Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair 750w real


Posts recomendados

750W aguenta muito tranquilo, a sua placa de video consome uns 100W e a CPU deve estar por aí também. HD's comparativamente falando consomem muito menos. 

 

Por exemplo, eu tenho uma fonte de 850w rodando 2 x GTX 970 em SLI, 3 HD's + 1 SSD, i7 5820K de 6 cores e rodando simultaneamente Prime95 (CPU) e o Valley (GPU) benchmark o medidor do Corsair Link não passou de 450W. 

 

É claro que é sempre bom ter um pouco de folga em relação ao máximo da fonte, mas investir em qualidade da fonte também ajuda. Um site para consultar sobre fontes é esse: jonnyguru.com

 

A propósito, eu uso uma fonte Corsair HX850i na minha máquina principal e uma PC Power and Cooling Silencer 750W, já com quase 8 anos mas aguentando super firme no meu outro PC. Não chega nem de perto da eficiência destas novas fontes 80 Platinum, mas uma fonte de qualidade dura muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Falta pesquisa para responder essa sua questão..

Em primeiro lugar a definição clara da config TODA é de excelente ajuda. Veja ai
CPU: AMD Phenon II  ==> Demanda de pico = 110 Watts

GPU: GT9600 GT ==> Demanda de pico = 61 Watts

HD's sata: ==> 9 Watts cada = 36 Watts

Placa mãe + memórias: ==> Demanda média típica = 40 Watts

Fans: 5 fans cada um com 3,5 Watts ==> 18 Watts

 

Total da demanda = 110 + 61 + 36 + 40 + 18 = 265 Watts..  

Uma boa fonte de 350 Watts vai dar conta com muita sobra ainda

Indicação, como exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631982629-fonte-seasonic-ss-350bs-350w-reais-80-plus-bronze-pfc-ativo-_JM

Fonte BBB, Boa, Bonita e Barata

 

De nada vai adiantar colocares uma fonte de 750 Watts ai, não vai melhorar em absolutamente nada, se comparada com uma fonte adequadamente dimensionada, de 350 Watts

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o critério for o mínimo de potência que é preciso para rodar a máquina, eu concordo com todos aqui, mas tem outros fatores a considerar:

 

  1. Silêncio: se ter uma fonte quieta for importante, tem que analisar a curva de velocidade da ventoinha da fonte. Algumas fontes high-end nem precisam de ventoinha e outras ligam a ventoinha a partir de um percentual de potência utilizada ou temperatura. Mas no geral, quando se está trabalhando acima da 70% da potência de uma fonte, boa parte delas vai estar fazendo algum barulho, as vezes muito.
  2. Temperatura: além de forçar a utilização da ventoinha, a regulagem de tensão das fontes normalmente não é tão boa quando a fonte está rodando muito quente. Dependendo da temperatura, uma fonte até pode desligar. Via de regra, rodar uma fonte perto do limite, a temperatura sobe rapidamente e a qualidade da tensão não vai ser tão boa de quando uma fonte está rodando a 25 ou 30% da capacidade. Logo eu prefiro mirar para o consumo em uso normal não passar de 25% da potência total. Uma fonte quente também esquenta o interior do ambiente que vai fazer aumentar o barulho das demais ventoinhas (CPU/Gabinete) para compensar a temperatura aumentando o ruído total da máquina.
  3. Expansão/overclock: é bem verdade o que falaram que a cada geração de hardware, menos potência é necessária. Mas se você é alguém que gosta de ficar fazendo upgrades ter um pouco de folga é sempre bom.

Dito isso, se você já definiu que em idle não vai passar de 100W e no máximo vai bater em 250W, ao invés de comprar uma 750W, invista em qualidade com bem menos potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso que foi citado pelo colega idlebot se reflete em uma variável chamada eficiência da fonte e que determina o quanto de potência essa fonte bota fora, em sua maior parte sob a forma de calor, a cada Watt que ela entrega ao PC.  Não nos preocupemos com ela tão somente pelo fator economia de energia (que cada vez mais, aqui no Brasil, passa a ser mais importante) mas sim pelo calor deixado na fonte, no gabinete, na máquina..

Ao contrário do que muita gente pensa, ao adotar uma fonte de 750 Watts mesmo sabendo que sua config vai demandar somente 250 Watts, com a intenção da mesma aquecer menos, o correto é adotar uma fonte com a maior eficiência possível ou que estamos dispostos a pagar pelo preço. Essa sim, independentemente de sua capacidade final, vai deixar menor quantidade de calor na sua máquina..

 

Eficiência é a palavra chave..

Fora disso e além da máxima demanda da config é providencial que se deixe uma folga da ordem de 20 a 30%, para futuras expansões, ups, etc..

 

Falando em eficiência, para ser purista, uma fonte com selo ouro ficaria de bom tamanho na atualidade, isso se sua grana permitir..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...