Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Externo versus Mídias de DVD


Visitante
Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Gostaria de uma opinião.

 

Tenho um backup extenso com várias coisas gravadas em mídias de DVD que já me acompanham há pelos menos uns oito anos, as mais antigas. Porém, mídias ocupam espaço físico demais e imagino que daqui um tempo não vou ter lugar pra guardar tanta coisa.

 

Pensei então em comprar HD's Externos e transferir esses dados, mas fiquei na dúvida. Pensando em muitos anos futuros, um HD Externo bem cuidado pode durar mais do que mídias de DVD, tb bem cuidadas?

 

Qual a vida útil de um HD Externo e de uma mídia de DVD de primeira linha?

 

Alguma sugestão de melhores marcas de HD's?

 

Obrigada. ^_^;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se forem coisas do tipo fotos de família, para guardar por várias décadas é complicado, porque as interfaces vão mudando e a sua mídia se torna obsoleta.

Por exemplo: hoje já é bem difícil recuperar dados de alguns discos IDE de 1986 e são apenas 29 anos.

O problema é a incompatibilidade, nenhum dispositivo moderno tem como se conectar a um desses discos de 1986.

Daqui a 30 anos, talvez os seus netos não consigam acessar o que você guardou com tanto cuidado, porque não vai existir um equipamento compatível para ler o que foi gravado.

Sugiro gravar em mídias de maior capacidade (por ex.: discos Blu-Ray) e ir transferindo para novas mídias, conforme o tempo passa e novas tecnologias vão surgindo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Wal,

 

Muito obrigada pela resposta. Eu pensei nisso tb. Pior q eu dei uma bobeira master quando troquei meu desktop há dois anos atrás. Coloquei um drive de DVD e não um de Blu-ray. Mas você acha q hds externos é uma opção pior q mídias de DVD ou Blu-ray?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá Wal,

 

Muito obrigada pela resposta. Eu pensei nisso tb. Pior q eu dei uma bobeira master quando troquei meu desktop há dois anos atrás. Coloquei um drive de DVD e não um de Blu-ray. Mas você acha q hds externos é uma opção pior q mídias de DVD ou Blu-ray?

Acho que o HD não é pior, mas é muito mais sensível e complicado para armazenar, além do investimento inicial alto.

Se um HD cair no chão, de 1 metro de altura, você perde tudo o que está dentro dele e dificilmente consegue recuperar. 

Para algo que você espera que dure décadas e passe pelas mãos de várias pessoas, não é uma boa opção.

Sem contar que a interface USB dele, daqui a 30 anos pode ser que ninguém mais nem se lembre o que era.

A mídia Blu-Ray é mais barata e você pode ir atualizando, quando sairem mídias melhores e de maior capacidade.

Pense que nenhum dispositivo de armazenamento atual vai continuar atual daqui 20 ou 30 anos, então você tem que ir atualizando com o tempo e não fazer um investimento inicial muito alto.

 

Espero ter ajudado.

Se ajudou, clique em "curtir".

Se considera resolvido, clique também em "Resolvido".

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já disseram, creio que a palavra chave seja mesmo migração de mídias. Quando eu gravo em alguma mídia, estou sempre imaginando que num futuro próximo estarei migrando aqueles dados para um meio de armazenamento mais avançado, de maior capacidade. Ou seja, eu encaro essas mídias óticas como um meio temporário para guardar os meus dados.

 

E isso realmente acontece na prática. Por exemplo, eu venho da época do disquete de 3.5 e 5.25 e simplesmente tinha centenas deles (a maioria com programas/jogos). Depois, gravar em um CD passou a ser uma realidade e a tendência era que esses discos flexíveis caíssem em desuso. Foi o que aconteceu. Tratei de gerar imagens de todos os meus disquetes para gravá-las em CD (deu um trabalho...). E assim por diante. Agora é a vez do DVD. Tenho aos poucos gerado imagens dos meus CD-R's antigos para guardá-las em DVD. Com isso, vou ganhando espaço físico e preservo os meus arquivos.

 

 

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é o LNV  diz que vem do tempo dos disquetes. Eu também, e do VHS. Depois de passa-los para DVD salvei em HD (dois de 500 Gigas ao invés de 1 de 1 Tera). Por precaução guardei os DVDs. Tenho uma caixa de sapatos cheia deles. Anda por precaução tenho dois DVD players em bom estado, assim como um VCR. Mais pra frente vou ver o que aparece. Ainda não me sinto confortável para guarda-los nas nuvens.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, a melhor sugestão é um velho ditado quando se fala em backup:

"Quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhum".

POr isso, amazene suas informações em mais de um local, coloque em HD e DVD. ou Coloque em Blu Ray e na Nuvem, ou quem sabe em SSD e no Gmail... etc..

O importante é manter a informação sempre em dois locais, se uma der problema, você tem como recuperar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...