Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

De modo linear pode ficar mais simples mas nem sei se mais barato, acho que não, e com eficiência péssima

Fontedecorrente350mA.jpg

Um componente apenas..

Só muda o valor do resistor para usar o mesmo em 850 mA..

O valor do resistor seria: 1,5 ohms x 5 Watts

pode alimentar com 12 a 24 Volts e pode colocar 1, 2 ou 3 leds em série..

O custo Brasil dele seria mais ou menos esse:

http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-lm317t-p-654.html

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-1r5-5w-5-p-4649.html

http://www.soldafria.com.br/dissipador-18300540-km122240-com-furo-to-220-p-3702.html

Vai dissipar bastante calor tanto maior for a tensão de entrada..

Só vale a pena mesmo se usado com fonte de 12 Volts, aonde a dissipação no CI ficaria abaixo dos 2 Watts..

Mas se for para ser simples e com fonte fixa de 12 Volts a melhor solução seria essa dai:

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.3,850,3,0〈=pt-BR

Ai só necessita da fonte e de resistor de 2,7 ohms x 5 Watts

• Curtir 1
Postado

Tenho trauma do lm317 (Um explodiu na minha cara), mas talvez tenha que usá-lo, ou quem sabe um da linha 78xx sirva. O circuito que me passou fornece uma corrente muito baixa, por volta de 20 à 26 mah, mas é por aí mesmo. Pesquisando aqui, vi que é possível extrair mais corrente da fonte adicionando transistores. Será que aumenta a eficiencia se adicionar, também, dois capacitores e quatro diodos?

Veja:

adjustable-very-high-power-supply-with-l

http://www.reuk.co.uk/LM317-High-Current-Voltage-Regulator.htm

http://www.reuk.co.uk/LM317-Adjustable-Power-Supply.htm

• Membro VIP
Postado

Certamente passastes por cima de parâmetros máximos permitidos, declarados no datasheet do Ci. Ou quem sabe ligaste o mesmo de modo errado, que seria uma das explicações para o LM317 estourar..

O que te passei foi uma fonte de corrente, cuja regra ou formula para cálculo da corrente é vista ai, direto do datasheet em sua página de número 9: http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/nationalsemiconductor/DS009063.PDF

A fórmula para cálculo da corrente é, segundo o datasheet, Iout = Vref / Resistor

Iout = 1,25 / 1,5 = 0,833 Amperes ou 833 mili Amperes.

Se deu algo ao contrário ai é porque a tensão de entrada está muito baixa, porque o CI entrou em proteção, provavelmente térmica por estar sem dissipador ou porque ligastes algo de forma errada..

Como falei, o melhor modo mesmo é colocares só o resistor, nada mais. Mais barato e mais simples...

A fonte, com corrente reforçada por você apresentada não é uma fonte de corrente mas sim uma fonte de tensão, e das mais fajutas que se tem.. Experimente verificar no datasheet do Ci para ver se o fabricante do mesmo chega a indicar esse tipo de buferização para aumentar a corrente. Certo que não vai indicar pois é dos mais fajutos.. Esqueça essa topologia com os 2N3055 ai na saída pois é fajuta demais ..

Ademais, porque queres buferizar a corrente uma vez que o LM317 tolera oferecer 1,5 Amperes e necessitas de somente 850 mili Amperes..

O CI é protegido, quase indestrutível. Justo pelo fato dele ser protegido é que provavelmente tenhas conseguido baixa corrente, por usar o CI sem dissipador ele aqueceu e entrou em proteção, justo para não queimar por desatenção do montador,..,

No seu caso (desatenção aos limites apregoados no datasheet) é melhor usares mesmo somente um resistor..

Leia mais e passarás gradativamente de montador a projetista.. Sem ler não vais passar de fase..

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

o fajutismo da fonte supramencionada se acentua pelo fato de que os 2n3055 têm ganho muito pequeno ou seja precisa de muita corrente na base pra operar a contento. Do jeito que está, o lm317 nem vai fazer cosquinha.. e nos 3! Agora com relação à eficiência (pouco deperdício) aquilo não vai ajudar mesmo. Além do+ o 2n3055 pode ficar + caro do que sua compra no m.l.

Agora se queres 'eficiência' MESMO e caso não tenha pressa, veja  isso:

http://pt.aliexpress.com/item/10pcs-12V-10W-LED-Driver-for-3x3W-9-11V-850mA-high-Power-10w-led-chip-transformer/907923813.html?recommendVersion=1

O mesmo por menos de R$4,00 (na data de hoje).

Já comprei itens da china. Chegou direitinho...

Agora se for pra literalmente 1 led 10w, creio que eficiente mesmo é um velho carregador de celular + 1 resistor

Postado

Certamente passastes por cima de parâmetros máximos permitidos, declarados no datasheet do Ci. Ou quem sabe ligaste o mesmo de modo errado, que seria uma das explicações para o LM317 estourar..

O que te passei foi uma fonte de corrente, cuja regra ou formula para cálculo da corrente é vista ai, direto do datasheet em sua página de número 9: http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/nationalsemiconductor/DS009063.PDF

A fórmula para cálculo da corrente é, segundo o datasheet, Iout = Vref / Resistor

Iout = 1,25 / 1,5 = 0,833 Amperes ou 833 mili Amperes.

