Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

temperatura alta do i7 4790 ?


Poow

Posts recomendados

Se não me engano, ambos são da Cooler Master mesmo. Instalei nesse Slot PCIExpress pois o de baixo é X4 e esse ai é X16 (Se instalar no Slot de baixo, vai funcionar em X16 ou X4?).

Talvez dê para para passar a GPU no debaixo (Tinha planos de trocar essa placa mãe por uma melhor, será que vale a pena?)..

 

Coloque as duas ventoinhas do CPU cooler soprando para o mesmo lado, na direção da parte de trás do gabinete. Elas estão instaladas errado. Ou, então, tire a da esquerda e deixe só a que fica do lado das memórias.

 

Eu tenho notado que a gente escreve as coisas e você passa batido  :) Já tinha sido sugerido você olhar a posição das ventoinhas. Agora, pelas fotos, está praticamente 100% certo que elas estão instaladas erradas, muito provavelmente a origem dos seus problemas, e você sequer notou o que a gente está falando. Realmente difícil de ajudar  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ºBrunoº

 

E as duas ventoinhas do CPU cooler, ambas jogando ar pro mesmo lado? Tira uma e vê se muda algo..

 

Eu desliguei o da direita (Perto das memórias) e não melhorou.

Qual seria a diferença de tirar esse da esquerda e colocar no fundo do gabinete, sem mudar a posição?

Mais ou menos como nesse vídeo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí você está criando uma turbulência, porque o fan de exaustão da parte de trás do gabinete tenta puxar o ar para fora, enquanto o fan do CPU cooler tenta jogar para dentro, no dissipador.

 

Pode colocar as duas ventoinhas no CPU cooler. Explicando com detalhes, se você abrir a tampa do gabinete e olhar diretamente para placa-mãe:

 

A ventoinha da direita soprando para a esquerda.

A ventoinha da esquerda soprando para a esquerda.

A ventoinha da parte de trás do gabinete soprando para a esquerda (tirando o ar do gabinete).

 

Fazendo em setinhas:

 

Ventoinha traseira / ventoinha esquerda do CPU cooler / ventoinha direita do CPU cooler

         <<<                                         <<<                                               <<<

 

Não tem mistério. Aqui no Rio eles dão o nome de "Linha Verde" para o tráfego  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso significa que meu fan esquerdo do cooler está invertido? Não acho que seja possível instalar com o simbolo da Cooler Master em contato com a torre. Mas já nem sei...

Fiz uns testes aqui:

 

Renderização com os dois fans:

2pp0ndf.jpg

 

Somente o da esquerda:

2e16kv5.jpg

 

Somente o da direita:

21o4sht.jpg

 

Aida64 Stress CPU dois fans:

4hxuh.png

 

Aida64 Stress CPU esquerda:

152kzlx.jpg

 

Aida64 Stress CPU direita:

2zhp312.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ºBrunoº

 

Ele tá invertido sim.. Pelo teste que você fez, o ideal seria mesmo retirar o fan da esquerda.. Todos os testes que você fez mostram que ele tá atrapalhando.. Jogando ele no fundo do gabinete, deve criar um fluxo de ar que vai ajudar a retirar o ar quente vindo do dissipador..

 

Outro teste que podia fazer, seria colocar o cooler na horizontal.. Mataria uma ou duas entradas de RAM, mas daria pra determinar o quanto que a VGA influencia aí...

 

Uma coisa que dá pra notar aí é essa diferença de 5ºC do quarto núcleo, pro resto.. É constante.. Acho que você foi "premiado" com uma CPU com um problema no IHS mesmo.. Porém, acho que dá pra contornar isso dando uma arrumada na refrigeração do gabinete..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ºBrunoº

 

Ele tá invertido sim.. Pelo teste que você fez, o ideal seria mesmo retirar o fan da esquerda.. Todos os testes que você fez mostram que ele tá atrapalhando.. Jogando ele no fundo do gabinete, deve criar um fluxo de ar que vai ajudar a retirar o ar quente vindo do dissipador..

 

Outro teste que podia fazer, seria colocar o cooler na horizontal.. Mataria uma ou duas entradas de RAM, mas daria pra determinar o quanto que a VGA influencia aí...

 

Uma coisa que dá pra notar aí é essa diferença de 5ºC do quarto núcleo, pro resto.. É constante.. Acho que você foi "premiado" com uma CPU com um problema no IHS mesmo.. Porém, acho que dá pra contornar isso dando uma arrumada na refrigeração do gabinete..

 

Até que o 4° Núcleo não chega a temperaturas tão absurdas, se todos ficassem nesse nível, estaria aceitável, será que eu deveria tentar RMA com a Intel para tentar trocá-lo? Tenho a Nota Fiscal e ainda deve haver uns 6 meses de garantia.

O problema é que, a GPU fica bem próxima da torre, não acho que vai caber o Cooler naquele pequeno espaço que existe, a não ser que você esteja se referindo a colocá-lo na parte superior do gabinete, o que não acho que seja!?

Isso que o modo Turbo (4.4GHz) nem está ativado, se eu ativar esse processador deverá chegar nos 90°C em dias quentes... também nem sei se haveria algum ganho com esse modo ativado.

 

Edit:

Entrei em contato com a loja que me vendeu, e o cara me disse que é normal essa diferença do 4° Núcleo para os demais. Também sugeriu que o problema possa ser a placa-mãe. Isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...