Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potência de áudio RMS e PMPO não existe? Como se mede essa potência?


Posts recomendados

Aparelhos de som ainda estão no começo. Vão evoluir muito.

Está vindo por aí, aparelhos de som que criarão realidade virtual do áudio dentro de casa. 

 

Ao ligar o aparelho e fechar os olhos, vocês não notarão nenhuma diferença de estar num Show ao vivo e estar em casa sentado num sofá.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparelhos de som ainda estão no começo. Vão evoluir muito.

Está vindo por aí, aparelhos de som que criarão realidade virtual do áudio dentro de casa.

Ao ligar o aparelho e fechar os olhos, vocês não notarão nenhuma diferença de estar num Show ao vivo e estar em casa sentado num sofá.

Eu nao acredito que isso vá acontecer... Hehehe num show ao vivo, estilo Rock in Rio, é outra coisa hehehe

1 delas é que os aparelhos de som domesticos apostam em sistema stereo, surround etc... Num show é mono, ou seja, o que voce sente no som é uma baita de uma potencia que treme todo o ambiente, da ordem de centenas de kilo watts, toda aquela energia da galera, o espetaculo de luz... Do cantor...

Agora pare pra pensar, somente no audio, num show é mono Mas com uma potencia altissima, somente isso.. Nao tem o que ser igual...

Agora em termos de fidelidade, pra sentir vomo se estivesse ouvindo a voz original do cantor saindo da boca dele, basicamente é investir em varios canais, fidelidade de reproducao os amplificadores ja estão na perfeicão, agora os transdutores.... Esses tem o que melhorar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem muita haver com isso que você disse rsrsrs. 

 

Você se esquece que o barulho da multidão gritando também faz parte do Show. Das reflexões do áudio nas paredes.. Em fim. De todo o áudio e barulho que tiver..

 

Já fizeram isso ma laboratório. porém requer mais de 60 canais.

Não são simples amplificadores. É um sistema de processamento potente que faz os alto-falantes emitirem sons nos momentos certos, e nas frequências certas.

 

O sistema também identifica onde os ouvintes estão, para poder fazer reajustes na projeção do áudio  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem muita haver com isso que você disse rsrsrs.

Você se esquece que o barulho da multidão gritando também faz parte do Show. Das reflexões do áudio nas paredes.. Em fim. De todo o áudio e barulho que tiver..

Já fizeram isso ma laboratório. porém requer mais de 60 canais.

Não são simples amplificadores. É um sistema de processamento potente que faz os alto-falantes emitirem sons nos momentos certos, e nas frequências certas.

O sistema também identifica onde os ouvintes estão, para poder fazer reajustes na projeção do áudio

Nao entendi o que você quis dizer... Oras, num show o ambiente e aberto, nao tem parede, só existe um mar de pessoas que absorverao as ondas sonoras...

Toda aquela energia das pessoas e do cantor, os efeitos do show, nao podem ser reproduzidos em uma sala! Hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bolas de som criam ambiente acústico 3D

Engenheiros coreanos criaram um novo sistema de processamento de áudio que melhora consideravelmente a atual tecnologia de efeitos acústicos 3D.

Efeitos de áudio 3D podem ser produzidos por alto-falantes estéreo, alto-falantes de som surround, matrizes de caixas de som, e até mesmo em fones de ouvido.

Essencialmente, essa tecnologia gera uma ilusão para os ouvintes que os sons estão sendo produzidos no espaço 3D em torno deles, geralmente no espaço fora das caixas de som.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bolas-som-ambiente-acustico-3d&id=010150121226



Sistema de som 15.x projeta música tridimensional

Por mais orgulhoso que você possa estar do seu recém-adquirido "home theater" ultramoderno, basta ir a um concerto ao vivo para ver que a tecnologia do som ambiente ainda tem muito espaço para melhorias.

O pesquisador alemão Günther Theile estava tão certo disso que idealizou um sistema de som tridimensional, onde a localização de cada fonte de som pode ser definida com precisão.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sistema-som-15-x-projeta-musica-tridimensional&id=010150130819


Caixa acústica inteligente com 12 alto-falantes faz projeção de som

Imagine poder escutar o som de um instrumento musical, executado através de uma projeção sonora, com a mesma qualidade obtida se o músico estivesse tocando ao seu lado, no mesmo ambiente.

Essa realidade já existe e foi desenvolvida pelo pesquisador Alexander Mattioli Pasqual, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=caixa-acustica-inteligente-projecao-som&id=010110100401
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

Eu também acredito nisso, afinal trata-se apenas de simular várias fontes de som com diferenças de fases e amplitudes.

Não sei se vocês assistiram num dos canais Discovery sobre o problema que a Harley-Davidson teve ao construir a sua nova moto utilizando o motor da Porshe. Os engenheiros não conseguiam fazer com que o som emitido fosse o mesmo das antigas motos, que sempre tiveram aquele ronco característico, e então contrataram uma empresa especializada para resolver o problema.

Eles criaram dois paineis , um de cada lado da moto, com centenas de microfones em cada um, e decompuseram todo o som a partir de todos os componentes da moto. Em uma semana apresentaram um relatório que mostrava de onde estavam partindo os vários sons, e quais eram muito diferentes do original. Em menos de um mês a nova moto foi "reconstruida" e passou a ter o mesmo ronco dos outros modelos.

Essa mesma tecnologia pode sim recriar ambientes sonoros onde teremos o mesmo som de um show ao vivo, dentro de nossa sala de estar !

Eu também acho que dentro de 10 anos tudo o que consideramos como fundamental em um excelente sistema de som vai estar totalmente mudado, e em vez de caixas acústicas teremos dezenas ou centenas de emissores sonoros distrubuidos em nossas paredes, e que isso vai deixar no chinelo o que temos hoje em dia.

Logo os processadores DSP terão a potência necessária para decompor o sinal de entrada e remontar em dezenas de saídas diferentes, e considerando as diferenças temporais e de fase em relação à posição em que nos encontramos, de maneira que nossos ouvidos recebam todas essas emissões e recomponha a impressão de um ambiente sonoro idêntico ao da fonte original.

Espero estar aqui para apreciar isso !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

Essa mesma tecnologia pode sim recriar ambientes sonoros onde teremos o mesmo som de um show ao vivo, dentro de nossa sala de estar !

Paulo

O problema é exatamente esse, um show, nao existe stereofonia kkkkkkkk é mono, ninguem sabe a posicao da bateria, do cantor, da guitarra... Etc kkkkkkk

Essa logica só servirá para te envolver em coisas especificas como, musica já produzida, um CD por exemplo, filme...

Ou seja, o artigo se refere na criacao de um ambiente tridimencional, o surround ja faz isso, mas com poucos canais, a logica é aumentar a quantidade de canais para aumentar a precisao de onde vem os sons...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Vou traduzir o que voce quis dizer : tem tanta reflexão que a direcionalidade se perde, inclusive pode parecer que determinado som vem de um lugar totalmente diferente, certo ?

Mas voce está se esqueçendo da coisa mais fundamental : recebemos todos esses sons em nossos DOIS OUVIDOS, e nosso super processador DSP, que alguns chamam apenas de cérebro, percebe as sutis diferenças entre os dois ouvidos e computa as impressões sonoras para que possamos "perceber" acústicamente o ambiente!

Mas discordo sobre o que voce disse da lógica.

Se colocarem um sistema de captura de áudio em uma determinada posição dentro do show, por exemplo em uma cadeira vazia na platéia, é possível capturar todos os sons que os nossos ouvidos iriam perceber, utilizando um sistema de centenas de minúsculos microfones. Isso é o que as tecnologias mais avançadas estão fazendo, e o maior problema atual é como reproduzir todos esses sons de uma maneira que o ambiente sonoro seja reconstruído pelo nosso cérebro de maneira que nos sentiremos "dentro" do show.

Veja os posts sobre diferentes tecnologias do Albert, isso tudo mostra claramente que estamos no limiar de novas tecnologias de reprodução hi-fi.

Eu acredito muito que vou ter o prazer de me sentar em minha sala, ligar o futuro sistema de projeção holográfica de vídeo, e ter a exata impressão que estou assistindo um show ao vivo ! E olha, acho que isso não vai demorar nem 10 anos !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Vou traduzir o que voce quis dizer : tem tanta reflexão que a direcionalidade se perde, inclusive pode parecer que determinado som vem de um lugar totalmente diferente, certo ?

Mas voce está se esqueçendo da coisa mais fundamental : recebemos todos esses sons em nossos DOIS OUVIDOS, e nosso super processador DSP, que alguns chamam apenas de cérebro, percebe as sutis diferenças entre os dois ouvidos e computa as impressões sonoras para que possamos "perceber" acústicamente o ambiente!

Mas discordo sobre o que voce disse da lógica.

Se colocarem um sistema de captura de áudio em uma determinada posição dentro do show, por exemplo em uma cadeira vazia na platéia, é possível capturar todos os sons que os nossos ouvidos iriam perceber, utilizando um sistema de centenas de minúsculos microfones. Isso é o que as tecnologias mais avançadas estão fazendo, e o maior problema atual é como reproduzir todos esses sons de uma maneira que o ambiente sonoro seja reconstruído pelo nosso cérebro de maneira que nos sentiremos "dentro" do show.

Veja os posts sobre diferentes tecnologias do Albert, isso tudo mostra claramente que estamos no limiar de novas tecnologias de reprodução hi-fi.

Eu acredito muito que vou ter o prazer de me sentar em minha sala, ligar o futuro sistema de projeção holográfica de vídeo, e ter a exata impressão que estou assistindo um show ao vivo ! E olha, acho que isso não vai demorar nem 10 anos !

Paulo

Eu nao discorda da tecnologia, de gerar um ambiente tridimencional..

O problema é o show, em filmes e musicas de cd, se eles forem feitos para essa tecnologia, ai sim... Mas a sensacao que vocês querem do show... Isso nunca irao ter numa sala!

Primeiro, que um show, que tem milhares de pessoas, nao se tem estereofonia, é tudo mono!

