Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Neto Gasparini

FX 6300 travando! help!

Recommended Posts

E aê galera, 

Recentemente adquiri o processador FX 6300 da AMD, acontece que depois que instalei ele no PC o sistema começou a "congelar" após uns 15 min de uso.

Já tentei resetar a BIOS e formatar o PC e o problema persiste.

Lí no site da fabricante da placa mãe (ASrock n68 s3 fx) que ela suporta o processador, entretanto, observei que a FSB dela é de 1000mhz, enquanto a do processador é de 2000mhz.

Pode ser esse o motivo do travamento????

Se eu mudar o HT bus frequency do processador na BIOS para 5 x 1000mhz tem algum problema? pode resolver?????

Eu sei que a mobo é bem porcaria, pretendo trocar. Podem me dar alguma sugestão de mobo que não seja muito cara e aguente o tranco???

Desde já, agradeço, valeu !!

Config do PC:

Placa mãe: ASrock n68-s3 fx
Processador: Fx 6300
Memória: 8 GB (2 pentes de 4 GB 1333)
HD: 500 GB
Placa de vídeo: 9800GT

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia tirar um print da tela principal do cpu-z com o pc em idle e em full, para sabermos como está o clock da cpu e do HT? Faça isso também na aba memory do cpu-z para a gente ver o NB frequency, essa placa mãe deve estar limitando ele

Compartilhar este post

Link para o post

O HT link está baixissímo, devia estar a no mínimo 2000, essa sem dúvida é a causa da lentidão, já tentou aumentar na bios? Se não tiver como aumentar vai ter que trocar a mobo mesmo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu partiria pra outra MB,recomendado para os FX são chipset 970 pra cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera, eu to ligado que a mobo ta limitando o processador, mas o problema é esses "congelamentos do sistema"

Estaria tudo bem se fosse só o gargalo, o ruim é eu ter que resetar o PC de 15 em 15 min. Tive que voltar o processador antigo pra eu poder trabalhar.

Eu preciso descobrir se é realmente alguma config que precisa ser ajustada ou se o processador veio defeituoso.

A minha fonte é esta aqui: http://www.kabum.com.br/produto/28682/fonte-c3-tech-atx-500w-dsaii-500ve-(não é uma corsair, mas também não é genérica)

valeu,

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente porque o BIOS está desatualizado para o FX-6300. Entre no BIOS e veja qual é a versão. Se for anterior ao P1.20, você precisa atualizar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não acredito que seja problema do processador. Ele deve estar batendo cabeça com a placa-mãe. Pode ser tensão, clock, uma porção de coisas. Pode tentar fazer um undervolt para ver se a placa-mãe aguenta. Mas se o outro processador funciona normalmente, pode estar certo que é a placa-mãe que está arriando com o FX-6300.

Já viu as temperaturas dos TMPIN? Veja com o AIDA64 ou HWmonitor. Costuma ser TMPIN 1, 2 e 3. São as temperaturas do VRM, northbridge e soquete.

De qualquer forma, você tem boas chances de não resolver o problema, pois se com as placas-mãe 78 já é uma loteria, imagine então com uma placa-mãe / chipset de 2007...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já imaginava ter que trocar a placa-mãe, mas não de imediato, pensei que ela fosse segurar a onda um tempinho =\

Me indica alguma mobo com um bom custo benefício que eu não tenha esse tipo problema??

Compartilhar este post

Link para o post

É o HT sem duvida, está lentíssimo, isso devia ser o ideal para processador athlon 64, tem que pegar uma 970 mesmo, não tem solução, o problema é só a placa mãe. Fique com uma gigabyte, no ML se acha por uns 375

Compartilhar este post

Link para o post

Está ruim de achar qualquer GA-970A-DS3P ou GA-970A-D3P por menos de 400 reais. D3 só se for da revisão 3.0, porque as outras não vêm com dissipador no VRM e estavam fritando os capacitores.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se tem ainda,peguei na Kabum uma GA 990xa UD3 por 442,00 avista.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera valeu pela ajuda

Realmente está muito difícil de achar essas placas, achei uma GA-970A-DS3P no site http://www.terabyteshop.com.br, que por acaso sabem se é confiável ?

Super confiável,muita gente do fórum compra lá!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou realizando a compra da placa mãe GA-970A-DS3P.

Ela dará conta do recado?? terei que atualizar a BIOS ou é só instalar o processador e ser feliz??

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Vai dar conta tranquilo. Eu tenho uma parecida (D3P) com o meu FX-6300 e nunca tive qualquer problema. Não precisa atualizar o BIOS, pois ela é bem recente e o BIOS original suporta o FX-6300.

É só colocar o processador e reinstalar o Windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais