Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
multímetro

Filtro de linha clone F8 com fuga de 127V no terra.

Recommended Posts

Boa noite.

Tenho um clone F8 a uns dois anos, e de repente o meu gabinete começou a dar choque, tenho um multímetro e então medi a tensão na carcaça do gabinete e para minha surpresa está energizado com 127V.

A princípio pensei que fosse a minha Tx750. Então liguei o PC direto na tomada sem o filtro de linha e ficou normal. Então medi o Terra do filtro de linha e ele está com 127V como se fosse fase.

alguém tem noção de eletrônica para me ajudar a verificar qual peça está ruim ?abri o filtro e nas tomadas dele não tem nada em curto. Tenho um multímetro da marca minipa mais não tenho experiência.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se em sua tomada tivesse presente o aterramento esse potencial que ai aparece desapareceria

Ele é originado pelo ramo de capacitores Y do filtro, necessários para filtragem em modo comum, do ruído da fonte, gerado por ela, para contra o terra.. Na ausência de aterramento na tomada ele acaba dando esse sintoma, de parecer estar presente o fase na carcaça..

Se quiseres fazer com que o mesmo desapareça, remova os capacitores Y (são dois o C3 e seu vizinho cujo nome não aparece na foto) de dentro de seu filtro de linha, mas saiba que ele é provido pelos capacitores Y de baixíssimo valor de tal modo que essa referência de fio fase na carcaça absolutamente não é suficiente para dar choque e nem sequer acender lâmpada alguma. Na dúvida teste, ligue uma lâmpada ai desde seu gabinete até o neutro da rede. Se tivesse potencial de fase na verdade essa lâmpada deveria acender certo?? Pois não vai e vai desaparecer esse potencial de fase ai presente.

Os capacitores Y de seu filtro são esses dai, os dois azuizinhos de menor tamanho:

FiltrodelinhaCloneF801087Impressoladocom

Ou por outro ângulo esses dai, os azuis:

FiltrodelinhaCloneF801087capacitoresjpg.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

O @faller já adiantou o que eu ia dizer... rsrsrs... 

Aí não deve ter 127V nenhum, só uma oscilação que dá a impressão de choque, mas nem é um "choque" propriamente dito, é só uma sensação de "ardor" na pele, pois está isolado pelos capacitores.

Nada que um aterramento não resolva...

Compartilhar este post

Link para o post

É que isso dai engana muito. Se medido com um multímetro ou mesmo com a chave de teste, a pequena fuga pelo capacitor de 4,7 nF vai fazer pensar que ai existe o fase. Se plugares o filtro numa tomada com aterramento presente isso desaparece em sua totalidade..

Pela fórmula a reatância desse capacitor Y, de 4,7 nF, é de Xc = 1/2 x pi x f x C

Ou seja Xc = 1/2 x 3,1416 x 60 x 0,0000000047 Farads

Xc = 1 / 0,000001772

Xc = 564.379 ohms

A corrente em 220 Volts por ai seria de 220/564.379 = 0,39 mili Amperes

Agora veja essa tabela abaixo:

ABAAAfiGIAL-4.jpg

Veja que 0,39 mili Amperes está abaixo do 1 mili Ampere, da primeira faixa, ou seja abaixo total do perigo..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O "ardor" que eu tinha falado é esse tal "formigamento".

"Choque" de verdade é outra coisa bem maior (10mA e acima, nessa tabela)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar uma lâmpada

soldei dois fios na lâmpada e encostei no neutro e terra do filtro de linha e realmente só sai umas faisquinhas azul igual quando fecha curto em pilhas. E Quando faço isso o Led referente ao terra acende. Só que o interessante é que com o multímetro em contato acusa até mais de 143v quando encosto a ponte irá vermelha no neutro e a ponteira preta no terra. E quando inverto Não dá zeRado. E se eu encostar tomo choque realmente forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar uma lâmpada

soldei dois fios na lâmpada e encostei no neutro e terra do filtro de linha e realmente só sai umas faisquinhas azul igual quando fecha curto em pilhas. E Quando faço isso o Led referente ao terra acende. Só que o interessante é que com o multímetro em contato acusa até mais de 143v quando encosto a ponte irá vermelha no neutro e a ponteira preta no terra. E quando inverto Não dá zeRado. E se eu encostar tomo choque realmente forte.

voce tem como inverter a tomada?

(pino da direita para a esquerda e vice-versa)

Compartilhar este post

Link para o post

Os plugues e tomadas de 3 pinos tem justamente esses 3 pinos que é para que não se possa inverter os mesmos. Fio fase tem de estar no lugar do fio fase. Isso não pode ser a moda louco..

A adoção de adaptadores fajutos, o corte do pino de terra, e as tomadas não polarizadoras, bem como também a ausência do aterramento são grandes responsáveis pelo que está acontecendo ai..

Tomadas tem de ter essa distribuição ai, no tocante a fiação..

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Comece corrigindo o que tem de errado por ai..

Compartilhar este post

Link para o post

É, mas no caso, como ainda não existe o terra, são apenas dois fios.

Muitas vezes esse efeito de choque cessa quando se inverte, embora isso seja apenas um paliativo, até se instalar o aterramento.

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã vou comprar uma haste de cobre 2,00 m e fazer o aterramento pro pc e mudar a tomada dele. Vou furar o chão Onde o PC fica. pesquisei e o correto seria uma haste de 2,40m mais por aqui só encontrei de 2,00m. Vou fazer assim mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Compre a haste, o conector, o cabo e a uma massa epoxi para proteger a conexão.

Se possível, fure um pouco, retire a haste, jogue água com sal e depois continue furando.

Se o solo se mantiver úmido e com sais ao redor da haste, o aterramento fica melhor.

Se tiver jeito, faça uma caixinha no chão, com tampa, onde voce pode abrir de vez em quando para jogar água e verificar se está tudo ok.

É um aterramento meia-boca, mas é melhor do que nada.

Com certeza aterrando o gabinete, o seu problema acaba.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais