Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Cristian Reis

Crossfire R9 280X ou single GTX 970

Recommended Posts

Olá senhores do Clube do Hardware!

Desde que a GTX 970 foi lançada eu fiquei com uma pulga atrás da orelha. O lance é o seguinte: tenho a R9 280X há um ano e estava convicto em fazer um crossfire. Mas agora não sei se é mais vantajoso. Em termos de poder bruto, o cross da R9 280X ficará melhor que a single da GTX 970? E quanto as diferenças de memória, a 280X com 3Gb e a GTX 970 com seus 4Gb, será que sentirei isso na prática? Atualmente jogo em FullHD, mas tenho pretensões de subir de resolução, o que me dizem? Abaixo meus componentes: 

CPU:  AMD FX 8350

PLACA MÃE: ASUS M5A99X EVO R2.0

HD: Um de 500Gb Seagate 7200RPM e outro Samsung de 320Gb de 5400RPM

MEMÓRIAS:  Dois pentes de 4Gb cada da Kingston HiperX blue DDR3 1600Mhz

FONTE: OCZ Stealth X Stream 500W

Bem senhores. Já pesquisei bastante e sei que haverá um gargalo tanto em cross, quanto em SLI com este CPU. Além disso, sei que a fonte no caso de mais uma placa precisa ser substituída, e até mesmo a placa mãe, não é uma gamer e isso será mais um gargalo, já que em SLI ou Cross ela irá funcionar em 8x. Ouvi dizer que a diferença de desempenho em relação a isso é bem pequena, mas o que os senhores acham? Pretendo ainda comprar mais um HD de 1Tb e incluir um SSD ao sistema. Enfim,  Cross de 280x 3gb ou single 970 4Gb? As cartas estão sob a mesa, agora para o jogo continuar dependo só de vocês.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Cristian Reis

Acho melhor uma vga mais forte do que duas agora.

Primeiro que os vários jogos não reconhecem sli ou crossfire. Então tem jogos que o desempenho será de uma R9 280X e não das duas.

Segundo que terá que comprar outra fonte. Essa aí já não é tão boa. E pra 2x R9 280X precisaria de uma de 750W.

De qualquer maneira recomendo outra fonte por esta não ter o número de conectores pra uma placa de vídeo boa. Dá até pra usar um adaptador molex (que geralmente vem com a placa de vídeo) mas o pessoal de fontes não recomenda.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ficaria com single GTX 970, terá compatibilidade garantida, um desempenho melhor garantido, mais economia de energia, suporte ao DX12 no futuro, etc. também acho que o FX 8350 não seguraria muito bem um CF de 280x, seria necessário um i5 aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ficaria com single GTX 970, terá compatibilidade garantida, um desempenho melhor garantido, mais economia de energia, suporte ao DX12 no futuro, etc. também acho que o FX 8350 não seguraria muito bem um CF de 280x, seria necessário um i5 aí.

Todas as VGAs DX 11 vão suportar o 12, a microsoft já falou isso, então não tem que ficar contando vantagem de tipo: " AHH, a gtx 970 é mais nova, então suportará o dx 12 melhor do que as outras". Não. Até a serie 5000 da amd de "2009" suportará o 12. Para saber se há gargalo é só da uma olhada no papahardware. Não vou muito com a cara da chipart só que é bem útil o que eles fazem

Olá senhores do Clube do Hardware!

Desde que a GTX 970 foi lançada eu fiquei com uma pulga atrás da orelha. O lance é o seguinte: tenho a R9 280X há um ano e estava convicto em fazer um crossfire. Mas agora não sei se é mais vantajoso. Em termos de poder bruto, o cross da R9 280X ficará melhor que a single da GTX 970? E quanto as diferenças de memória, a 280X com 3Gb e a GTX 970 com seus 4Gb, será que sentirei isso na prática? Atualmente jogo em FullHD, mas tenho pretensões de subir de resolução, o que me dizem? Abaixo meus componentes: 

CPU:  AMD FX 8350

PLACA MÃE: ASUS M5A99X EVO R2.0

HD: Um de 500Gb Seagate 7200RPM e outro Samsung de 320Gb de 5400RPM

MEMÓRIAS:  Dois pentes de 4Gb cada da Kingston HiperX blue DDR3 1600Mhz

FONTE: OCZ Stealth X Stream 500W

Bem senhores. Já pesquisei bastante e sei que haverá um gargalo tanto em cross, quanto em SLI com este CPU. Além disso, sei que a fonte no caso de mais uma placa precisa ser substituída, e até mesmo a placa mãe, não é uma gamer e isso será mais um gargalo, já que em SLI ou Cross ela irá funcionar em 8x. Ouvi dizer que a diferença de desempenho em relação a isso é bem pequena, mas o que os senhores acham? Pretendo ainda comprar mais um HD de 1Tb e incluir um SSD ao sistema. Enfim,  Cross de 280x 3gb ou single 970 4Gb? As cartas estão sob a mesa, agora para o jogo continuar dependo só de vocês.

