Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte aquecendo em stand by


Posts recomendados

Pessoal, fiz um upgrade em um computador de um cliente, era um Celeron bem antigo com memória DDR ainda e ficou com a seguinte configuração:

 

Core I5 4460 3.2ghz

Asus H81M-A

hd Seagate 1TB 7200.

 

A fonte eu aproveitei, é uma Thermaltake 420w. Ela possui um conector ATX de 20 pinos apenas, liguei e deixei os 4 pinos de fora. O cabo de 12v do processador está ligado.

O computador está funcionando perfeitamente.

 

O que me chamou atenção é que quando mando desligar pelo Windows e deixo a energia ligada, a fonte fica aquecendo, se eu desligar a energia ela esfria, normal.

Não sei dizer se isso ocorria com a configuração antiga.

 

Alguém tem ideia do que possa ser? Será que essa placa mãe puxa tanta energia em stand by que faz a fonte aquecer? Nunca vi isso e trabalho a alguns anos na área!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste e desliguei placa mãe, hd, etc, deixei só a fonte conectada na energia e ela continua aquecendo. Portanto descarto descarto algum problema com o resto do computador.

Sabem se é normal ela aquecer somente estando ligada na energia? Nunca notei esse comportamento em nenhuma outra fonte, mas é a primeira vez que mexo em uma Thermaltake com pfc ativo, não sei se isso influencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente tem algo haver com a fonte ser jurássica (só acho informações sobre ela datando de 2003 e 2004), a eficiência da parte de stand by dela não deve ser aquelas coisas. Na newegg diz que a eficiência da fonte em funcionamento é maior ou igual à 65%:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817153005

Recomendo a substituição dela para uso nessa config nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte em questão é quase essa, é a W0008, sem o R no final.

Procurei em uns fóruns grindos e achei um cara perguntando sobre isso, mas não houve nenhuma resposta conclusiva.

Acho que é uma característica dela mesmo, ela está em uso a bastante tempo, então acho que se fosse algum defeito já teria parado de funcionar.

Vou manter ela e orientar a pessoa a trocar a fonte quando possível.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...