Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Code Beater

RESOLVIDO RAM utilizável baixa

Recommended Posts

Bem não sei se isso é problema ou é normal, tenho o Windows 8.1 (x64) instalado aqui com essas configurações:

• Fonte 500w
  • Asus m5a78l-m lx/br
  • RAM 2x4 = 6 1600Mhz

Ai eu recebi hoje do correio a placa de vídeo que tinha comprado já faz uns dias ela é a:

• NVIDIA POV GT 630 2GB DDR3

Ai surgiu uma dúvida minha, antes de eu colocar a placa, quando mostrava RAM utilizável era 5,8 GB (de 6 GB totais) e depois que eu coloquei a placa, esse número abaixou para 3,98 GB utilizáveis... Não estou certo que de seja esse numero correto então vim aqui, perguntar, se é para ficar nesse número mesmo de memoria utilizável.

Se puderem me ajudar nisso, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

1 - Você tinha um pente de 2GB e um de 4GB ou eram os dois de 4GB?

2 - Na BIOS aparece o valor total?

3 - Qual a versão da BIOS? http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/09/como-descobrir-versao-da-bios-do-computador.html

4 - Qual o MODELO da sua fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite.

1 - Você tinha um pente de 2GB e um de 4GB ou eram os dois de 4GB?

2 - Na BIOS aparece o valor total?

3 - Qual a versão da BIOS? http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/09/como-descobrir-versao-da-bios-do-computador.html

4 - Qual o MODELO da sua fonte?

É um de 2GB e outro de 4GB funcionando juntos, que da um total de 6 GB. Na Bios aparece o valor total e o utilizável. A versão é... isso: SMBIOSBIOSVersion 1101. O modelo da fonte eu já não me lembro, porém, é 500w reais (Se for isso que queria saber sobre ela)

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a fonte, preciso de alguma informação sobre a fabricante e o modelo. Tem um rótulo na frente dela logo que abre o gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a fonte, preciso de alguma informação sobre a fabricante e o modelo. Tem um rótulo na frente dela logo que abre o gabinete.

Ah, sorte que o gabinete está aberto~ A fonte é a PCTop FAPT500. E se lhe for útil: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-PCTop-FAPT500/2801 

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, sorte que o gabinete está aberto~ A fonte é a PCTop FAPT500. E se lhe for útil: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-PCTop-FAPT500/2801 

Esse teste já diz tudo.

Instale uma fonte melhor aí. Compre uma Corsair CX430, PcYes 430W, EVGA 430W.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse teste já diz tudo.

Instale uma fonte melhor aí. Compre uma Corsair CX430, PcYes 430W, EVGA 430W.

O que a fonte tem a ver com o esse problema?

Compartilhar este post

Link para o post

O que a fonte tem a ver com o esse problema?

Pode não ter nada a ver como pode ter tudo a ver.

É a primeira coisa a se trocar, independente do problema.

Uma fonte de baixa qualidade, faltando componentes, sem o fio +3,3V no Sata.

Além disso, você está desperdiçando energia elétrica.

Qual seu processador?

@Hibrael Pereira

Eu indicaria uma atualização de BIOS mas a página de download desse modelo está ruim. Vamos aguardar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode não ter nada a ver como pode ter tudo a ver.

É a primeira coisa a se trocar, independente do problema.

Uma fonte de baixa qualidade, faltando componentes, sem o fio +3,3V no Sata.

Além disso, você está desperdiçando energia elétrica.

Qual seu processador?

@Hibrael Pereira

Eu indicaria uma atualização de BIOS mas a página de download desse modelo está ruim. Vamos aguardar.

Bem, a fonte não tem nem 4 meses... o processador é da AMD, um FX-6300. A versão da BIOS eu já olhei, está atualizada, a ultima atualização foi no ano passado eu acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, a fonte não tem nem 4 meses... o processador é da AMD, um FX-6300. A versão da BIOS eu já olhei, está atualizada, a ultima atualização foi no ano passado eu acho.

Por isso é bom pesquisar e tirar dúvidas antes de comprar uma fonte (ou outro componente), pra não pegar essas genéricas.

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso é bom pesquisar e tirar dúvidas antes de comprar uma fonte (ou outro componente), pra não pegar essas genéricas.

Bem, não acho que seja ela mas, obrigado pela ajuda.

@Edit: 2 de Maio

Resolvi o problema trocando a posição dos pentes da ram. Antes estava 4-2 e estava reconhecendo só o primeiro pente (o de 4 GB) agora está 2-4 reconhecendo os dois e me permitindo usar os 6 GB totais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais