Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Daxio

RESOLVIDO Placa mãe temperatura muito alta

Recommended Posts

Olá pessoal queria saber por que minha placa mãe está em 75º ocioso e não diminui, e meu PC não é tão antiga, eu coloquei uma placa de vídeo nova, 9800GT 1gb 256bits e a temperatura dela é boa, a do processador até que é normal, ocioso, mas ja ta meio alta... (é cooler box), ou seja, o cooler é antigo, mas o problema real é na placa mãe, será que é por causa da fonte que é genérica, e provoca calor na placa mãe assim tão alto?

ou não tem nada a ver?

o que pode ser na real?

Placa mãe: 70-80º ocioso.

Placa de vídeo: 45-55º Ocioso.

Mem.RAM: 35-40º Ocioso.

HD: 35+ Ocioso.

Processador: 40º + Ocioso (raro quando diminui).

Ouvi dizer que pode ser a FONTE ANTIGA/GENÉRICA?

Obs: formatei o PC agora pouco, uso ccleaner e ASC PRO.

Obrigado.

Se a categ. estiver errada, me desculpem, eu estou apavorado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

Informe as configurações da máquina, como obteve essas temps, pelo Bios ou com algum programa?

Compartilhar este post

Link para o post

É a temperatura do chipset? Se for, provavelmente é porque ele tem só um dissipadorzinho. O meu ficava em 71 em idle, e quase 90 quando jogava. Botei um coolerzinho de memória (20 reais) que vem com dissipador, agora fica em 50 idle e não passa dos 70 quando jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá

Informe as configurações da máquina, como obteve essas temps, pelo Bios ou com algum programa?

Obtive com o programa chamado Speccy e pela BIOS marca o mesmo da placa mãe...

As config. não sei direito, por que na verdade é do meu irmão.

Placa mãe: ???

Processador: Quad Core 3.0 GHz

RAM: 4GB ddr2 (pentes novos)

HD: 500GB

Fonte: 500w (penso que seja genérica)

Placa de vídeo: Geforce 9800GT 1GB 256bits

É a temperatura do chipset? Se for, provavelmente é porque ele tem só um dissipadorzinho. O meu ficava em 71 em idle, e quase 90 quando jogava. Botei um coolerzinho de memória (20 reais) que vem com dissipador, agora fica em 50 idle e não passa dos 70 quando jogo.

mmm, valeu, mas talvez possa ser a fonte? No caso, acho que é genérica, ele tem a muito tempo ela (5anos) mais ou menos.

E eu vi vários pessoas com problemas similares dizendo que poderia ser a fonte, mas ele não quer comprar e só perder dinheiro. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Me diga ***COMO*** uma fonte genérica pode causar aquecimento especificamente só no chipset? :D

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, para começar isso do chipset não é normal, aconselho a retirar o dissipador e raspar aquela cera rosa que ele trás (fazer o mesmo ao chipset com cuidado!) depois disso, colocar um pouco de massa termica nova de preferência uma sem que a base seja de prata porque pode entrar em curto circuito se nao souber colocar! Faça o mesmo ao processador e Grafica! Apos isso de uma limpadela aos dissipadores retirando todo o pó das ventuinhas e dos frisos de aluminio. e sim sua fonte é uma generica com compunenetes de baixa qualidade que vão acabando por queimar a placa grafica e a motherboard etc.. se não for substituida, alem disso fontes genericas nunca chegam á potencia rotulada esses 50W são falsos! Compre uma boa, vou colocar aqui 3 marcas boas de fontes, Corsair 450 W , Nox urano 600W , termaltake 560 W e umas que são pouco conhecidas as xilence 580 W que são optimas para gaming!!! Mais alguma duvida poste aqui no forum. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, para começar isso do chipset não é normal, aconselho a retirar o dissipador e raspar aquela cera rosa que ele trás (fazer o mesmo ao chipset com cuidado!) depois disso, colocar um pouco de massa termica nova de preferência uma sem que a base seja de prata porque pode entrar em curto circuito se nao souber colocar! Faça o mesmo ao processador e Grafica! Apos isso de uma limpadela aos dissipadores retirando todo o pó das ventuinhas e dos frisos de aluminio. e sim sua fonte é uma generica com compunenetes de baixa qualidade que vão acabando por queimar a placa grafica e a motherboard etc.. se não for substituida, alem disso fontes genericas nunca chegam á potencia rotulada esses 50W são falsos! Compre uma boa, vou colocar aqui 3 marcas boas de fontes, Corsair 450 W , Nox urano 600W , termaltake 560 W e umas que são pouco conhecidas as xilence 580 W que são optimas para gaming!!! Mais alguma duvida poste aqui no forum. 

Valeu parceiro, valeu mesmo pelas dicas.

Me diga ***COMO*** uma fonte genérica pode causar aquecimento especificamente só no chipset? :D

Não sei, essa é minha dúvida, se não pode ajudar, não faça uma pergunta tosca que nem essa.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte genérica pode fazer o chipset esquentar devido ao chipset não so controlar a memoria ram, processador e entradas e saídas da motherboard, mas sim também controlar a tensão que entra e sai para os circuitos da própria motherboard, processador e sockets de memorias, logo se a fonte for genérica os chave adores conhecidos por MOSFETS de alimentação se esforçam para manter a tensão constante a 12 v , 5 v e 3.3 v , pois a fonte genérica tem tendência a suas saídas serem inferiores a essas voltagens logo a fonte genérica em vez de 5 dá 4,3 v os 12 dá 10,98v ou 11,45 v e os 3.3 dá na realidade 2,3 v ou 2,9 v isso esforça os componentes de alimentação fazendo esquentar até danificar devido a calor e esforço intenso, se precisar de mais dicas posso esclarecer sou do ramo de electrónica conheço todos os circuitos e componentes de uma placa eléctrica, também abranjo electricidade industrial e de casas , reparação de maquinas pesadas e mecânica  :P OBs sou formado em electrotécnica e sou electricista profissional com cédula inscrita!. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei, essa é minha dúvida, se não pode ajudar, não faça uma pergunta tosca que nem essa.

Essa também era a minha dúvida. E minha pergunta não foi tosca, favor não agir como "piá" que se acha gurizão e tem que (tentar) afirmar pra todos que é o machão do pedaço. Me poupe desse tipo de atitude.

@DevilMovies, muito boa a sua explicação!

Compartilhar este post

Link para o post

De nada amigo estarei sempre aqui para ajudar . Adquiri estes conhecimentos ao longo dos anos devido a ter curiosidade sobre o funcionamento das coisas, aconselho tambem a fazerem o mesmo claro que ao inicio ate ganahrem esperiencia irão danificar algum material portanto comecem a fazer as coisas com coisas que nao estão em uso e que provavelmente servem para deitar fora. Um abraço .

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

De nada amigo estarei sempre aqui para ajudar . Adquiri estes conhecimentos ao longo dos anos devido a ter curiosidade sobre o funcionamento das coisas, aconselho tambem a fazerem o mesmo claro que ao inicio ate ganahrem esperiencia irão danificar algum material portanto comecem a fazer as coisas com coisas que nao estão em uso e que provavelmente servem para deitar fora. Um abraço .

Okay ;) valeu, pessoa como você que se dedica a ajudar é muito legal, e sempre vai ganhar a gratidão e apoio de todos, valeu mesmo! Pessoas como você que querem ajudar e não aparecer . . . o mundo está cheio de gente falando porcarias na internet, que é a forma mais fácil, dá tempo de pensar no que escrever né...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, mas eu não tenho muito dinheiro pra ficar danificando peças :P Gosto mesmo é de mexer em software.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais