Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
multímetro

Filtro de linha clone F8 com fuga de 127V no terra.

Recommended Posts

Boa noite.

Tenho um clone F8 a uns dois anos, e de repente o meu gabinete começou a dar choque, tenho um multímetro e então medi a tensão na carcaça do gabinete e para minha surpresa está energizado com 127V.

A princípio pensei que fosse a minha Tx750. Então liguei o PC direto na tomada sem o filtro de linha e ficou normal. Então medi o Terra do filtro de linha e ele está com 127V como se fosse fase.

alguém tem noção de eletrônica para me ajudar a verificar qual peça está ruim ?abri o filtro e nas tomadas dele não tem nada em curto. Tenho um multímetro da marca minipa mais não tenho experiência.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se em sua tomada tivesse presente o aterramento esse potencial que ai aparece desapareceria

Ele é originado pelo ramo de capacitores Y do filtro, necessários para filtragem em modo comum, do ruído da fonte, gerado por ela, para contra o terra.. Na ausência de aterramento na tomada ele acaba dando esse sintoma, de parecer estar presente o fase na carcaça..

Se quiseres fazer com que o mesmo desapareça, remova os capacitores Y (são dois o C3 e seu vizinho cujo nome não aparece na foto) de dentro de seu filtro de linha, mas saiba que ele é provido pelos capacitores Y de baixíssimo valor de tal modo que essa referência de fio fase na carcaça absolutamente não é suficiente para dar choque e nem sequer acender lâmpada alguma. Na dúvida teste, ligue uma lâmpada ai desde seu gabinete até o neutro da rede. Se tivesse potencial de fase na verdade essa lâmpada deveria acender certo?? Pois não vai e vai desaparecer esse potencial de fase ai presente.

Os capacitores Y de seu filtro são esses dai, os dois azuizinhos de menor tamanho:

FiltrodelinhaCloneF801087Impressoladocom

Ou por outro ângulo esses dai, os azuis:

FiltrodelinhaCloneF801087capacitoresjpg.

• Curtir 2

Compartilhar este post