Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jpdnto

Radiador de watercooler 240 ou 280 em um PCYES Bizon

Recommended Posts

Radiador de watercooler 240 ou 280 em um PCYES Bizon

Boa tarde a todos!

Estou montando um PC novo aos poucos.

Já adquiri o gabinete, um PCYES Bizon (midtower).

A placa mãe será uma Gigabyte GA-990FXA-UD5 (http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4455#ov).

Mais o que está me deixando com dúvidas é se o Watercooler que quero comprar com o radiador grande caberá de boa no gabinete.

Penso a princípio no Seidon 240M ou o Nepton 280L. Me parece que por terem o radiador duplo, eles sejam melhores (mais eficientes).

Como entendo pouco sobre refrigeração, acho que os watercoolers são a melhor opção. Se eu estiver engando por favor me ajudem!

Eu procuro por um cooler que vá deixar meu futuro FX8350 ou FX9590 geladinho (não pretendo fazer overclock) e de preferência, que seja um sistema de refrigeração mais SILENCIOSO possível!

Pela experiência de vocês, o que podem me indicar?

Aceito sugestões tanto de coolers à ar quanto à água que não sejam customizados (sejam selados sem manutenção).

Desde já agradeço muito a ajuda!

JP

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que bomba vai tocar isso? Quanto ao tamanho do bichinho, verifique onde vais comprar, ou no site do fabricante, o tamanho do gabinete.....

Radiador duplo, para bomba stock (dos watercooler fechados), salvo se eles vierem com radiador duplo,  não toca, salvo se estiverem "bem em nível"... eu tenho um antec e apanha bastante. se não estiver em nível

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo pelo site da PCYES esse gabinete Bizon não aceita water coolers de radiador duplo: http://www.pcyes.com.br/produtos/gabinetes/bizon-gamer

Parece que nenhum gabinete da PCYES aceita water cooler de 280mm.

Se você não vai fazer overclock, não faz sentido water cooler. É uma peça de entusiasta, de gente que já sabe os problemas que pode enfrentar - barulhos estranhos na bomba, ventoinhas barulhentas, vazamentos e até acidentes de fritar o sistema. Eu estou considerando um water cooler para fazer over no meu i7-3770K, mas estou desistindo especialmente pela quantidade de gente reclamando do zumbido que a bomba faz, isso quando ela nao vem bugada e faz barulho de catraca.

Compre um air cooler de qualidade, tipo um Hyper 212X, Thermaltake L32 ou EVGA ACX (mais caro, mas excelente, parelha com o H80 da Corsair) e seja feliz. Você instala e simplesmente esqueçe. No caso do EVGA ACX, tem que saber se ele cabe no gabinete. Ele tem a altura de 164mm.

-------edit-------

Junho de 2017 - após vários testes, as bombas de water coolers não são barulhentas, salvo em caso de defeito ou no caso do H45, que é um projeto novo da Corsair e faz barulho de bomba de aquário. Fora isso, elas são inaudíveis, tanto da Corsair (cujos modelos da Asetek são usados por vários outros fabricantes) como da DeepCool.

Os fans são mais barulhentos por causa do radiador de malha mais fechada do que os air coolers, mas os water coolers são mais fortes.

Acaba sendo uma escolha de prioridades - desempenho ou operação silenciosa.

Compartilhar este post

Link para o post

Que bomba vai tocar isso? Quanto ao tamanho do bichinho, verifique onde vais comprar, ou no site do fabricante, o tamanho do gabinete.....

Radiador duplo, para bomba stock (dos watercooler fechados), salvo se eles vierem com radiador duplo,  não toca, salvo se estiverem "bem em nível"... eu tenho um antec e apanha bastante. se não estiver em nível

ilkyest, boa tarde! Desculpe a demora em responder. Estava sem internet desde domingo.

Se eu entendi direito sua pergunta, será a bomba do cooler selado. Quando você diz que não toca, está querendo dizer que não dão conta?

Abraços!

Vendo pelo site da PCYES esse gabinete Bizon não aceita water coolers de radiador duplo: http://www.pcyes.com.br/produtos/gabinetes/bizon-gamer

Parece que nenhum gabinete da PCYES aceita water cooler de 280mm.

Se você não vai fazer overclock, não faz sentido water cooler. É uma peça de entusiasta, de gente que já sabe os problemas que pode enfrentar - barulhos estranhos na bomba, ventoinhas barulhentas, vazamentos e até acidentes de fritar o sistema. Eu estou considerando um water cooler para fazer over no meu i7-3770K, mas estou desistindo especialmente pela quantidade de gente reclamando do zumbido que a bomba faz, isso quando ela nao vem bugada e faz barulho de catraca.

Compre um air cooler de qualidade, tipo um Hyper 212X, Thermaltake L32 ou EVGA ACX (mais caro, mas excelente, parelha com o H80 da Corsair) e seja feliz. Você instala e simplesmente esqueçe. No caso do EVGA ACX, tem que saber se ele cabe no gabinete. Ele tem a altura de 164mm.

Boa tarde Contiusa! Desculpe pela demora na resposta. Estava sem internet desde domingo. E muito obrigado pela sua contribuição!

Essa informação sua é muito interessante. Eu achava que watercoolers customizados é que davam esses tipos de problemas. Pra instalar um watercooler selado e ter problemas, realmente não me interessa. Leio por aí na net que eles são o que há de melhor em refrigeração, que não necessitam de manutenção, são silenciosos, e por aí vai.

Pelo pouco que sei, os AMDs FXs esquentam muito. Tive um problema faz quase 1 ano aqui em casa com o computador do meu cunhado, um Athlon 64 X2 4000+. o micro desligava quando meu cunhado estava jogando algum game pesado para o micro (placa ECS com o Athlon X2 64 4000+ com 4GB de RAM, HD de 320GB, principalmente o Combat Arms que ele gosta muito de jogar!). Quando eu me liguei que poderia ser o processador superaquecendo, instalamos o CPUID HWMonitor e atestamos que o coitado do processador tava chegando a 99ºC e desligava a máquina. Depois de conversar com alguns lojistas, uma parte deles condenou o processador e outros disseram que um cpucooler mais robusto resolveria. Comprei um IceCube3 e mesmo assim tava aquecendo. Aí começamos a desconfiar também da placa-mãe. O link do post pode ser visto aqui caso ache interessante (http://www.hardware.com.br/comunidade/micro-amd/1329083/#post6821291). Muitos vendedores me disseram que são chatos com suas máquinas quando o assunto é refrigeração de processadores, justamente para aumentar a vida útil e evitar esses tipos de problemas. Por isso que estou querendo instalar um sistema violento de resfriamento nesses FXs. Aprendi até agora que o 8350 parece que vem com o cooler padrão da AMD, só que é muito barulhento. Parece que vai levantar voo. Já o 9590 não vem com um cooler, e dizem que como o 8350, ele esquenta horrores!! O que eu procuro é um sistema de resfriamento que os deixem o mais gelados possível, pra aumentar a vida útil e a estabilidade de todo o sistema.

Vou pesquisar sobre esses modelos que você indicou de air coolers. Pelo que entendi no site da PCYES, o espaço do gabinete para colocação de radiadores é de 28cm, e se eu fiz a conta correta, é exatamente o tamanho do radiador do Nepton280, pelo menos em comprimento. Sendo assim, talvez o Seidon 240 em comprimento caberia, mas o seu relato sobre barulho e vazamentos me desanimou. Até pra botar os coolers de radiador simples eu desanimei...

EDITADO: OBS.: Acabei de verificar que o radiador do Seidon também possui quase 28cm de comprimento... Nada feito!

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que você está comparando um IceCube3 que custa 50 reais com um Nepton 280L que custa 450 reais  :) Não dá muito certo como comparativo.

Tem que ver não só o espaço para o radiador, mas a furação para instalar os coolers e se tem abertura para os coolers. Não adianta colocar o radiador duplo de 140mm com aberturas de 120mm. Só mesmo olhando no gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que você está comparando um IceCube3 que custa 50 reais com um Nepton 280L que custa 450 reais  :) Não dá muito certo como comparativo.

Tem que ver não só o espaço para o radiador, mas a furação para instalar os coolers e se tem abertura para os coolers. Não adianta colocar o radiador duplo de 140mm com aberturas de 120mm. Só mesmo olhando no gabinete.

Eu citei o IceCube3 só pra ilustrar o acontecido com o Athlon 4000+ do meu cunhado, que mesmo com um cooler bem mais potente que o que estava sendo usado nele, que agora não me recordo se era o cooler box da AMD, não resolveu o problema. Foi aí que percebemos que o problema ou era na placa-mãe ou no próprio processador que já estaria comprometido, pois a máquina já vinha apresentando problema há algum tempo e custamos a 'maldar' que poderia ser superaquecimento. Minha atual máquina que é um 64 X2 5000+ com o cooler box da AMD também nessa mesma época tava apresentando uma temperatura elevada, e desligando sozinha de vez em quando. Desconfiei do cooler, que estava bastante empoeirado. Depois de limpá-lo, instalei o HWMonitor e verifiquei que apesar de estar funcionando, a temperatura em full load estava um pouco alta (80, 85, 89ºC). Pesquisando, descobri que eu poderia diminuir um pouco a tensão de trabalho padrão na BIOS sem prejudicar seu funcionamento. Troquei a pasta térmica branca e ressecada que veio com ele (comprei em janeiro/2009) por uma nova de melhor qualidade, meio acizentada. Diminui a tensão na BIOS e agora ele não passa de 70ºC funcionando a todo vapor.

Depois que descobri que quanto mais frio o processador trabalhar, maior será a estabilidade da máquina e maior o tempo de vida útil da pastilha, mesmo com overclock, passei a fazer disso uma 'obsessão'.

O vendedor da loja onde comprei o IceCube 3 relatou que o micro dele, se minha memória não me falhar, por causa do investimento dele em refrigeração pesada, funcionava a 35º em stand by e 50º em carga máxima. Eu só não me lembro que cooler ele usava na máquina dele e qual processador ele utilizava.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais