Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos! Gostava que me pudessem explicar o que é um 'Cluster'. Vi isso na net e não achei explicação para o mesmo. Sei que é um conjunto de pcs que funciona como um só, mas nao sei para que. 

Agradecia a ajuda!  :D

• Coordenador
Postado

Olá colega @SoundShock!

Com poucas palavras talvez não consiga te elucidar o assunto, mas tentarei!

Aguarde também outras explicações!.

Um cluster de computadores, nada mais é que um conjunto de micro-computadores trabalhando em uma mesma tarefa como se fosse um único PC, Não importa se tem um PC 386, um 486DX 4/100 ou um dual core!

Essa ideia de vários computadores trabalharem em uma única tarefa, partiu da IBM antes de eu ter nascido! (por volta de 1960). link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cluster

Para que isso funcione, Tem que ter um software instalado nos PCs que formam o Cluster, ou seja, eles tem que ter um software de "gerenciamento" de tarefas para que todos PCs trabalhem como um só...

Me atrevo até comparar um clusters de PCs, com os atuais processadores chamados de "Dual core",  "Quad core", ou um I7... Ou seja, vários processadores (PCs) trabalhando em conjunto/paralelo para que sua placa mãe seja mais rápida e eficiente!... 

Se não me engano, a NASA já lançou desse artifício para acelerar a solução de um problema/equação, que se fosse processado em um único mainframe, levaria vários anos!.... Foi resolvido em poucos meses graças a esse recurso e disposição de milhares de usuários de PC comuns, em "emprestar" o tempo ocioso de seus PCs para a solução "em comum" do problema.... (Bastava instalar um software em seu PC).

PS: Para quê serve?

Rapidez e eficiência no processamento de informações! 

PS2: No link a seguir tem mais informações:

http://www.feesc.org.br/computacao/Cap%C3%ADtulo%20-%205%20Clusters%20Computacionais.pdf

• Curtir 1
Postado

:lol: Espectacular xD Realmente já entendi! Então por exemplo se conseguir configurar 2 pcs com o Windows Server por exemplo, e instalar um programa de edição de video, ele processará esse video 'nos dois' em simultâneo concluindo o processo mais rápido??

• Coordenador
Postado

Ai eu já não sei te dizer se somente o Windows Server, consegue esse gerenciamento em comum!

Aguarde dicas de quem conhece melhor esse Windows...

Mas a princípio, a ideia seria isso mesmo. Se o Windows gerenciar os dois como um só, você terá um processamento da imagem muito mais rápido que se tivesse um único PC... 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!