Todos os audios sao processados e juntados, e depois vão pros amplificadores MONO, que irao tocar em centenas de caixas espalhadas pela area... Todas as unidades irao tocar o mesmo sinal! NAO EXISTE STEREO em um show!

Imagine voce, uma area aberta com milhares de pessoas, se fose stereo, as pessoas de um lado so iriam ouvir um sinal, e o outro lado so iria ouvir o outro sinal... Nao tem logica estereofonia ou "ambiente 3D" no som de um show!

Vou lhe dar um exemplo, você ja deve ter ido em algum show certo? você la no meio de milhares de pessoas, conseguiria destinguir em que posicao a bateria esta? O guitarrista!? A resposta é NAO! Hehehe (oras, o objetivo dessa tecnologia nao seria exatamente a de poder distinguir todas as posições das fontes de audio????? Kkkkk)

Bem o contrario da logica e objetivo dessa tecnologia, que é criar um ambiente tridimencional..

Se num show o audio é SIMPLESMENTE MONO, o que é bom então!? POTÊNCIA, e muita POTÊNCIA!!!

As demais experiencias de um show é toda aquela agitacao... E isso você nao tem numa sala!

voce esta pensando que vai dar pra escutar o som que vem direto dos instrumentos dos caras la do palco kkkk se você estiver no meio do palco, ai sim você tem um som ao vivo e real, mas la no meio da multidao voce so escuta o som dos amplifcadores!!! Que é MONO!

Pra concluir, se o audio que você escuta estando la num show, é um audio simples e mono, então esse mesmo som voce consegue em casa num amplificador comum, mas a potencia de centenas de kilo watts..... Isso nunca! Kkkkk

Sobre o microfone no seu lugar la no show, voce esta certo, ele vai captar o som tridimencional da gritaria kkkk mas so da gritaria....

Bom, então na sua sala você vai ter a gritaria com o efeito tridimencional....

Mas ainda sim vai tar longe de se sentir literalmente lá no show!

Devido as outras experiencias que o show traz, ouvir a gritaria das pessoas ao seu lado é somente 1 das sensacoes que se pode ter num show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

O objetivo não é a direcionalidade, e sim a recriação do ambiente !

Vou seguir a sua lógica :

A diferença de estar em um show e a de reproduzir o mesmo show em casa são apenas as centenas de kilowatts ?

Se for isso, vamos partir para o mais importante para os nossos ouvidos : a pressão sonora que chega até eles, certo ? Afinal, se eu estou em um local que esteja a 64 metros das caixas acústicas, qual é a pressão que está chegando em meus ouvidos ?????

Oras, se a pressão acústica cai 6 dB a cada vez que a distância dobra, vou fazer uma continha : quantos dbs a menos seriam necessários caso eu estivesse a 2 metros das caixas para ter EXATAMENTE a mesma pressão acústica ?

64/2=32/2=16/2=8/2=4/2=2 (ufa) isto dá 5*6= 30db.

Então bastaria usar uma potencia de 2^10 = 1024 vezes menor , e desta maneira se ficarmos em frente a uma caixa acústica, em uma distância de 2 metros, e aplicarmos uma potência de 500 watts, teremos a mesma pressão acústica que temos em um show se estivermos sentados a 64 metros das caixas acusticas tocando numa potência total de 500 kilowatts !

Oras, gozado, eu tenho mais do que 500W de som em meu quarto... Mas nunca tive a mesma impressão que tive quando assiti o Queen em 1986 ( acho que foi esse ano) aqui no Brasil.., mesmo reproduzindo o show..... Falta muita coisa, por mais que mexa no processador de som, volume, equalizador, nunca fica igual, sempre parece totalmente artificial !

O que eu quero mostrar é que em um show, mesmo as diversas fontes serem mono, as reflexões fazem parte do ambiente acústico ! E isso acaba criando um novo som que chega aos nossos ouvidos, muito diferente do som que sai das caixas.

É esse som, com todas as reflexões, que as novas tecnologias querem capturar e reproduzir em nosso ambiente caseiro, de maneira que tenhamos a mesma impressão de que se estivéssemos no show.

Não tem nada a ver se o som que sai das caixas é mono ou de 16 canais diferentes, separados por instrumentos, ou sei lá o que, mas sim, tem a ver com O QUE QUE CHEGA EM NOSSOS OUVIDOS caso estivéssemos no local onde o som está sendo capturado.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

O objetivo não é a direcionalidade, e sim a recriação do ambiente !

Vou seguir a sua lógica :

A diferença de estar em um show e a de reproduzir o mesmo show em casa são apenas as centenas de kilowatts ?

Se for isso, vamos partir para o mais importante para os nossos ouvidos : a pressão sonora que chega até eles, certo ? Afinal, se eu estou em um local que esteja a 64 metros das caixas acústicas, qual é a pressão que está chegando em meus ouvidos ?????

Oras, se a pressão acústica cai 6 dB a cada vez que a distância dobra, vou fazer uma continha : quantos dbs a menos seriam necessários caso eu estivesse a 2 metros das caixas para ter EXATAMENTE a mesma pressão acústica ?

64/2=32/2=16/2=8/2=4/2=2 (ufa) isto dá 5*6= 30db.

Então bastaria usar uma potencia de 2^10 = 1024 vezes menor , e desta maneira se ficarmos em frente a uma caixa acústica, em uma distância de 2 metros, e aplicarmos uma potência de 500 watts, teremos a mesma pressão acústica que temos em um show se estivermos sentados a 64 metros das caixas acusticas tocando numa potência total de 500 kilowatts !

Oras, gozado, eu tenho mais do que 500W de som em meu quarto... Mas nunca tive a mesma impressão que tive quando assiti o Queen em 1986 ( acho que foi esse ano) aqui no Brasil.., mesmo reproduzindo o show..... Falta muita coisa, por mais que mexa no processador de som, volume, equalizador, nunca fica igual, sempre parece totalmente artificial !

O que eu quero mostrar é que em um show, mesmo as diversas fontes serem mono, as reflexões fazem parte do ambiente acústico ! E isso acaba criando um novo som que chega aos nossos ouvidos, muito diferente do som que sai das caixas.

É esse som, com todas as reflexões, que as novas tecnologias querem capturar e reproduzir em nosso ambiente caseiro, de maneira que tenhamos a mesma impressão de que se estivéssemos no show.

Não tem nada a ver se o som que sai das caixas é mono ou de 16 canais diferentes, separados por instrumentos, ou sei lá o que, mas sim, tem a ver com O QUE QUE CHEGA EM NOSSOS OUVIDOS caso estivéssemos no local onde o som está sendo capturado.

Paulo

Concordo com a sua ultima frase!!!

Mas explique melhor, por que 500W numa sala, nao chega nem perto de um show com centenas de kilo watts?

Retire os efeitos de som tridimencional etc, vamos levar em conta apenas a sensaçao de potencia!!

Mas nao é só a potencia que falo, falo de toda as experiencias que você teria la no show, pessoalmente...

Eu prefiria mil vezes ir ao show!

Agora uma pergunta pessoal, pra que 500W em um quarto!!!????? Kkkkkkkkkkk

Eu nao aguento nem 50W kkkkkkkkkkk

Numa vez que eu fui no Hopi Hari, foi num final de ano, e o parque fechava bem mais tarde, pois faziam show a noite.... É um show pequeno... Mas mesmo assim a potencia sonora era absurda... Talvez deveria ter la uns 10kW... Eu fiquei a mais ou menos uns 30m do palco com as caixas...

Fazendo os calculos, só seriam necessarios 10W para fazer o mesmo barulho se eu estivesse a 1m da caixa, aqui no meu quarto, a caixa fica exatamente a 1m de mim, e tenho 50W, e mesmo assim, nao chegou nem perto do que senti la no show!!!!

Qual é a explicacao?

No meu mini system, um pouco mais de 400W, aumento no maximo, os ouvidos arde, chega a ter uma intensidade sonora que machuca os ouvidos, mas mesmo assim nao tive a sensacao.... Qual é a explicacao?

Tem outra também, no show, o ambiente e aberto, ai da pra aplicar os 6dB a cada vez que a distancia dobra... Mas numa sala com paredes... Nao da certo, considerando então no quarto, seriam necessario ate menos que 10W pra produzir a tal intensidade...

Mas sendo bem direto, por que que la no show você escuta uma intensidade confortavel, na faixa dos 105dB, e em casa, num ambiente frchado, com poucos watts ja se consegue pra la de 115dB e mesmo assim nao chega perto da sensacao de um show? Hehehe

.

Uma comparaçao, um raio quando cai, produz uma intensidade sonora relativamente baixa, abaixo da zona de desconforto... Mas voce sente um estrondo grande de mais... Por que? Kkkk enquanto um som em casa que produz intnsidade sonora estão alta na zona de desconforto que ate arde os ouvidos, mas você nao sente a "forca".... Kkkkkkk

Tem explicaçao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Concordo com você, a experiência de um show ao vivo é inigualável, pelo menos hoje em dia.

Mas todas as suas dúvidas tem explicação fácil !

É fácil igualar a pressão acústica via potência, mas repare o seu quarto: as paredes estão próximas, bem como o teto, então o som acaba refletindo várias vezes, gerando um campo acústico com trocentas interferências destrutivas, que voce como bom observador que é já deve ter reparado que basta alterar um pouco sua posição no quarto para perceber um aumento ou diminuição de uma determinada frequência.

Já em um show, as distâncias de possíveis objetos que ajam como refletores é bem maior, o que minimiza essas interferências, fazendo com que o som chegue aos seus ouvidos com menos "modificações".

Repare que quando existe um teto em um show, o pessoal coloca as famosas placas absorvedoras perto do teto, justamente para que não ocorram as reflexões que modificam o ambiente acústico. Já no seu quarto o som reflete nas quatro paredes laterais e no teto.

Outra coisa a se pensar :

Quando voce tem uma gravação de um show, ela é feita direto do som dos amplificadores, ou seja, reproduz o som que SAI das caixas acústicas do show. Esse som, até chegar em voce no show, passa por muitas pessoas, acaba tendo um pouco de reflexões também, e chega em seus ouvidos bem diferente do som que saiu das caixas...

Já em sua casa, como você está relativamente perto das caixas acústicas, e também as paredes estão bem próximas e causam muitas reflexões que chegam com grande amplitude aos seus ouvidos, o som total que seus ouvidos estão percebendo acaba sendo muito diferente do que voce escutou no show ao vivo....

Porisso que eu acredito que essas novas tecnologias de gravação posicional multimicrofones , junto com a reprodução multifontes compensadas por DSP, vai revolucionar, pois imagine um sistema que espalhe dezenas de alto-falantes nas paredes; agora, imagine o sistema se auto-ajustando, onde, semelhante aos sistemas de alta qualidade que temos hoje, voce posiciona um sistema de microfones na sua posição preferida onde você escuta música e o sistema começa a reproduzir sons de várias fontes, vai analizando a recepção nos microfones, e vai fazendo os ajustes de delay, amplitude e reforço de tonalidade, para garantir que o som seja o mais puro possivel no local escolhido.

O que o sistema faz é justamente compensar tudo o que o ambiente influencia no campo sonoro. Hoje em dia, compensamos com apenas cerca de 8 alto-falantes e apenas um microfone. Mas dentro de alguns anos, serão muitos alto-falantes e muitos microfones.

Por enquanto, não tem jeito, não conseguimos nunca ter a mesma sensação de um show. Mas voce ainda vai ver isso resolvido dentro de alguns anos e vai lembrar destas conversas doidas kkkkk !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter qualidade e uma coisa... Agora sensaçao é outra kkkkk

Essa tecnologia pode reproduzir num quarto, uma qualidade de audio perfeita, mas quem vai desfrutar isso? Só os ouvidos!

Num show, as pessoas nao estão nem ai se há pouca ou muita reflexoes, o espirito é outro...

Sobre a diferenca de uma intensidade sonora em um quarto para a de um show voce nao disse hehehe

Mas veja bem, o tal de dB, aumentando 3dB quando a pressao dobra ou caindo 6dB quando a distancia dobra, se refere a percepcao dos ouvidos...

Em casa, um som de 100W ja e capaz de produzir tantos dB para arder os ouvidos, mas seu deslocamento de massa de ar é pouco, muito pouco...

Num show, voce estando a dezenas de metros da caixa, voce ira ouvir um som suave, menos intenso do que o de casa, em dB, mas centenas de kilo watts movimenta uma quantidade de massa absurda!

A diferenca disso é o que eu falei, voce SENTE com o corpo, uma pressao absurdamente alta SEM arder os ouvidos!!! Em casa, voce arde os ouvidos mas nao sente com o corpo...

E nao tente por 1000W em um quarto, ate 100W... Okay... Mais que isso arde os ouvidos! É impossivel!

Num cinema é parecido, a sala é bem grande, dai as caixas ficam a varios metros das pessoas, assim a potencia é bem alta sem arder os ouvidos, provocando a sensacao no corpo que eu falo! Por isso que mesmo com seu home theater nunca chegou perto de uma sala de cinema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

 

Como assim você não sente com o corpo ???? Ué, coloca um bom sub-woofer e voce vai ver o que é sentir com o corpo kkkkk !

 

Eu tenho um baita sub-woofer, daqueles que fazem tremer tudo, até a janela. Ele é o rsponsável pela sensação corporal, pelo baque de vento que se sente quando os graves profundos ressoam, e se chego a menos de 1 metro dele, voce vê até a barra da calça ir para a frente e para trás com os graves. 

Isso é muito simples de se fazer, basta compensar a curva no processador de som para aumentar os sub-graves em baixo volume, e ir diminuindo conforme o volume aumenta. voce tem a toda hora a sensação de pressão sonora, não só no ouvido, mas no corpo também.

 

A intensidade sonora é proporcional à pressão sonora, embora tenham valores diferentes. Mas não se iluda que não dá para ter a mesma intensidade / pressão sonora maior em um quarto do que num show... tudo é uma questão de potência versus distância, ainda mais em um ambiente fechado com muita reflexão... mas nunca vamos conseguir a reprodução fiel do que sentimos e ouvimos no show, pois até a origem do som é diferente, como já disse acima : o que voce eproduz no seu aparelho de som em sua casa é uma cópia do som que sai das caixas acústicas, que no show estão bem longe de voce, mas em sua casa estarão muito perto e com trocentas reflexões .... podemos ter menos potência em casa, mas é muito fácil ter uma pressão absurda tanto no corpo como nos ouvidos, mas esse som todo precisa chegar aos nossos ouvidos COM PUREZA, SEM ALTERAÇÕES causadas pelo ambiente. E claro, não é possível hoje em dia com sistemas comuns.

 

Se voce quiser ter algo um pouco mais puro, pode tentar fazer em sua sala de som um sistema de camara anecóica, que é justamente atenuar todo o som que chega nas paredes para que não haja reflexão. Mas isso é bem caro mesmo hoje em dia. 

 

Ah, sobre o home theather, eu já ví um que bateu todas as salas XD que eu fui até hoje.... tá certo que o cara é milionário e gastou US$ 22.000 nos USA só de equipamento de home, mas o resultado foi fantástico, ainda mais que ele tem um salão só para isso, o cara gastou uma nota reformando esse salão , fazendo tratamento acústico, chapas de cortiça, abafadores... quem sabe um dia eu chego lá kkkkkk ! Na parede frontal o cara term DOIS Subwoofers de 1.5 Kw cada um, com falantes de 15 polegadas, e mais 10 caixas acústicas espalhadas no ambiente, e no meio desse ambiente tem duas poltronas especiais, que dá um conforto incrível, só de sentar lá você já vê uma baita diferença .... É bom ser rico, né ????

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso @aphawk!!!

Pra bater uma sala de cinema, é necessario OUTRA sala de cinema kkkkkkkkkkk

Essa sala do cara por acaso mede 3m x 5m e 3m de altura??? Kkkkkk

Nao vem que nao tem!!!

E nao adianta aumentar o grave, tem que ficar tudo plano, tudo natural... Um som fraco e perto de você, só lhe faz arder os ouvidos, agora um som forte e longe de voce, lhe faz sentir a força sem arder os ouvidos!

Meu amp de 20W faz tremer a janela do meu quarto!!!!

Se seguir a sua logica, o meu som aqui que me da mais dB do que eu estando la no show, equivalesse todos as centenas de kilo watts.... Mas porque nao sinto???

Vou fazer mais uma continha... Mesmo com toda a potencia do show, estando a varios metros, chegaria pra min menos que 110dB.... Uns 105dB.... Ja em casa, com o meu som de 20W, chega pra na ordem de 110dB!!!! Com o minisysten de 400W então, bem mais de 110dB...

Me explica o porque ainda nao me sinto num show????

(O amp reproduz toda a faixa audivel plana)

Se você dobra a potencia, so adiciona 3dB, mas essa regra nao vale para o efeito que as ondas sonoras causam na materia!

200W vai produzir 3dB a mais que 100W

200W vai movimentar 2x mais massa de ar que 100W...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se seguir a sua logica, o meu som aqui que me da mais dB do que eu estando la no show, equivalesse todos as centenas de kilo watts.... Mas porque nao sinto???

Vou fazer mais uma continha... Mesmo com toda a potencia do show, estando a varios metros, chegaria pra min menos que 110dB.... Uns 105dB.... Ja em casa, com o meu som de 20W, chega pra na ordem de 110dB!!!! Com o minisysten de 400W então, bem mais de 110dB...

Me explica o porque ainda nao me sinto num show????

(O amp reproduz toda a faixa audivel plana)

Se você dobra a potencia, so adiciona 3dB, mas essa regra nao vale para o efeito que as ondas sonoras causam na materia!

200W vai produzir 3dB a mais que 100W

200W vai movimentar 2x mais massa de ar que 100W...

 

voce nunca vai se sentir no show, pelo menos levando em conta apenas os componentes físicos ( porque claro que a sensação psicológica é totalmente outra ! ), porque vou repetir pela terceira vez a mesma coisa :

 

No show, voce está longe das caixas, em um ambiente de pouca reflexão.  Na sua casa, seu ambiente tem trocentas mil reflexões, e isso distorçe a naturalidade do som. Além do que o som em tua casa é na teoria o mesmo som que sai das caixas, mas não tem nada a ver com o que chega em seus ouvidos no show ! E o fato de voce ter um amplificador puríssimo não importa quase nada... se não tiver um excelente sistema de transdutores ( leia-se caixas-acústicas ) não vai conseguir passar essa potência e qualidade toda para o ar, que em última análise é quem vai impressionar os seus ouvidos e o teu corpo !

 

Enquanto voce não tiver acesso a uma tecnologia que consiga capturar e reproduzir fielmente o que voce escuta se estivesse lá assistindo o show ao vivo, não será possível, pois o ue temos hoje é imperfeito.

 

Monte um subwoofer de 500W, com subs de 12 ou 15 polegadas, e voce vai entender o que quero dizer com tremer todo o ambiente. Não é um sistema de 20 W que vai fazer tremer tudo e voce sentir o fluxo de ar que vai e volta junto cos os graves.... precisa ter muito mais área de alto-falantes e muito mais potência para movimentar uma grande massa de ar, que vai te dar a sensação física.

 

Caramba, o que que voce não está entendendo ???? Tá parecendo que eu respondo e você não lê ou não está entendendo minha resposta kkkkkkk ! :lol:

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é que nao entendi, 500W em um quarto???? Kkkkkkk suas caixas sao de baixo SPL né? Porque com 20W aqui ja treme a janela!

E doi o ouvido devido ao alto dB!

Mas agora mudando de assunto, essa tecnologia elimina as distorcao que causaria no ambiente fechado?? Como pode eliminar as reflexoes? Essa eu nao entendi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

 

voce está se esquecendo de uma coisa : FAIXA DINÂMICA !!!!!

 

O fato de ter 500W de potência disponível não quer dizer que toca toda hora com 500 w !!!!!

 

Posso estar a ouvindo uma passagem com volume instantâneo de 10 Watts. mas se aparecer um som forte com 40dB acima ( lembre-se que a faixa dinâmica de uma gravação digital passa fácil de 60 dB ...) , quantos Watts serão necessários ????? Mesmo os 500W serão muito pouco para manter a fidelidade, e com certeza vai clipar o som, fazendo ficar ruim ..... !

