Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga, mas o vídeo não aparece e o teclado não liga


Posts recomendados

Bom dia galera.

 

Meu computador estava funcionando normalmente. Aí no domingo passado me mudei. Na casa nova, a princípio liguei só a fonte dele pra ligar as caixinhas de som pra escutar musica pelo cleular enquanto não chegava o rack pra ele. Até aí beleza.

 

Quando o rack chegou, conectei monitor, teclado, mouse. A CPU nem mexi nada, só que eu percebi que o vídeo não aparece (monitor liga) e o teclado também não liga. Já testei o teclado em outro computador e tá Ok;  O monitor liga, mas não encontra sinal (tanto pelo cabo VGA tanto pelo DVI). Liguei minha TV pelo cabo VGA e pelo HDMI e nem sinal de vida também. A TV eu usei pra jogar, então ela tá funcionando.

Meu PC foi eu que montei. A placa de video é offboard, mas já desconectei ela e tentei testar pela onboard e nada também. Já tirei a bateria da placa-mãe, esperei um tempo, coloquei de novo e nada; tirei a memória RAM e liguei sem ela e nada.

 

Antes desse problema, o PC ligava e pouco tempo depois ele desligava. Pra mim era algum problema na rede elétrica que não segurava tanta coisa ligada ao mesmo tempo. Resolvi ligar só o monitor e a CPU, não adiantou muito. Aí depois que dividi os aparelhos eletrônicos em uma tomada e o monitor e CPU em outra, ele não desligava mais, mas o vídeo não sobe e o teclado não liga.

 

To achando q a placa-mãe foi pro saco =(, porque acredito q se fosse a fonte, não ligaria nada, sendo q o computador, caixas de som (q são via USB) e mouse ligam.

 

Já verifiquei também se não tem nada estufado na placa-mãe e está normal.

 

Na mudança acabei pegando uma chuva e mesmo coberto, molhou um pouco o gabinete (por dentro estava seco).

 

Ajuda, por favor x_x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Qual a configuração completa?

Qual a fonte?

Usa estabilizador?

A sua residência nova tem a tensão diferente da antiga? (110V / 220V).

 

AMD A4 3300

Placa Mãe ASRock A55M-HVS

1x Memória RAM 4 GB Kingston Value

Placa de vídeo AMD Sapphire Hd 6670 1GB Gddr5

 

Fonte Ice Age IA500HP80 (se não me engano é essa. Joguei a caixa a fora).

 

Na casa antiga eu usava, nunca tive problema.

Nessa nova a primeira vez eu liguei, pra escutar música. Aí quando liguei o restante, tava no estabilizador também. Depois q vi q liga, mas desligava em seguida, passei a ligar direto no filtro de linha, sem estabilizador.

 

Não. É 110v mesmo.

 

Já deu um reset na bios? (mudar o jumper, aguardar alguns segundos e voltá-lo ao lugar)

 

Mudar o jumper ainda não. Tentei fazer isso ontem, mas não encontrei a posição dele pra mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre o conector USB910 e a porta SATA6G_1, um pouco mais acima, tem um jumper identificado como CLRTC.

voce tem que tirar ele dos pinos 1-2, encaixar nos pinos 2-3 e deixar uns 15 segundos.

Depois voce volta ele para a posição normal (pinos 1-2).

 

Beleza. Hj quando chegar em casa vou tentar resetar a bios. Como estou sem internet em casa (e sem PC rs), amanhã dou um parecer aqui dizendo se resolveu ou não.

 

 

Obrigado ae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...troquei a posição do jumper como falado pelo Wal SJC, mas sem sucesso =(

Quando troca o jumper, ligo o computador ou deixo só conectado com o cabo de energia ou deixa sem energia nenhuma? Na dúvida fiz dos três jeitos e nada >_<

Engraçado q o mouse e as caixas de som, assim que o cabo de força, eles já ligam e ficam acesos, só o teclado q não '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tudo bem, pena que não deu certo.

voce acha que não pode ser, mas talvez haja algum problema com a fonte.

Já tentou abri-la com cuidado e dar uma olhada por dentro?

As vezes uma saída pifa e as outras não, depende de onde é o defeito.

Legal mesmo seria voce testar com outra fonte ou medir as saídas da fonte com um multimetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...abri a fonte e aparentemente estava td normal. Até tirei umas fotos pra vocês darem uma olhada (em anexo).

 

não medi as saídas porque não sei se ele é de corrente contínua, então resolvi não arriscar, mas ele é esse aqui: http://pt.aliexpress.com/item/DT-830B-DT830B-LCD-AC-DC-Tester-Voltmeter-Ammeter-Ohm-Digital-Multimeter-Yellow-Black-5pcs-lot/476279583.html

 

Agora pra f**** de vez, apesar das caixas de som e mouse ligarem, o computador não ta ligando mais. Será a fonte mesmo?

post-449225-0-07852200-1426251085_thumb.

post-449225-0-86978500-1426251091_thumb.

post-449225-0-11634800-1426251099_thumb.

post-449225-0-13290000-1426251105_thumb.

post-449225-0-64617000-1426251110_thumb.

post-449225-0-49265300-1426251117_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí não é um voltimetro e sim um multimetro. Exatamente o que você precisa.

Mas não vou orientá-lo como usar, porque mexer com eletricidade sem ter a mínima noção é muito perigoso.

Peça para alguém que conhece melhor te ajudar.

Dentro da fonte existem tensões perigosas, que podem ferir ou até matar.

Procure alguem que saiba usar o aparelho e peça ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí não é um voltimetro e sim um multimetro. Exatamente o que você precisa.

Mas não vou orientá-lo como usar, porque mexer com eletricidade sem ter a mínima noção é muito perigoso.

Peça para alguém que conhece melhor te ajudar.

Dentro da fonte existem tensões perigosas, que podem ferir ou até matar.

Procure alguem que saiba usar o aparelho e peça ajuda.

 

Pra testar, eu teria q ligar a fonte na tomada (desconectada da placa mãe); aí utilizaria um clipes nos fios preto e verde pra liga-la, mas a minha fonte tem uma chave de liga/desliga, então não preciso fazer isso, correto? Aí depois conectaria o cabo preto do multimetro na entrada do fio preto em um conector da fonte e a ponta vermelha nos fios das outras cores no conector de alimentação principal (isso com a chave do multimetro em tensão continua em 20v) e nos conectores menores. É tipo isso pra testar a fonte? Aí preciso checar a tensão de cada fio pra ver se está correto de acordo com essa tabela: connector_atx_pinout.GIF

Uns anos atrás eu trabalhei com montagem e manutenção de computador, então tenho uma noção disso. Como faz tempo, não lembrava dessa parte de testar as fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para medir tem que ser com a fonte ligada, o que depende do botão power do gabinete, ou então de fazer um jumper que simule o acionamento do referido botão.

Acionar apenas o botão on-off da fonte não adianta.

voce precisa da ajuda de alguém mais experiente para ajudá-lo a fazer essas medições, sem provocar curtos ou coisa pior.

Com o conhecimento de eletricidade que voce demonstra não vai conseguir chegar a uma conclusão definitiva e eu seria um irresponsável, se mandasse voce medir sozinho.


Segue a orientação básica do que deve ser verificado, por alguem que tenha experiencia em eletricidade:

 

As voltagens estão indicadas no desenho.

Todas elas tomam como base a terra, que no caso é o ponto "COM", comum a todas as saídas.

Sabendo disso, voce pede para alguem que saiba usar o aparelho fazer a medição para voce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando:

 

Testei a fonte com o multimetro e estava tudo certo.

Lembrei q tinha uma placa mãe com processador e memoria RAM do meu PC anterior guardada. Aí testei a mesma fonte com essa placa mãe e funcionou normalmente!

 

Ainda quero testar outra fonte com o meu PC atual pra tirar qualquer dúvida, mas pode-se concluir q o problema é na placa mãe ASRock mesmo? Algum curto q deu talvez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...