Se deu algo ao contrário ai é porque a tensão de entrada está muito baixa, porque o CI entrou em proteção, provavelmente térmica por estar sem dissipador ou porque ligastes algo de forma errada..

Como falei, o melhor modo mesmo é colocares só o resistor, nada mais. Mais barato e mais simples...

A fonte, com corrente reforçada por você apresentada não é uma fonte de corrente mas sim uma fonte de tensão, e das mais fajutas que se tem.. Experimente verificar no datasheet do Ci para ver se o fabricante do mesmo chega a indicar esse tipo de buferização para aumentar a corrente. Certo que não vai indicar pois é dos mais fajutos.. Esqueça essa topologia com os 2N3055 ai na saída pois é fajuta demais ..

Ademais, porque queres buferizar a corrente uma vez que o LM317 tolera oferecer 1,5 Amperes e necessitas de somente 850 mili Amperes..

O CI é protegido, quase indestrutível. Justo pelo fato dele ser protegido é que provavelmente tenhas conseguido baixa corrente, por usar o CI sem dissipador ele aqueceu e entrou em proteção, justo para não queimar por desatenção do montador,..,

No seu caso (desatenção aos limites apregoados no datasheet) é melhor usares mesmo somente um resistor..

Leia mais e passarás gradativamente de montador a projetista.. Sem ler não vais passar de fase..

Não não, ele explodiu na minha cara por que eu estava testando com um potenciometro e acabei fechado curto acidentalmente, aí ele esquentou de uma vez e explodiu, estava com dissipador de calor.

Agora essa parte do Ci consumir 850 mah, não é um pouco alto? Quer dizer, eu preciso de 850 ~ 950 na saída, então para isso eu teria de usar pelo menos 24 Vin, certo? Bom, o circuito é fajuto, mas e se funcionar corretamente?

Esse do ali express ta quase o mesmo preço do que tem no ml e ainda corro o risco de Dilma ficar pra ela na alfandega, rsrsrs. Pois é, um carregador de celular nao é má ideia, mas preciso de 11 à 12 volts.

Que tal este circuito?

http://www.instructables.com/id/Make-a-simple-12-volt-power-supply/

Uma fonte de 12 volts que produz até 1A.

EDIT: Vou usar baterias no lugar do transformador. No total são 24 Volts e 5,800 mah de entrada.

• Membro VIP
Postado

Não não, ele explodiu na minha cara por que eu estava testando com um potenciometro e acabei fechado curto acidentalmente, aí ele esquentou de uma vez e explodiu, estava com dissipador de calor.

Agora essa parte do Ci consumir 850 mah, não é um pouco alto? Quer dizer, eu preciso de 850 ~ 950 na saída, então para isso eu teria de usar pelo menos 24 Vin, certo? Bom, o circuito é fajuto, mas e se funcionar corretamente?

Esse do ali express ta quase o mesmo preço do que tem no ml e ainda corro o risco de Dilma ficar pra ela na alfandega, rsrsrs. Pois é, um carregador de celular nao é má ideia, mas preciso de 11 à 12 volts.

Quem falou que o CI consome 850 mA???????

Vou repetir copiando lá de cima..  Presta atenção agora...  Ai vai..

"Ademais, porque queres buferizar a corrente uma vez que o LM317 tolera oferecer 1,5 Amperes e necessitas de somente 850 mili Amperes.."

Deu para entender??? Ele pode controlar até 1,5 Amperes e isso tá lá no datasheet dele e é garantido..  Leia. leia mais, se concentre no que estás fazendo..

Já na primeira página do datasheet cita mais de 3 vezes, escrito, tabelado etc que ele suporta correntes de até 1.500 mA..

Quanto ao circuito fajuto, se quiseres fazer pelo mais difícil, pelo pior e pelo mais caro, sim escolhestes o certo.. É esse fajuto mesmo..

Não entendi o que quisestes dizer quando citastes que para se ter 850 a 950 mA terias de ter 24 Volts na entrada??? De onde sacastes essa loucura????

Amigo, resolva seu problema ai, com essa fonte e esse resistor.. Para alimentar 3 leds de 3,2 Volts e 850 mA dá e sobra..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620296693-fonte-12v-1a-ideal-para-uso-em-cmeras-de-segurança-_JM

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-2r7-5w-5-p-4656.html

E deu, nada mais..

Menos de 4,4 reais....  Mais barato que isso nem que a vaca tussa...

E não se esqueças, leia mais, muito mais..

• Curtir 1
Postado

Quem falou que o CI consome 850 mA???????

Vou repetir copiando lá de cima..  Presta atenção agora...  Ai vai..

"Ademais, porque queres buferizar a corrente uma vez que o LM317 tolera oferecer 1,5 Amperes e necessitas de somente 850 mili Amperes.."

Deu para entender??? Ele pode controlar até 1,5 Amperes e isso tá lá no datasheet dele e é garantido..  Leia. leia mais, se concentre no que estás fazendo..

