Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
renato6574

Upgrade de processador e BIOS

Recommended Posts

Boa noite , estou com o seguinte problema, tenho um note com uma mobo A14HVOX V 4.0 q estava com um Celeron 800B , fiz upgrade de processador para core i5 3210m, depois de muitas pesquisas e vi que a mobo aceitava esse core, porém após instalar o core o note liga da video, funciona normal , porém depois de aproximadamente uma hora ele se desliga, lembrando que tenho um dual boot com XP e Win7 , temperaturas estão todas OK, gostaria de saber se preciso atualizar a BIOS ? O tipo da BIOS é AMI EFI versão 1.00.08 data da BIOS do sistema 10/11/2012 ,data da BIOS de video 03/14/2012. Alguem pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse bios, o note nem iniciaria.

Se inicia e depois de uma hora desliga, está mais para superaquecimento de algum componente.

voce colocou pasta térmica nova quando trocou o processador? 

Compartilhar este post

Link para o post

É melhor atualizar para o último BIOS. Pode estar funcionando meia-boca, instável. Vários processadores inicializam sem estarem na compatibilidade do BIOS mas funcionam mal. Use outros programas de análise para conferir se as temperaturas estão realmente OK. Depois de atualizar, carregue o "Load Optmized Defaults" para que o BIOS novo reconheça o software do note, em especial o novo processador.

Lembre que o soquete suporta o i5 3210m, mas se o fabricante não atualizou o BIOS da placa-mãe ele não vai rodar a contento. Tem que saber a lista de compatibilidade do fabricante.

Compartilhar este post

Link para o post

Troquei sim a pasta térmica, as temperaturas estão OK, processador com 30°, placa entre 36° a 45° dependendo da utilização, os núcleos entre 36° a 47°, ele roda tanto o win7 como o XP, o chipset que estava era o HM65 e agora com HM70, todos os divers atualizados, porém tanto no XP quanto no win7 simplesmente desliga em uma hora marcado no relógio.

Compartilhar este post

Link para o post

voce está usando o note e ele desliga do nada, sem dar nenhuma mensagem de erro nem nada?

Tente desativar as configurações de economia de energia no painel de controle, selecione o plano de Alto Desempenho e altere as configurações para Nunca / Nunca.

Veja se muda o comportamento.

Se não mudar, volte como estava antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixei tudo em alto desempenho, reduziu o tempo ligado, passou de uma hora para meia hora. Rsrs

É melhor atualizar para o último BIOS. Pode estar funcionando meia-boca, instável. Vários processadores inicializam sem estarem na compatibilidade do BIOS mas funcionam mal. Use outros programas de análise para conferir se as temperaturas estão realmente OK. Depois de atualizar, carregue o "Load Optmized Defaults" para que o BIOS novo reconheça o software do note, em especial o novo processador.

Lembre que o soquete suporta o i5 3210m, mas se o fabricante não atualizou o BIOS da placa-mãe ele não vai rodar a contento. Tem que saber a lista de compatibilidade do fabricante.

Se não for aquecimento, não restam outras alternativas a não ser a bios mesmo, apesar de que se voce desativou a economia de energia e o note desligou mais depressa, é um indicio de que pode ser aquecimento (aqueceu mais rápido).

Tente a recomendação de @Contiusa para ver se resolve, pois se a bios não reconheceu corretamente o processador, ele pode mesmo estar aquecendo, por esse motivo.

Baixe este software: http://download.piriform.com/spsetup128.exe e verifique as temperaturas e outros detalhes da sua máquina.

Se decidir atualizar a bios, fique ciente de que se a operação for interrompida antes de terminar (por ex.: o note desligar ou travar), você vai ter que leva-lo à assistencia técnica, porque ele não vai mais inicializar.

Se o aparelho estiver em garantia, acho melhor você pedir para fazer a atualização da bios na assistencia técnica.

Após a atualização, conforme foi dito, você deverá carregar as configurações padrão otimizadas (Load Optmized Defaults).

Qualquer novidade, retorne.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade estou inseguro quanto essa atualização da BIOS , já que ele desliga sozinho, quanto tempo leva essa atualização? Se levar mais de meia hora corro o risco de interromper a atualização e inutilizar a placa. Outra coisa é a versão do chipset, baixei uma versão atualizada no site da positivo só não sei se já vem atualizada, não sei se tem haver com o processador já que o processador que veio no note é um Celeron .

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade estou inseguro quanto essa atualização da BIOS , já que ele desliga sozinho, quanto tempo leva essa atualização? Se levar mais de meia hora corro o risco de interromper a atualização e inutilizar a placa. Outra coisa é a versão do chipset, baixei uma versão atualizada no site da positivo só não sei se já vem atualizada, não sei se tem haver com o processador já que o processador que veio no note é um Celeron .

Use o Celeron para atualizar. Se fizer com o micro instável, é grande a chance de você perder a placa-mãe. O upgrade leva um minuto ou menos, mas eu não faria com a CPU que está dando problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa observação!

