Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas mercado de trabalho banco de dados


Posts recomendados

Boa tarde galera! 


 


Sou novo aqui no fórum e gostaria muito da ajuda de vocês, pessoas mais experientes!


 


Em princípio, gostaria de sanar algumas dúvidas, e por isso escolhi o fórum do clubedohardware como fonte de conhecimentos.


 


Então, sou estudante do 5º período do curso ciência da computação, tenho 29 e estou muito disposto a me especializar em banco de dados, porém, tenho algumas dúvidas que gostaria muito de tira-las aqui.


 


As dúvidas são as seguintes: 


 


1 - Quais as carreiras que eu posso seguir estudando banco de dados? (Ouço muito falar em DBA, que por sinal é uma das minhas opções, mas também ouço muito falar em administrador dos dados, entre outras. Gostaria de saber o que cada um faz)  


2 - As oportunidades de emprego para profissionais de banco de dados é mais difícil?


3 - Numa empresa de médio à grande porte, tirando o DBA, quais são os outros cargos s nível de banco de dados?


4 - Quantos DBA's podem existir em uma empresa?


 


 


Desde já gostaria de agradecer a atenção de todos!


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E ai, beleza?

 

Então... DBA pode ter mais de um mas não muitos em uma empresa, DBA é bem valorizado pois são difíceis de encontrar que seja um cara bom, acho que deverias se focar nisso. Outra vaga que você pode entrar é Suporte, Desenvolvedor de Sistemas, Arquiteto de banco de dados e a parte de Analista. Suporte você vai usar direto PL/SQL ou outro SQL. Desenvolvedor de sistemas, já procurou sobre Oracle Forms? Então, é uma forma de programar que é inteiramente PL/SQL, e é programação mesmo de PL/SQL (acho que você deseja isso). Arquiteto, vai utilizar SQL, mas pode ou não estar utilizando mais que os outros citados. DBA, cara, se tu chegar nessa, tu vai ganhar bem... DBA é muito valorizado mas precisa saber muito, por exemplo ambiente, infra, monitoramento do servidor e querys...

 

Se você procurar em sites sobre DBA, vai achar muitos comentando qual o caminho para seguir. Exemplo abaixo:

 

http://www.fabioprado.net/2013/07/quero-ser-dba-por-onde-devo-comecar.html

 

Qualquer dúvida estou à disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renanfdo, você trabalha com ou tem algum conhecimento sobre PL/SQL?

 

Se sim, sabe dizer em que situações essa linguagem é recomendada?

 

Creio que para um desenvolvimento desktop não seja, creio que seja apenas para aplicações e processamentos (procedures e blablabla) direto no banco, correto?

 

Fala o que sabe aí se possível, ou por MP mesmo, rsrs, valeu.

 

Toda informação é bem vinda ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erciley Junior,

 

Eu trabalho em desenvolvimento de PL/SQL dando suporte aos clientes, envolvendo procedure, entre outras utilidades. Esse tipo de linguagem é realizada em aplicações Java com processamentos direto no Banco de Dados Oracle. E sim, ela é como se fosse uma aplicação para Desktop mas trabalhamos direto com procedures.

 

Por exemplo, montamos uma tela no Forms Builder para montar a tela do usuário, e cada campo selecionamos como se fosse uma variável, quando o usuário clicar no botão de salvar as variáveis vãos estar preenchidas pelo usuário via tela e fazer tudo via banco de dados com procedure. A conexão é imediata com o banco, sendo assim a resposta mais rápida também. Eu trabalho para a empresa Teclógica, onde nosso cliente é a Souza Cruz que utiliza o Oracle Forms a muito tempo, pois com as procedures conseguimos fazer validações como se fosse a linguagem Java normal, só que direto no banco.

 

Contém cursos para trabalhar com o Forms Builder, isso tudo é Oracle sendo mais integrada e mais rápido para o usuário. Sou certificado em desenvolvimento PL/SQL e isso auxilia bastante para o desenvolvimento de Forms Builder.

 

Para mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Oracle_Forms

 

Qualquer dúvida é só perguntar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...