Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
gilmar splitt

fórmula circular em orçamento doméstico

Recommended Posts

Boa noite, pessoal.

Sou iniciante no Excel e estou com dificuldade em criar uma fórmula numa planilha de orçamento doméstico mensal bem simples que estou montando.

Resumo: na célula A2 há o valor da previsão de gasto mensal (só entro com esse valor uma vez, não mexo mais). Na célula C2, digito o valor cada vez que eu fizer um gasto. E na célula B2  deve ser inserida a fórmula que dará o saldo do que me sobrou. Detalhes: o valor da célula A2 não deve ser modificado. O valor da célula B2 será sempre o último registrado. 

Vai a planilha anexa.

dúvida orçamento excel.xlsx

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Gilmar

Seja bem-vindo ao fórum!

Você deu exemplo com células fixas, então a fórmula na B3 pode ser =A3-C3

Agora se você irá digitar dados nas outras linhas de cada coluna a situação é outra.

Se for esse o caso você deveria ter dado exemplo com mais dados, para entendermos o resultado esperado.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente, não é exatamente o de que preciso. A fórmula apresentada vai modificar o valor de A3, que quero manter sempre constante. Pensei em colocar na célula B3 a fórmula =B3-C3, mas, nesse caso, o resultado vai ficar em cima da própria célula B3, criando uma referência circular. Para eliminar esse erro, a ajuda do Excel recomenda limitar o número de vezes em que a fórmula deverá ser recalculada, para não criar um looping infinito (ir em "arquivo/opções/fórmulas/opções de cálculos/habilitar cálculo interativo para o máximo de interações em 1 vez"). Funciona para quebrar o looping, mas, acontece que, na primeira vez, tem que pegar o valor de A3-C3, já que B3 não terá nenhum número ainda. A partir do segundo registro em C3, a fórmula B3-C3 funciona. Então, pensei em criar uma função condicional, tipo: se B3 está vazio ou, sei lá, não tem um valor numérico, então faz A3-C3; senão, daí em diante faz B3-C3. Para isso, tentei =SE(B3=0;A3-C3;B3-C3). Só que não funcionou. Talvez porque eu tenha montado a fórmula de maneira errada. Mas acredito que a lógica seja essa.

Não sei se me fiz entender. Poderias me ajudar?

Muitíssimo grato.

gilmar splitt

Pessoal, acabei retestando minha própria fórmula e vi que deu certo. Talvez numa primeira tentativa eu tenha digitado algo errado. Enfim, aos trancos e barrancos, consegui eu mesmo resolver o problema. Agora, preciso de ajuda para a seguinte questão: se eu digitar o valor errado em C3 e voltar na flechinha de "desfazer", o cálculo em B3 não desfaz junto. Tem como resolver isso?

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente, não é exatamente o de que preciso. A fórmula apresentada vai modificar o valor de A3, que quero manter sempre constante. Pensei em colocar na célula B3 a fórmula =B3-C3, mas, nesse caso, o resultado vai ficar em cima da própria célula B3, criando uma referência circular. Para eliminar esse erro, a ajuda do Excel recomenda limitar o número de vezes em que a fórmula deverá ser recalculada, para não criar um looping infinito (ir em "arquivo/opções/fórmulas/opções de cálculos/habilitar cálculo interativo para o máximo de interações em 1 vez"). Funciona para quebrar o looping, mas, acontece que, na primeira vez, tem que pegar o valor de A3-C3, já que B3 não terá nenhum número ainda. A partir do segundo registro em C3, a fórmula B3-C3 funciona. Então, pensei em criar uma função condicional, tipo: se B3 está vazio ou, sei lá, não tem um valor numérico, então faz A3-C3; senão, daí em diante faz B3-C3. Para isso, tentei =SE(B3=0;A3-C3;B3-C3). Só que não funcionou. Talvez porque eu tenha montado a fórmula de maneira errada. Mas acredito que a lógica seja essa.

Não sei se me fiz entender. Poderias me ajudar?

Muitíssimo grato.

gilmar splitt

Pessoal, acabei retestando minha própria fórmula e vi que deu certo. Talvez numa primeira tentativa eu tenha digitado algo errado. Enfim, aos trancos e barrancos, consegui eu mesmo resolver o problema. Agora, preciso de ajuda para a seguinte questão: se eu digitar o valor errado em C3 e voltar na flechinha de "desfazer", o cálculo em B3 não desfaz junto. Tem como resolver isso?

Valeu.

Manda a planilha do jeito que está agora que eu tento deixar como você quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Gilmar

O problema é que você, ao invés de demonstrar o que você deseja fazer, você quer tentar mostrar a solução.

Como eu não entendi, fui no chutômetro.

você deveria postar a planilha com mais dados, demonstrando o resultado esperado, sem fórmulas, explicando o objetivo.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa se não fui claro. Achei que a planilha que anexei, com o problema, falasse por si própria.

Vou tentar simplilficar, imagine que eu ganhe 500 reais por mês e queira ir debitando desse valor todas as compras que eu vou fazendo no meu dia-a-dia, para ter sempre visível o saldo que me resta para gastar até o final do mês.

Abro uma planilha em branco: em A1 insiro um valor fixo (por exemplo, meu salário de 500 reais), que não deve ser alterado. Em B1, há uma fórmula a ser montada, que dará sempre o que me resta de dinheiro, e em C1, vou inserindo meus gastos diários. Como quero sempre lembrar qual foi o último valor que anotei em C1, ele deve estar lá, visível, até que eu insira outro valor nessa célula.

Raciocinei certo, mas não domino o Excel, então, provavelmente cometi algum erro de sintaxe da fórmula. Consegui corrigir e chegar ao resultado esperado.

Resta agora um detalhe: se eu digitar errado um gasto em C1, automaticamente o cálculo em B1 será realizado e não há como voltar, a não ser limpando toda a célula B1, junto com a fórmula ali inserida. Pelo menos eu não sei como. Ou seja, consigo limpar C1 e reinserir o valor correto, mas haverá um novo cálculo em B1, porque o valor anterior - errado - permaneceu.

Preciso, então, consertar isso: quando eu errar em C1 vai acontecer um resultado indesejado em B1. Posso voltar o valor errado (na flechinha "desfazer digitação ou Control Z), mas o cálculo em B1 não volta. Por exemplo: tenho 500 reais e gastei 100, sobrando 400. No outro dia gastei 50, mas digitei por engano 40. O cálculo em B1 fica 360 (400-40). Eu volto na flechinha e insiro o valor real (50). Beleza, mas lá na célula B1 permanece o valor de 360 e é feito um novo cálculo, subtraindo os 50 que digitei por último, dando 310,(400-40-50) quando o esperado seria 350 (400-50). Esse é problema que preciso resolver agora.

Obrigado a todos que puderem ajudar.

gs

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso, então, consertar isso: quando eu errar em C1 vai acontecer um resultado indesejado em B1. Posso voltar o valor errado (na flechinha "desfazer digitação ou Control Z), mas o cálculo em B1 não volta. Por exemplo: tenho 500 reais e gastei 100, sobrando 400. No outro dia gastei 50, mas digitei por engano 40. O cálculo em B1 fica 360 (400-40). Eu volto na flechinha e insiro o valor real (50). Beleza, mas lá na célula B1 permanece o valor de 360 e é feito um novo cálculo, subtraindo os 50 que digitei por último, dando 310,(400-40-50) quando o esperado seria 350 (400-50). Esse é problema que preciso resolver agora.

Para corrigir entre com valor igual ao inserido por engano porém como valor negativo. No seu exemplo, após ter inserido 40 insira -40.

No lugar da fórmula que provoca Referência Circular se quiser testar outro tipo de solução utilizando macro veja o tópico do link abaixo.

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1109390-sequencia-num%C3%A9rica-em-celula/

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais