada entre o eixo e a bucha onde o eixo desliza sem sofrer atritos de metal com metal, certo! só que em volta da bucha é colocado uma camada de material fibroso tipo algodão, mas não sendo algodão que é usado para ser encharcado de óleo, e conforme a bucha vai sofrendo atrito das moléculas que giram no eixo gerando um aquecimento que a bucha também absorve, fazendo com que o óleo que vem de cima proveniente do material encharcado com o óleo vá se diluindo e afinando aos poucos, que por sua vez irão passar nos micros furos da bucha e chegando até o eixo e lubrificando-o!

               Bom agora é que entra o usuário. Geralmente de acordo com o tamanho do ventilador, das buchas e da esponja que leva o óleo, um ventilador de 30cm, a lubrificação pode durar uns 4 a 5 meses, um de 60cm provavelmente uns 6 meses, eu tenho um circulador Arno que deve ser 80cm, que já dura mais de um ano. Mas estou falando de uso residencial! COMO SABER QUANDO JÁ ESTA NO TEMPO DE LUBRIFICAR! é simples mas ninguém se preocupa, só quando vem a conta é que o dono fica esperto! como SE SABE SE JÁ É TEMPO DE LUBRIFICAR, com a simples observação da rotação da hélice quando desligamos o dito cujo! se a hélice demorar a parar tá ótimo, com o tempo a rotação vai diminuindo e parando mais rápido, e é quando o cara vai dormir liga o ventilador e nada, só zumbe, ai o cara dá um giro na hélice com o dedo ele parte, e o trouxa vai dormir  pensando que enganou o aparelho, mas ele é que corre perigo, o óleo seca a bucha esquenta o ferro do eixo expande e trava o aparelho que pega fogo, ele é de plástico que pega fogo, se tiver em cima de móvel de madeira pega fogo e ta feito o carnaval!

 

Mas os fabricantes e os engenheiros pensando nisso, inventaram o resistor térmico,  conforme cada tamanho de motor o resistor tem um grau de temperatura que ele suporta; Exemplo, um resistor térmico com indicação para  140ºC, só ira se romper aos 140ºC, e assim cada um na sua faixa de temperatura. Agora sim podemos dormir tranquilos! na, na, ni, na não, não se pode confiar nas coisas , a melhor prevenção, é observar e na época certa lubrificar seu querido ventilador. QUEREM UMA SUGESTÃO! eu gosto de ventilador com rolamento(rolimã), a mas é caro certo, concordo, mas eu já tenho um a quase 10 anos, e sempre que mexo nele é para lavar hélice, grades e etc.

Para lubrificar use óleo sintético de maquina de costura. se acharem que valeu a pena esta pequena explanação, me mande um retorno! sei que não sou dono da verdade, se  houver alguma informação errada podem me corrigir!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, Dornas disse:

com as sandices relatadas

obviamente sua intenção foi boa mas não foi muito feliz. Há membros 'de peso' envolvidos.

 

34 minutos atrás, Dornas disse:

uma camada de material fibroso tipo algodão,

Por sorte, isto meio que te redimiu. De fato sempre via este anel de fibra ou seiláoquê e não sabia da sua utilidade. Depois do seu relato, me pareceu que faz um pouco de sentido. Mas se não se importar e respeitando seu conhecimento e profissão, ainda prefiro que nossos amigos de peso (se achar que deve) se manifestem a respeito.

 

Sobre o fusível térmico, seu acréscimo foi positivo. Eu (eu hein) sempre ligo* erroneamente direto quando queima. Principalmente em secador de cabelo, panela elétrica e etc que tem um fusível térmico que custa uma minifortuna.

*obs: nos meus....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo puxão de orelha! mas o que eu realmente quis dizer, é que temos que ter propriedade no que afirmamos. Antes de qualquer afirmação procure informação, eu sou muito cético quanto a passar informações sem origem, e informações técnicas pior ainda. Tudo que eu ouvir ou ler, tem que ser destrinchado pelo meu cérebro caso eu não consiga chegar a um consenso, vou atras de informação. Eu gosto muito de saber o porque das coisas! Se uma formiga corta um pedacinho da folha e leva para a sua colônia, eu procuro saber o que elas vão fazer com a folha, se é só aquele tipo de vegetal, ou qualquer um, o que irão produzir e etc.

          Voltando ao ventilador! existem mais informações que não vem ao caso no momento, mas o principal foi o que relatei, caso tenha alguma situação que queira tirar dúvidas pode mandar! se eu tiver conhecimento responderei. Abraço e me desculpem!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro amigo, estás correto em buscar a verdade. No âmbito de foruns renomados como este, penso que sabedoria e conhecimento empíricos são os objetos de maior valor que possuímos e sim, filtros como o seu são bem vindos. Cá tentamos conciliar teoria e prática (oi...) mesmo as vezes estando num saudável confronto.

abç e agradecemos a colaboração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...