Abraços!

GTX 970 muito mais negócio. A r9 280x foi feita para ser a top de linha da serie HD 7000 com chip Tahiti, Então ela gasta muita energia, mais hoje ela tem desempenho médio, por um alto consumo, deixando muito a desejar na relação P/W. Seria totalmente inviável um crossfire dela, até porque nem todos jogos suportam cross/sli como o Math falou (thief nem se fala  <_< ). Sem falar que teria que trocar a fonte.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as VGAs DX 11 vão suportar o 12, a microsoft já falou isso, então não tem que ficar contando vantagem de tipo: " AHH, a gtx 970 é mais nova, então suportará o dx 12 melhor do que as outras". Não. Até a serie 5000 da amd de "2009" suportará o 12. Para saber se há gargalo é só da uma olhada no papahardware. Não vou muito com a cara da chipart só que é bem útil o que eles fazem

GTX 970 muito mais negócio. A r9 280x foi feita para ser a top de linha da serie HD 7000 com chip Tahiti, Então ela gasta muita energia, mais hoje ela tem desempenho médio, por um alto consumo, deixando muito a desejar na relação P/W. Seria totalmente inviável um crossfire dela, até porque nem todos jogos suportam cross/sli como o Math falou (thief nem se fala  <_< ). Sem falar que teria que trocar a fonte.

Pois é, cara, até placas DirectX 7 suportam DirectX 9, mas vai lá jogar um NFSU2 com um Geforce4 MX4000, os gráficos não são os mesmos de uma placa DirectX 9 nativa, digo isso por experiência própria, além de alguns efeitos ficarem desativados no menu de gráficos, outros efeitos, como o reflexo no asfalto, são muito básicos. Então não adianta apenas ter suporte e não conseguir reproduzir todos os efeitos.

O teste do papa do hardware, se formos usar ele como base, podemos até dizer que um i3 leva uma SLI/Crossfire...mas como ficará no futuro? Você acha que um processador de 3 anos atrás, como o FX 8350, ainda terá mais alguma coisa para dar daqui mais alguns anos?

Compartilhar este post

Link para o post

O teste do papa do hardware, se formos usar ele como base, podemos até dizer que um i3 leva uma SLI/Crossfire...mas como ficará no futuro? Você acha que um processador de 3 anos atrás, como o FX 8350, ainda terá mais alguma coisa para dar daqui mais alguns anos?

É possível.

Já disseram que o DX12 irá aproveitar melhor os cores do processador.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu esperaria o directx 12, que irá aproveitar melhor os processadores como o @Math.Pi disse o que significa que reduzirá algum gargalo se houver.

Provavelmente com o directx 12 duas r9 280x fique melhor que uma gtx 970, como tá impossível comprar eletrônico atualmente por causa da alta do dolar eu esperaria

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Rafa, vi vários testes da GTX 970 que me animaram. Mas uma dúvida que eu tenho é se vale a pena. Ela está em média R$ 1500,00, então o ganho de desempenho que terei com ela é vantajoso ao ponto de eu me desfazer da R9 280X? Nunca testei a 280X além do FullHD e como disse acima, pretendo rodar games com resoluções mais altas. Como será que ela se comporta, sabem dizer?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, cara, até placas DirectX 7 suportam DirectX 9, mas vai lá jogar um NFSU2 com um Geforce4 MX4000, os gráficos não são os mesmos de uma placa DirectX 9 nativa, digo isso por experiência própria, além de alguns efeitos ficarem desativados no menu de gráficos, outros efeitos, como o reflexo no asfalto, são muito básicos. Então não adianta apenas ter suporte e não conseguir reproduzir todos os efeitos.

http://www.tecmundo.com.br/microsoft/52623-directx-12-tudo-sobre-a-proxima-evolucao-no-mundo-dos-games.htm

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2015/01/voce-nao-precisara-trocar-de-placa-de-video-para-aproveitar-o-directx-12.shtml

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/03/nvidia-e-amd-divulgam-quais-placas-de-video-terao-suporte-ao-directx-12.html

Só olhar os links, todas dx 11 vão ser compatíveis, fica em questão da fabricante escolher se vai aderir os drivers de tal serie a isso ou não. E para ter total suporte a ele, só placas depois do lançamento completo, tipo nvidia pascal e talvez r9 300 series

NOTA: a linha maxwell a nvidia diz ser totalmente compatível, mas isso precisa se confirmar, visto que a microsoft não falou dela em específico (não que eu saiba). Só vamos ter total certeza quando realmente lançar o DX 12.