Agora a única questão é saber qual BIOS, já que a positivo não disponibiliza atualização da BIOS, alguma sugestão?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, é complicado, porque eu só faria com um BIOS fornecido pela Positivo. Eles costumam usar placas-mãe de modelos conhecidos, mas se você atualiza com o BIOS errado, foi-se a placa-mãe. Eu não estou encontrando. Talvez alguém aqui saiba o modelo.

Escreva para eles. Mas talvez nem tenha atualização disponível, pois o seu i5 é Ivy Bridge, mais recente.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, é complicado, porque eu só faria com um BIOS fornecido pela Positivo. Eles costumam usar placas-mãe de modelos conhecidos, mas se você atualiza com o BIOS errado, foi-se a placa-mãe. Eu não estou encontrando. Talvez alguém aqui saiba o modelo.

Escreva para eles. Mas talvez nem tenha atualização disponível, pois o seu i5 é Ivy Bridge, mais recente.

A Positivo tem atualizações de bios, porém não fornece para o usuário final.

Na assistencia técnica tem disponível, mas o problema é você conseguir acesso.

Talvez você consiga vasculhando na internet ou entrando em contato direto com a Positivo, mas não é nada fácil.

A minha placa-mãe, por exemplo, é da Megaware (também nacional) e eu estou há mais de 6 meses tentando achar uma atualização para a bios e não consigo.

Já enviei vários e-mails e eles nem responderam.

Tome cuidado com a tentação de usar bios "parecidas", não tente flashear com uma bios "parecida", porque a chance de não funcionar é de 99,9%.

Tem que ser a bios exata para o seu modelo e versão de motherboard.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom depois de muitas pesquisas encontrei o porque do core i5 3210m não funcionar direito no meu note, verifiquei que o chipset da placa é a HM70 (SJTNV) abri o note pra ver e vi que tem essa descrição no chipset , até ai entendo, só que verificando no site da intel esse chipset não é compatível com o processador do meu note (Celeron 800B ) e vi também que o chipset compatível com meu processador é o chipset HM65(SLJ4P), que são os cores Sandy bridge de 2° geração, logo entendo que posso comprar um core de 2° geração que irá funcionar , alguem pode tirar essa dúvida?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom depois de muitas pesquisas encontrei o porque do core i5 3210m não funcionar direito no meu note, verifiquei que o chipset da placa é a HM70 (SJTNV) abri o note pra ver e vi que tem essa descrição no chipset , até ai entendo, só que verificando no site da intel esse chipset não é compatível com o processador do meu note (Celeron 800B ) e vi também que o chipset compatível com meu processador é o chipset HM65(SLJ4P), que são os cores Sandy bridge de 2° geração, logo entendo que posso comprar um core de 2° geração que irá funcionar , alguem pode tirar essa dúvida?

Segue link da Intel, processadores compatíveis com o chipset HM70:

Compartilhar este post

Link para o post

OK Wal, só que na lista de compatibilidade do HM70 não esta o Celeron 800B, ele esta na lista do chipset HM65 , onde estão os cores i3, i5 e i7 da segunda geração, a dúvida é se eu colocar um i5 da segunda geração ele vai funcionar, já tentei sanar essa duvida com a positivo, mas cada atendente diz uma coisa diferente do outro, um me havia dito que o note aceitava processadores da segunda e terceira geração, por isso comprei o i5 3210m, não deu certo, entrei em contato novamente para relatar o ocorrido, ai disseram que não aceita processadores da linha core , somente Pentium e Celeron por causa do chipset, abri o note pra verificar, vi um chipset HM70, que não é compatível com o Celeron 800B, pois ele esta na lista de compatibilidade do chipset HM65 que é compatível com os processadores da linha core, muita informação cruzada, hj voltei com o Celeron no note, vou vender o core i5 3210m e talvez compre um i5 da segunda geração e ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

OK Wal, só que na lista de compatibilidade do HM70 não esta o Celeron 800B, ele esta na lista do chipset HM65 , onde estão os cores i3, i5 e i7 da segunda geração, a dúvida é se eu colocar um i5 da segunda geração ele vai funcionar, já tentei sanar essa duvida com a positivo, mas cada atendente diz uma coisa diferente do outro, um me havia dito que o note aceitava processadores da segunda e terceira geração, por isso comprei o i5 3210m, não deu certo, entrei em contato novamente para relatar o ocorrido, ai disseram que não aceita processadores da linha core , somente Pentium e Celeron por causa do chipset, abri o note pra verificar, vi um chipset HM70, que não é compatível com o Celeron 800B, pois ele esta na lista de compatibilidade do chipset HM65 que é compatível com os processadores da linha core, muita informação cruzada, hj voltei com o Celeron no note, vou vender o core i5 3210m e talvez compre um i5 da segunda geração e ver no que dá.

A Intel com certeza conhece melhor do que os (as) atendentes da Positivo a compatibilidade de processadores e chipsets.

Porém, compatibilidade é uma coisa e o seu note suportar um processador compatível é outra coisa, completamente diferente.

Então, sugiro analisar o seguinte:

1 - Ver se a solução térmica do seu note é suficiente para o processador que você vai instalar;

2 - Ver se a bios do seu note aceita todas as versões de processadores compatíveis;

3 - Ver se o processador que voce vai comprar está na lista de compatibilidade da Intel.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais