Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desarmar relé após tempo?


cytron
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Estou impressionado como perdi o jeito com a eletrônica depois de ficar uns 15 anos sem mexer com isso kkkk.

 

Agora preciso fazer um circuito simples e estou meio no escuro:

 

Tenho que fazer um relé desarmar após um tempo (3 segundos aproximados), eu fazia com transistor, capacitor e um divisor, mas não sei fazer mais kkkkk. Já decidi entrar novamente em um curso de eletrônica, mas desta vez será na faculdade. Enquanto isso...

 

Alguém pode me passar a receita pra fazer o relé desarmar?

 

Ou seja, assim que ligo a chave, o relé arma, mas depois de 3 segundos ele desarma mesmo com a chave ainda ligada.

 

Obrigado pela atenção galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma das alternativas ai é usar um diferenciador alimentando um transistor, que aciona o relé, quando alimentado, por um tempo suficiente para que o capacitor desse diferenciador se carregue.

Essa alternativa pode ser usada se esse tempo não necessitar ser assim tão preciso..

Caso tenha de adotar um tempo mais preciso, use um 555, montado como monoestável, assim:

Power%20on%20delay_zpsgbzon82n.jpg

 

O relé opera direto ao ligar e vai se desligar transcorrido o tempo t = 1,1 x R x C

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

se é adpeto ao minimalismo e gosta de simplifcar a vida, seja bem vindo ao meu mundo. Sinta isso:

 

Ingredientes:

-um push button aff! interrruptor de campainha

-12V

-capacitor chute 1000uF

-relé 12V - a resistência da bobina deve dar uns 400R

 

Receita

-solde o capacitor em paralelo com a bobina do relé

-solde o interruptor em série com 12V e bobiina/capacitor

 

Como se servir

-aperte e solte o botão

-a carga do capacitor deve manter alguns segundos o contato fechado

-descarte a matemática

-troque o capacitor ou coloque resitor em paralelo pra ajuste do tempo

 

Doeu?

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se é adpeto ao minimalismo e gosta de simplifcar a vida, seja bem vindo ao meu mundo. Sinta isso:

 

Ingredientes:

-um push button aff! interrruptor de campainha

-12V

-capacitor chute 1000uF

-relé 12V - a resistência da bobina deve dar uns 400R

 

Receita

-solde o capacitor em paralelo com a bobina do relé

-solde o interruptor em série com 12V e bobiina/capacitor

 

Como se servir

-aperte e solte o botão

-a carga do capacitor deve manter alguns segundos o contato fechado

-descarte a matemática

-troque o capacitor ou coloque resitor em paralelo pra ajuste do tempo

 

Doeu?

 

abç

 

Olá Isadora!

 

Fera como sempre kkk!

 

Sou adepto da simplicidade também. Eu já tinha pensado nessa do capacitor, na verdade é basicamente isso que quero fazer... porém... a energia não pode ser interrompida depois de ligado, este é o desafio hehehe.

 

Vou explicar:

 

Tenho um motor trifásico que quero colocar para trabalhar na rede mono. O conceito e funcionamento são simples, basta pegar uma das duas fases (rede 220v) e acionar a terceira do motor usando um capacitor em série por cerca de 3 segundos só para dar o start, depois disso tenho que interromper a "terceira fase", desta forma o motor continua a girar "normalmente" com apenas duas fases. Fica mais fraco e esquenta mais... é lógico. Outro ponto importante é que o motor aciona automaticamente, ou seja, não posso apertar o botão starter para simular a terceira fase.

Daí vem a necessidade de utilizar um circuito SIMPLES (hehehe) que estará ligado exatamente na alimentaçõo do motor, ou seja, assim que for energia para o motor, o relé arma e após o tempo de início do motor o relé interrompe a terceira fase.

 

Porque não troco por um motor mono? Não gosto de me desviar dos desafios, prefiro vencê-los. Uma vez estava fazendo um aplificador, surgiu uma dúvida e perguntei em um forum, o camarada foi e disse: se você quer quer um amplificador não seria mais fácil e mais barato comprar um? kkkkkkkkkkk ESTE FOI O conselho DE UM "HOBBISTA"... Uai!!!! Eu quero é fazer a bagaça!!!! É o que os "hobbistas" fazem!

 

Quanto ao 555, até tenho um esquema aqui, mas quero mais simples ainda, como no exemplo da Isadora.

 

Estou tentando fazer aqui um transistor interromper a corrente através de um divisor na base, mas não estou sabendo esquematizar o divisor com capacitor, tá dando um nó no cérebro kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

neste caso coloque o capacitor em série com a bobina do relé - onde estaria o push button. Tipo assim:

[+]----[1000uF]----[bobina]----[-]                |            |                |            |                ----|<--------

o diodo é pra descarregar + rápido ao desligar

Bom, eu só faria isso se tivesse um motor elétrico trifásico de graça - pra não ter que comprar um bi. Além do problema que você já disse, ele vai ficar + fraco. Mas enfim, cada mania com seu lôco

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

neste caso coloque o capacitor em série com a bobina do relé - onde estaria o push button. Tipo assim:

[+]----[1000uF]----[bobina]----[-]                |            |                |            |                ----|<--------

o diodo é pra descarregar + rápido ao desligar

Bom, eu só faria isso se tivesse um motor elétrico trifásico de graça - pra não ter que comprar um bi. Além do problema que você já disse, ele vai ficar + fraco. Mas enfim, cada mania com seu lôco

abç

 

Ok!

Esta parte eu tenho, o problema é o PUSH BUTTON... Como eu disse, não pode ser manual, o motor deve ligar sozinho quando for energizado de forma automática. O motor é para tocar uma máquina de mistura de líquidos (antiga), tem um relé temporizador que aciona o motor várias vezes. Porém, não temos rede trifásica, fiz o teste em mono e funcionou, inclusive o fato do motor ficar mais fraco não alterou no resultado final, já que tem motor demais para a função.

 

No resumo da palavra, preciso fazer um push button eletrôncio bem minimalista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Meu querido não precisa do push button. É automático. Os  [+] e o [-] são representação da sua fonte 12V que deve ser ligada simultaneamente com seu motor. mas isso é fácil pra você entender né??! ou não?? Tá bom, entendeu.

A teoria:  ao ligar, o capacitor está descarregado quase um curto e aciona o relé por tempo R da bobina * C 1000uF ou algo assim. O relé mantém o contato até uns 8V. Se quiser ir mais fundo, tem até uma matemática com logarítimo e tal pra você calcular o tempo direitin tipo o tempo que o capacitor leva pra carregar com 4V (12-8) mas esta não me pertence mais.

 

Ei ... acho que coloquei o diodo no lugar errado. É em paralelo com capacitor. Na dúvida, coloque os dois...

[+]-o--[1000uF]--o-[bobina]--o-[-]    |            |           |    |            |           |    ----|<-------o----|<------

Resumindo: quando o capacitor carregar com 4V e o relé com 8, desliga seu starter

Entendeu ou quer que eu DESENHE? kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu querido não precisa do push button. É automático. Os  [+] e o [-] são representação da sua fonte 12V que deve ser ligada simultaneamente com seu motor. mas isso é fácil pra você entender né??! ou não?? Tá bom, entendeu.

A teoria:  ao ligar, o capacitor está descarregado quase um curto e aciona o relé por tempo R da bobina * C 1000uF ou algo assim. O relé mantém o contato até uns 8V. Se quiser ir mais fundo, tem até uma matemática com logarítimo e tal pra você calcular o tempo direitin tipo o tempo que o capacitor leva pra carregar com 4V (12-8) mas esta não me pertence mais.

 

Ei ... acho que coloquei o diodo no lugar errado. É em paralelo com capacitor. Na dúvida, coloque os dois...

[+]-o--[1000uF]--o-[bobina]--o-[-]    |            |           |    |            |           |    ----|<-------o----|<------

Resumindo: quando o capacitor carregar com 4V e o relé com 8, desliga seu starter

Entendeu ou quer que eu DESENHE? kk

 

Ta legal !!!

 

Este principio do capacitor se tornar circuito aberto para CC é ótimo, foi minha primeira tentativa, pois durante a carga a corrente tem que circular... Mas abandonei porque não dava de forma alguma  kkkkkkk. Agora que você desenhou foi que percebi meu erro, fonte 12v e relé 12v, porque ele nunca armava durante a carga do capacitor? Ora!!!!! Não tinha tensão o suficiente kkkk, taquei uma fonte de 18v e o bicho armou bonito! Capacitor de 2200 deu o tempo certo que preciso.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estava tentando, fazer a mesma coisa, desarmar um rele apos um tempo, a ideia do capacitor funciona, mas o problema é descarrega-lo, nao consegui com diodo, nem serie nem paralelo, com resistor em paralelo no capacitor consegui alguma coisa, com 700 ohms pra mais, para nao acionar o rele diretamente, porém demora muito para descarregar o capacitor, para poder acionar novamente, alguem tem alguma ideia ?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...