Sobre processador, como o math falou, o desempenho dos FX só tem a aumentar, pois um fx 8370 empata em força total com um i5 4670k, só perde em games e gargala mais por causa do single-thread fraco, como o games vão passar a utilizar todos os núcleos e não somente os primeiros, é possível que nem gargalo exista mais (só em casos extremos)

Compartilhar este post

Link para o post

@Cristian Reis

Vende sua R9 280X que vai conseguir uma grana boa pra comprar a GTX 970 e sobrar ainda, além de não precisar comprar outra fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

@Cristian Reis

Vende sua R9 280X que vai conseguir uma grana boa pra comprar a GTX 970 e sobrar ainda, além de não precisar comprar outra fonte.

Já resolvi. Após analisar as respostas de vocês, e ver as análises, eu realizei a compra da Zotac GTX 970. Já tenho um comprador para a R9 280X, então não ficarei com ela parada aqui. Optei por não esperar a nova geração da AMD, pois apesar de gostar muito da marca, acredito que a diferença de desempenho não será tão gritante assim, a ponto de eu ter que aguardar ainda mais alguns meses para o upgrade. Como a 970 ainda é uma placa recente acredito que ela ainda tenha muito para dar com as atualizações de drivers, e deverá ficar emparelhada com a novidade que a AMD está para lançar. Agora é pensar em um SSD e um HD maior. Obrigado pela ajuda, vocês são nota 10!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.tecmundo.com.br/microsoft/52623-directx-12-tudo-sobre-a-proxima-evolucao-no-mundo-dos-games.htm

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2015/01/voce-nao-precisara-trocar-de-placa-de-video-para-aproveitar-o-directx-12.shtml

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/03/nvidia-e-amd-divulgam-quais-placas-de-video-terao-suporte-ao-directx-12.html

Só olhar os links, todas dx 11 vão ser compatíveis, fica em questão da fabricante escolher se vai aderir os drivers de tal serie a isso ou não. E para ter total suporte a ele, só placas depois do lançamento completo, tipo nvidia pascal e talvez r9 300 series

NOTA: a linha maxwell a nvidia diz ser totalmente compatível, mas isso precisa se confirmar, visto que a microsoft não falou dela em específico (não que eu saiba). Só vamos ter total certeza quando realmente lançar o DX 12.

Sobre processador, como o math falou, o desempenho dos FX só tem a aumentar, pois um fx 8370 empata em força total com um i5 4670k, só perde em games e gargala mais por causa do single-thread fraco, como o games vão passar a utilizar todos os núcleos e não somente os primeiros, é possível que nem gargalo exista mais (só em casos extremos)

OK, mas você falou uma coisa importante: 

"fica em questão da fabricante escolher se vai aderir os drivers de tal serie a isso ou não"

Agora é esperar a boa vontade dos fabricantes, e dificilmente irão querer dar o suporte para placas mais antigas, talvez eles darão somente um suporte básico, pois o que eles querem mesmo é vender.

Se esta história de processador é verdade, então não entendo porque vocês crucificam tanto o Core i3, pelo que andei vendo, o uso do processador vai reduzir bastante, e processadores "fracos", como o i3, serão beneficiados, e não somente os AMDs que possuem mais cores, pois uma grande parte do trabalho que errado processador, agora será transferido para a placa de vídeo, mas será processado de forma mais eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

@GuilhermeGB

Pelo contrário. Ninguém aqui crucificou i3.

Ninguém nem citou i3. A dúvida começou com placa de vídeo, até você citar o i3 querendo comparar com FX-8350. Se não fosse isso, continuaria tudo numa boa.

Vou focar no tema central: sli de r9 280x ou gtx 970.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@GuilhermeGB

Pelo contrário. Ninguém aqui crucificou i3.

Ninguém nem citou i3. A dúvida começou com placa de vídeo, até você citar o i3 querendo comparar com FX-8350. Se não fosse isso, continuaria tudo numa boa.

Vou focar no tema central: sli de r9 280x ou gtx 970.

Eu não disse que vocês falaram de i3, estou falando no geral, muita gente crucifica o i3 pelo fórum a fora, isso é preconceito. :D

Mas é melhor deixar esse papo de lado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já instalei a GTX 970 e poso garantir que já senti a diferença. A fluidez nos games está bem maior, fora a tecnologia DSR que eu gostei. Placa aprovadíssima!!

Compartilhar este post

Link para o post

Já instalei a GTX 970 e poso garantir que já senti a diferença. A fluidez nos games está bem maior, fora a tecnologia DSR que eu gostei. Placa aprovadíssima!!

Parabéns, cara! Aproveite bem a nova placa. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais