Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DirectX e Mantle


BieelCWB
Ir à solução Resolvido por Neo Metal Sonic,

Posts recomendados

Olá galera,

Queria que vocês me dessem uma "aulinha" Básica sobre esses dois programas.

 

O que eu sei é que o DirectX e da Nvidia e o Mantle é da AMD isso? (me corrijam se eu estiver errado)

 

Eu gostaria de saber também em qual dos dois vou ganhar mais desempenho em jogos com uma gtx 970.

Bom resumindo eu quero entender melhor esses dois programas e saber se tenho ganho de frames usando algum deles.

Obrigado até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

DirectX é da Microsoft. É um conjunto de APIs (http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_de_programação_de_aplicações)* para a programação de jogos.

Atualmente, as duas principais API para jogos são a Direct X (tanto é que o PS4 e o Xbone** usam uma versão customizada do DX11) e a OpenGL.

O Mantle vem pra ser uma alternativa a ambas, e o PS4 e o Xbone também tem suporte a ela.

Por enquanto, não tem muitos jogos que suportam a Mantle, e ela está disponível apenas para chips AMD. E sim, tanto o PS4 como o Xbone usam chips AMD de 64bits =)

Por enquanto essa é a lista de games suportados:

http://www.amd.com/pt-br/innovations/software-technologies/technologies-gaming/mantle#jogos

(nenhum que me interesse hue)

Até onde sei, DirectX e OpenGL convivem em harmonia no mesmo computador (no meu elas definitivamente vivem em harmonia) então imagino que o Mantle tambem conviverá.

Como tu tem uma placa nVidia, vai continuar usando OpenGL e DirectX. De qualquer maneira, os programadores dos jogos são quem devem colocar o suporte a Mantle no game deles. Se as empresas de games não apoiarem o Mantle, não adianta.

*Eu sei que a Wikipedia brasileira é terrível, mas é só pra dar uma pequena definição sobre a sigla.

**Sim, é assim que eu abrevio XBox One. Continuo achando esse nome muito estupido. E o Xbox Original, como fica? Ele foi um fracasso tão retumbante que a MS gosta de fingir que ele não existe?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DirectX12 é da Microsoft e não da nvidia, enquanto a mantle é exclusiva da AMD.

DirectX12 é uma API gráfica, assim como a Mantle, que promete dar desempenho cerca de 20% ou mais nos programas e jogos até mesmo quem usa hardware ultrapassado.

DX12 vai ser lançado no final de 2015 com uma tecnologia revolucionária que permite que duas placas de diferentes marcas, como 1 VGA da nvidia e outra da AMD se juntem como se fosse uma SLI, mas usando todas as suas tecnologias e duplicam a quantidade de memória que as placas carregam. Mas nem tudo são flores, vamos ter que esperar no final do ano para ver se como isso vai funcionar na prática.


Será uma "SLI" mas com todas as tecnologias exclusivas das marcas e memórias duplicadas, tipo uma GTX 970 de 4GB com uma R9 290X de 4GB, 4GB + 4GB =8GB, mas pela polemica da GTX 970, deve ficar 7,5GB + 1GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...