 

Se você usar um amplificador de 20 Watts, se estiver ouvindo uma passagem que tem som instantâneo de 1 Watt e tiver um súbito aumento de volume em apenas 20 dB, adeus sua fidelidade, vai clipar tudo. Imagine 40 dB !!!!

 

E você ainda se pergunta o porque seu som não chega nem perto de um show ???????? 

 

voce acha que as centenas de KW disponível num show são usadas a todo segundo ???? Não, não são, mas se de repente o contra-baixista vier com um baita grave, tem faixa dinâmica sobrando para reproduzir sem nenhuma dificuldade !!!!

 

Lembra que uma vez conversamos aqui sobre o som que tenho no meu carro, com 4 módulos separados de 400W RMS  cada um ? Se você entrar no meu carro e escutar o sub-woofer entrando de repente, vai pular do banco e sentir os pelos do braço tremerem.... 

 

Voltando ao assunto que o Albert comento, o das novas tecnologias :

 

Sim, ela pretende resolver todas as distorções, espalhando o equivalente a dezenas de caixas acústicas nas paredes, e através de software os sons serão emitidos de maneira que já compensem as reflexões no ponto de escuta escolhido !

 

Mas existem muitas tecnologias evoluindo, algumas usam menos, por exemplo 15 reprodutores apenas. 

 

Mas o verdadeiro segredo será a gravação multimicrofones no ponto onde uma pessoa estaria no show.... isso sim permite recirar o mesmo som que você gostaria de escutar em sua casa, mas apenas no ponto escolhido, isto é, um ponto onde você goste de sentar e escutar, e o sistema irá se recalibrar para isso.

 

Já pensou ????

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao nao @aphawk, voce nao entendeu o que eu quis dizer...

Eu tenho o meu philips de 400W rms e o meu amp de uns 50W, na verdade e de 200, mas estou usando um fonte baixa, dai me limitou em 50W, e ainda estou usando 8R e nao 4, dai caiu pra metade disso...

Uso uma das caixas do philips, as de 200W...

Meu amp, e muito melhor que o minisystem, nem se compara!

Meu mini system de 400W rms, pode dar ate 1600Wde pico ou 800W rms instantaneo!!! Eu mesmo ja verifiquei no scope, chega a dar 80Vp em cada uma das saidas! Para 8 ohms!

Nao muda muita coisa do meu amp, que esta no quarto menor e a 1m de mim!

Vejamos, 400Wrms x 20Wrms, tem uma diferenca de 13dB, porém a sala e bem maior e fica a quase 3m de distancia do sofa.... Ja se perdeu mais de 12dB!!!

Logo, aqui no meu quarto, meu amp de 20W faz tanto barulho que o da sala de 400W!!!

O seu calculo, nao e estão correto... O correto seria pegar a maxima intensidade possivel no sistema e depois tirar os 40dB ou 60dB pra definir a potencia de pico...

Se meu amp de 20W produz 110dB maximo, então a potencia em -40dB seria de 2mW... Que reproduziria 70dB! Essa intensidade é exatamente a que voce se refere como "tranquila", e os 110dB a intensidade que arde ou chega perto da sona de sobre carga para os ouvidos!!!

ta vendo? Hehehe 20W pro meu quarto é mais q o suficiente!!!

mas agora, po 500W num carro? Que e menor q meu quarto kkkkkkk

Fala ai que falantes você usa?

Só por definicao, 70dB tipo um restaurante ja meio barulhento!! 110dB ja e o suficiente pra danificar o sistema auditivo!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

De que adianta 110 db de faixa dinâmica em um amplificador se a relação sinal/ruido quase nunca chega a 90 dB em um sistema completo ( digo pré E amplificador... ) ?

E se mesmo um toca Cd de excelente qualidade reproduz uma faixa dinâmica inferior a 70 dB ?

Tudo isso é a diferença de um show ao vivo, onde podemos obter faixas dinâmicas acima de 85 dB, aí ficamos embascacados em perceber essa baita faixa e quando reproduzimos em casa estamos de cara perdendo no mínimo 15 dB...

Mas não acho meu cálculo incorreto, afinal eu aumento o volume até achar que o som está legal, mesmo nas passagens normais. E quando chegam os instantes de altíssimo volume, o amplificador tenta acompanhar ! Se conseguir, ótimo, se não conseguir porque ocorre a distorção, eu abaixo o volume...

Agora, tenha dó, 2 mW nem aciona o meu fone de ouvido kkkkkkk !

Refaça a sua conta para uma faixa dinâmica real em torno de uns 60 a 70 db que é o máximo que esse tipo de aparelho consegue feproduzir via CD.....

Sobre os falantes do carro :

Portas dianteiras : duas vias MTX de 140 W Rms

Portas traseiras : duas vias JBL USA de 100 W Rms

Tampão traseiro : dois triaxiais 6x9 JBL USA 200 W Rms + dois supertweetwers JBL de 200 W Rms com divisor passivo 18 dB/oitava

Sub-woofer : Pionner 12" 400 W RMS.

A qualidade é absurdamente boa, com som muito equilibrado. Para alimentar isso, tem 3 módulos Soundigital de 400 W Rms cada, sendo cada um de 4 canais de 100 W Rms, ou em bridge 2 canais de 200 W Rms, e um módulo Soundigital de 400 W Rms para o subwoofer. Claro que debaixo de cada banco traseiro tem um megacapacitor de 18 F, totalizando 36F, e com isso nenhuma luz ou farol dá uma piscadinha mesmo quando você fica surdo dentro ! Potência total disponível dentro do carro de 1500 W Rms ! Mas só posso abrir o som com o motor ligado, senão tem de baixar pois a bateria começa a perder tensão.

110 dB eu já escutei sem nenhum problema kkkkk, eu sou roqueiro meu amigo !

Já perdí vários dBs de audição acima de 12 kHz, e 15 kHz não consigo mais escutar de jeito nenhum.... Fazer o que, é a idade e o uso de som bem alto por 40 anos kkkkkk

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou me intrometer um pouco na discussão de vocês, mas tenho que concordar com o @Aphawk.

 

Mesmo em um ambiente pequeno, eu não consigo imaginar 20W de som com qualidade e que chega a "arder os ouvidos". Até aonde vai meu conceito de som, (que não é lá essas coisas) você precisará mais que isso pra sentir o spl que acontece em um show, você precisará de uma potência disponível para os picos das músicas, um headroom.

Compre um bom subwoofer e aí verás que a coisa mudará.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejamos:

Um SPL de 97dB / 1W / 1m

Com quantos watts terei 70dB? E com qts watts terei 110dB??

Facam as contas e vejam se errei kkkk

Agora ta explicado kkkkk é que EU sou novo (com todo respeito, também vou chegar ai kkkk) e pra mim 110dB é alto!!

Acho que vocês dois ja estão fora da realidade hehehe:

http://www.ideiasambientais.com.pt/artigos/ruido.jpg

Só um detalhe, 20W, bate um subwoofer, com excursao altamente visivel! Uns 2cm de excursao!!!! Treme a janelo do meu quarto! Esses sao os 110dB!

Nao é pra conseguir efeito de show, nao bou conseguir efeito de show nem com 20W e nem com 2kW no meu quarto!

Estou dizendo que, se 20W ja me da essa intensidade que ja ta perigosa pro meus ouvidos, por que vou colocar 500W aqui? Kkkkkk estão me levando pro mal vaminho pra perder minha audicao é? Kkkkkkkk

Seu calculo nao estava errado @aphawk! O CALCULO ta certo, mas você foi desatento em usar 1W como referencia...

Oras, se tal caixa tem um SPL de quase 100dB 1W 1m, então serao 140dB????? 160dB???? Taa doidoo é kkkkkkkk

E minha caixa fica exatamente a 1m de mim, aqui na mesa do meu quarto, fica o pc e o amp, dai a caixa fica bem no chao do lado da mesa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Vamos ser mais realistas... Se você achar um subwoofer aqui no Brasil que passe de 90 dB SPL ( DE VERDADE ), eu te pago uma pizza ! Esqueçe isso de 97 dB SPL, porque isso é lorota das grandes.

O dia que 20 Watts RMS aplicado em caixas de 15 polegadas fizer algo além de cócegas no ouvido, a corrupção vai acabar !!!

Se você tiver equipamento confiável para medir os SPL de suas caixas acústicas, voce vai ter a maior decepção... Até hoje só ví um alto-falante grande de 15" chegar a 92 SPL, era um GAUSS com bobina trefilada, e custava mais de US$ 1.300,00 , isto em 1979.... Quem tinha isso era o famoso Cláudio Cesar Dias Batista, que todos carinhosamente chamavam de CCDB. Ele era o responsável pela aparelhagem de som dos Mutantes...ele foi o meu gurú de som profissional. Nunca encontrei, nem na Quasar, alguém que tinha tanto conhecimento e experiência como ele. E o som dos caras era muito, muito bom...

Olha, eu escuto música a cerca de 4 metros das caixas principais aqui em casa. E gosto muito também de musica clássica, além de rock pesado dos anos 70. Claro que se eu mudar para ficar a 1 metro de uma caixa acustica o som vai ficar ruim , pois vou perder o stereo ou o surround. E também meus ouvidos vão reclamar mais kkkkk

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkk ue e aqueles subwoofers profissionais da selenium???))? Sao da faixa dos 95dB!!...

Nao vai me dizer que é propaganda enganosa igual certo povinho fala das potencias RMS enganosas dos mini systens kkkk esse povinho gosta de falar mas é tudo besteira!! Nao chegaram a lugar algum ate agora kkkkk

Essa minha caixa aqui, nao tem isso mesmo! Mas em certas frequencias baixas faz o vidro da janela tremer!! E nao estou mentindo!

Mas que saiba voce que com 20W rms, ja da pra fazer uma sonzera num quarto se o equipamento for de qualidade!

Eu sugiro 200Wrms, 100W por canal! Pra arder os ouvidos, que é o que você gosta kkkkk (com falantes de qualidade)....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...