Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Simétrica usando 2 (duas) fontes DC


patrix

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Estou com uma dúvida, montei um amplificador de áudio de 80w, e necessito de uma fonte simétrica. 
Olhando pela net, verifiquei que é possível montar uma fonte simétrica utilizando duas fontes DC conforme imagem no anexo.

Minha dúvida é:

Será necessário algum circuito entre as fontes e  alimentação do amplificador, ou ligo direto?

Medi as saídas, e apresentam - +17.9v  0v  -18.4v

post-294546-0-10018800-1426175872_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade são duas fontes de notebook de 19V e 3,2amp, como vi que o TDA7295 aceita uma tensão de 18 - 40 v e estou sem um trafo para testar, decidi utilizar este meio.

Mas e referente às medições? Está apresentando +17.8 - 0 - -18,4v, interfere em alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para dar um parecer. Funcionou muito bem!

Fica a dica pro pessoal que está sem um trafo, em utilizar fontes dc para alimentar amplificadores ou fazer testes, assim como eu.

O TDA já possui por característica baixo ruído, mas mesmo não fornecendo a tensão e corrente necessária surrou dois falantes bravox de 4ohms e 40rms. O som sai limpo e cristalino.

Apenas com relação ao dissipador de calor, precisa ser bom, pois este ci dissipa muito calor.

Agradeço a todos que me ajudaram com suas respostas.

Um grande abraço a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Desculpem, mas vou jogar um balde de água fria em vocês!

Essas fontes não são apropriadas para áudio. Foram projetadas para fonte de alimentação de computadores. A diferença entre uma fonte de áudio e uma de uso geral é a qualidade da tensão. Numa fonte de uso geral a presença de ruidos não é muito considerada, basta não ultrapassar os limites.

Numa fonte de áudio, a qualidade do Vcc tem que ser ótima, sem ruido de qualquer espécie para não ferrar com o som.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Essas fontes não são apropriadas para áudio. Foram projetadas para fonte de alimentação de computadores.

Sim, tem razão.

Porém algumas dessas fontes são tão bem feitas que ao ligar um amplificador nelas não se nota diferença nenhuma.

1 hora atrás, Aderlan da silva amaro disse:

Olá, eu comprei um amplificador de 100w com tda 7294, que precisa de uma fonte simétrica +_18 a +_36, se eu fizer o mesmo que o colega patrix, vou conseguir ligar meu amplificador, mim ajudem ai por favor...

Sim, vai.

Mas se as fontes forem de 19V não vai ter 100W de saída, como já foi dito. E cabe que sejam de boa qualidade, senão não temos som que preste. Se for só pra "fazer barulho" tá valendo qualquer coisa.

 

Tome cuidado com a polaridade, se tiver aterramento na tomada arranje um jeito de deixar sem e se a carcaça das fontes for de metal não deixe que uma encoste na outra.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...