Já na primeira página do datasheet cita mais de 3 vezes, escrito, tabelado etc que ele suporta correntes de até 1.500 mA..

Quanto ao circuito fajuto, se quiseres fazer pelo mais difícil, pelo pior e pelo mais caro, sim escolhestes o certo.. É esse fajuto mesmo..

Não entendi o que quisestes dizer quando citastes que para se ter 850 a 950 mA terias de ter 24 Volts na entrada??? De onde sacastes essa loucura????

Amigo, resolva seu problema ai, com essa fonte e esse resistor.. Para alimentar 3 leds de 3,2 Volts e 850 mA dá e sobra..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620296693-fonte-12v-1a-ideal-para-uso-em-cmeras-de-segurança-_JM

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-2r7-5w-5-p-4656.html

E deu, nada mais..

Menos de 4,4 reais....  Mais barato que isso nem que a vaca tussa...

E não se esqueças, leia mais, muito mais..

Pelo jeito que você falou, me pareceu que o CI consumia 850mah, mas me perdoe a ignorância se interpretei mal, se estou em um fórum é por que preciso aprender, não sou você que já "sabe tudo", então não há necessidade de se exaltar comigo, só seja um pouco mais humilde nas suas respostas, mesmo assim obrigado pela ajuda.

• Membro VIP
Postado

perdoe nosso amigo. você ainda vai chegar lá e virar um velho ranzinza kk

Mas olha, pra ligar 01 led de 10w não precisa necessariamente de fonte 24v e talvez nem de 12. Por isso a indicação do carregador de celular "gratuito". Ele é 5V. Se o led for 3, pode acender a contento. Pra mais de 01 led aí sim vale a pena analisar mais a fundo.

Pra aprendizado aquela fontinha simples ...

F6ZDVT6FKVQJ2RJ.MEDIUM.jpg

...até que serve pra você treinar seus dotes de eletrônico. Mas não vai ficar boa pros 10W do led. Este led (não conheço) não deve ser 12V. no máximo 5. Meça com multimetro quando ele aceso (claro, escuro é que não vai ser).

E aquele preço da china é pra 10 unidades. O risco de parar na alfândega é bem pequeno. O do m.l. ainda tem o frete (pra mim + vintão).

abç

• Membro VIP
Postado

Pelo jeito que você falou, me pareceu que o CI consumia 850mah....

Mas meu amigo, se digo que (vou repetir mais uma vez):

"uma vez que o LM317 tolera oferecer 1,5 Amperes"

E você entende que ele demanda 850 mili Amperes, ou é conversa de bêbado ou falta de atenção no que lês.. Sem nem ao menos ter dado uma olhada sequer em seu datasheet.

É o mesmo que você ver um camarada vomitando e achar que ele está comendo....

Vou lhe ajudar, quem sabe com foto vai...

Olhe ai no datasheet:

LM317%20corrente%20de%20saida%20maxima_z

Mas note, isso diz que ele pode oferecer até 1,5 Amperes mas pode oferecer menos se desejares, se controlares...  Inclusive seus 850 mA desejados, desde que ele seja montado como fonte de corrente, que é o circuito lá da página 9 do datasheet..

Alguém já lhe disse que tens de ler mais ou, pelo menos, prestar mais atenção no que lês???

E ademais (recado para Isadora) o que passastes em seu cabelo????  Nada???? Passe um pente pelo menos... :lol:

Ao colega Sousuke, desculpa ai o modo direto como falo, sem meias palavras.. É para ver se te ajudo, nem que seja morro abaixo, para ver se o cérebro pega no tranco.. :)

Abraço...

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se pentear perco alguns amigos.... piolhos

Ao colega Sousuke, desculpa ... :)

Abraço...

A isso chamamos ... Evolução .. antes tarde do que nunca rs

abç's

Postado

Tem como fazer algo mais "sofisticado" com um LM2575-ADJ.

Postado

perdoe nosso amigo. você ainda vai chegar lá e virar um velho ranzinza kk

Mas olha, pra ligar 01 led de 10w não precisa necessariamente de fonte 24v e talvez nem de 12. Por isso a indicação do carregador de celular "gratuito". Ele é 5V. Se o led for 3, pode acender a contento. Pra mais de 01 led aí sim vale a pena analisar mais a fundo.

Pra aprendizado aquela fontinha simples ...

F6ZDVT6FKVQJ2RJ.MEDIUM.jpg

...até que serve pra você treinar seus dotes de eletrônico. Mas não vai ficar boa pros 10W do led. Este led (não conheço) não deve ser 12V. no máximo 5. Meça com multimetro quando ele aceso (claro, escuro é que não vai ser).

E aquele preço da china é pra 10 unidades. O risco de parar na alfândega é bem pequeno. O do m.l. ainda tem o frete (pra mim + vintão).

abç

O driver disponível para venda diz oferecer 11 volts, 850mah. E realmente, não tem como utilizar uma corrente maior do que essa informada, porque se nao é muita energia acumulada, mais calor, mais LED queimando, isso mesmo utilizando dissipador de calor + cooler.

Pela lógica:

11 x 850mah = 9,35 watts

12 x 780mah = 9,36 watts

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!