Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
André Assunção

Que componente é esse na placa mãe?

Recommended Posts

Hoje tive um susto com o Pc, que ao ligar sinalizou problemas com bips da placa mãe. Procedi com testes na memória , video, e bateria (cmos). Durante os testes e liga/desliga ocorreu uma pequena faísca seguida de cheiro de queimado entre os dois ultimos capacitores da imagem em anexo.

O computador religou normalmente (sem a bateria) no entanto. Troquei a bateria pois desconfio ser ela a origem do bip, pois apos religar o pc, o alerta parou.

No entanto fiquei intrigado com esse aparente "curto".

Achei q tinha danificado os capacitores, mas o computador liga normalmente e os capacitores nao estão vazados ou estufados. Percebi entretanto que esta pequena pecinha entre os dois capacitores é que "queimou". Qual a funcao dela? O que é? Que riscos um defeito nela pode causar?

Ainda nao pude verificar a estabilidade do sistema com uso intenso, mas aparentemente esta tudo ok, inclusive com a fonte e voltagens.

post-760070-0-35744200-1427154422_thumb.

post-760070-0-77893100-1427154727_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for o menor próximo dos capacitores eletrolíticos, então acredito ser um capacitor de cerâmica. Não sei se onde você mora encontrará um de mesmo perfil para substituição. Mesmo que funcione agora, é aconselhável um reparo, já que pela imagem ele está dentro do circuito regulador de tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Então é ele que deve ser trocado. Pelo visto, trata-se de um capacitor cerâmico. Tente levar em uma assistência eletrônica para que consertem para você.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aí não é capacitor, é um transistor do circuito de alimentação da mobo.

Se conseguir alguém que conserte, não deixe assim por muito tempo, porque vai afetar outras coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

@Wal SJC O transistor que você fala possui terminais visíveis no circuito e sem falar que sua posição não se encontra entre os capacitores do circuito de fases. O componente danificado está entre os dois capacitores maiores. Veja na imagem acima que o dano está entre os dois capacitores eletrolíticos maiores. Vou por a mesma imagem abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_03_2015/post-760070-0-35744200-1427154422.jpg

Sem falar que @André Assunção confirma o dano na mensagem mais acima. Repetindo a mensagem abaixo:

é esse menorzinho mesmo, retangular, entre os dois ultimos capacitores electrolíticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, já que na imagem temos uma impressão de que o dano é mais extensivo que no componente correto.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu. Estou verificando aqui o q fazer.

Acho q o wal pensou q fosse um dos mosfets

Você tem razão, eu olhei o componente errado, desconsidere o que eu disse acima e me desculpe!

Então é ele que deve ser trocado. Pelo visto, trata-se de um capacitor cerâmico. Tente levar em uma assistência eletrônica para que consertem para você.

Você tem razão, eu olhei o componente errado, desconsidere o que eu disse acima e me desculpe!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais