Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um microondas lg novo e ao testá-lo constatei que o mesmo não estava esquentando a água/comida.

levei para a assistência e o técnico falou que o fusível estava queimado e o substituiu, o fusível é o EAF36358313 de 700mhA:

tipo_conteudo_imagem-116-1000-800.jpg

A minha dúvida é:

Qual seria a causa desse fusível ter queimado em um aparelho 100% novo? (e de que parte é o fusível? uma vez que o microondas ligava normalmente)

Não consigo entender como um fusível teria queimado "sozinho".

• Coordenador
Postado

Estranho Jorno! Os que já desmontei (não foram muitos), os fusíveis eram de 10 a 15 Amperes e em série com o cabo de força, ou seja, se ele abrir, o micro ondas fica completamente inoperante.

Pela corrente dele (700mA), ele deveria estar protegendo só a placa de controle, nesse caso também, o micro ondas não esboçaria um funcionamento!.

Acredito que o problema era outro e eles te deram essa desculpa de que era só um fusível!

• Membro VIP
Postado

difícil mas não impossível. afinal o fusível está lá pra isso e cumpriu sua breve missão. As causas são muitas. Dá licença pra eu chutar uma? p.ex. numa infeliz coincidência o circuito foi acionado num momentinho de pico (aceitável) da sua rede e bem na crista da onda. aff esta doeu...

abç

Postado

O motivo que ocasionou a queima é difícil de assegurar, entre eles falhas no controle de qualidade do fabricante é uma explicação válida. Alguns magnétron pode chegar perto dos 5000 volts. Caso ocorra curto no diodo, provavelmente será percebido um ruído do transformador quando o ciclo de aquecimento é iniciado. Pode não provocar a queima do fusível. Se aberto, uma corrente alternada será aplicada no magnétron e somente um semiciclo será aproveitado, o que resulta num aquecimento pequeno ou quase imperceptível. O diodo na verdade é formado por vários componentes, o que aparenta ser o caso dessa sua placa.

Postado

ola boa noite, bom vamos la, eu sou técnico em eletrônica e trabalho com conserto de micro-onda,   quando o micro-onda  esta queimando o fusível  eu troco o capacitor e na maiorias das vezes resolve o problema da queima do fusível   

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@dvn moreira, no caso dos micro brastemp, modelo dourador, um simples abrir a porta sem cancelar antes estourava o fusível. Apenas vi isso no modelo dourador.

Naquele a solução foi trocar o beep switch... não sei se tem logica, mas não deu problema por um ano... daí queimou o magnetron e pusemos fora....

• mês depois...
Postado

A minha dúvida é:

Qual seria a causa desse fusível ter queimado em um aparelho 100% novo? (e de que parte é o fusível? uma vez que o microondas ligava normalmente)

Não consigo entender como um fusível teria queimado "sozinho".

Opa Jorno já solucionou o problema? Cara este é o fusível do enrolamento secundário do transformador que pode passar tranquilamente de 1,5 kV, por isso essa isolação de plástico reforçada. Ele geralmente rompe quando há algum problema no diodo ou na válvula magnetron. O aparelho nunca tinha sido usado antes? Bastou trocar o fusível para ele funcionar perfeitamente?

É possível que ele tenha rompido durante o transporte. Este fusível é bastante sensível a pancadas, ele possui uma mola interna tracionando o elemento fusível para distanciar os terminais quando ele romper, evitando uma possível ionização do ar devido a tensão elevada.

fusivel-para-microondas-5kv-800ma-em-vid

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!