Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Flip Flop] Não consigo montar o FF RS Básico na Protoboard


Posts recomendados

No circuito real acontecem coisas imprevistas, ação do famoso Murphy ou do Sobrenatural de Almeida. Pode ser fonte de alimentação injetando ruídos (teria que usar capacitores de desacoplamento) ou algum mau-contato no protoboard, fios muito compridos. Informe como é o circuito de alimentação, poste uma foto da montagem e meça as tensões na entrada e na saída com chave aberta e fechada.

 

Sugiro que use um simulador antes com o Every Circuit (para Android)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É assim mesmo amigo chicão. É a essência do ff rs. Ele só fica maluco pra DECIDIR o estado da saída, depois volta à 'razão'. O cap do amigo @aphawk faz o que você disse no momento incial ou seja, "troca a referência de um deles" no comecinho. O que deve ajudar também é um capacitor de desacoplamento

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste FF não funcionou de jeito nenhum, pensando nisso testei os Ci's, os dois funcionando perfeitamente, sabendo disso troquei o FF RS Básico por um FF RS com clock, que no lugar das portas Not é substituido por mais duas Nand e bingo, funcionou e memória de 1bit criada com sucesso  :D

Lembrando que esses circuitos (projetos) foram passado pelo meu prof da faculdade e de curiosidade eu monto o que é passado em aula, realmente não sei porque o RS básico não funcionou... mas como o de clock (que ja é mais avançado) eu consegui, então está tudo certo!

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Experimente montar esse FF com um único CI 74LS00, Fica mais simples e menos sujeito a erros. Funciona, eu já montei. Abaixe os resistores de pull down para 2,2Kohms

Na maioria de circuitos deste tipo são usadas certas táticas pra , no início, ficar em reset, geralmente impurezas no circuito lógico. Assim "parece" estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meu amigo. 

Tive esse problema montando em simladores os circuitos.

Sugiro que você tente a montagem do FF no modo Mestre-Escravo (pesquise na internet, tem como se faz).

 

Porque na teoria, o FF puro deveria funcionar mas tem umas questões de tempo de troca de estados que fazem com que eles não funcionem corretamente. 

 

Passei por isso uma vez e só consegui fazer os FF na configuração Mestre-escravo.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...