Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conectar um PC à rede sem fio sem dongle wi-fi nem placa de rede wi-fi usando um roteador?


Posts recomendados

Olá

 

Tenho aqui um PC com modem ADSL e um roteador conectado à Internet Velox. (vamos chamar de computador 1)

 

Meu irmão se mudou aqui para casa e trouxe consigo seu PC com placa de rede sem capacidade wi-fi, um modem ADSL e um roteador (vamos chamar de Computador 2).

 

Os computadores em questão estão em quartos separados e não queremos puxar nenhum fio.

 

Uma solução seria comprar um dongle USB wi-fi ou uma placa de rede wi-fi para instalar no Computador 2 e assim compartilhar a conexão wi-fi com o computador 1.

 

Considerando que o computador 2 já possui um roteador, estou curioso sobre a possibilidade de utilizar as capacidades wi-fi desse roteador para conseguir conectar o computador 2 na rede,  apesar de esse PC possuir apenas uma placa de rede "wired".

 

Isso seria possível? Alguém pode me passar um link de um tutorial para eu conseguir fazer isso aqui em casa?

 

Eu vi um tutorial aqui no fórum ensinando como transformar um segundo roteador em um access point, porém não entendo muito sobre isso e não li nada lá sobre conectar outro PC via cabo nesse segundo roteador.

 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem dois roteadores em casa. Um roteador ligado ao computador 1 e que uso pra distribuir o sinal wi-fi por toda a casa.

 

Tenho um outro roteador também mas não está ligado a PC nenhum agora.

 

Pensei em conectar esse outro roteador ao computador 2 e de algum modo conseguir fazer pegar a internet no computador 2 através desse outro roteador.

 

Eu li que é possível configurar um segundo roteador como repetidor, por exemplo. Esse roteador do meu irmão ja tem a função WDS. Se funcionasse como repetidor, daria para simplesmente plugar um cabo de rede no segundo roteador ao computador 2 e conecta-lo à Internet?

 

Quero esgotar minhas opções antes de gastar dinheiro numa placa de rede wi-fi. Sem contar que o computador do meu irmão fica numa posição baixa, encostado na parede. Provavelmente o sinal wi-fi ali nem seria bom. Já o roteador eu poderia deixá-lo numa posição bem mais alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julian64 se entendi direito você quer manter os PCs conectados aos seus respectivos roteadores e que a comunicação (internet) seja feita ou repassada entre os roteadores, correto ?  :)

 

Existe um recurso chamado WDS que, caso você tenha disponível em um dos equipamentos, pode resolver!  B)

 

Mas - óbvio - terás - que reconfigurar o gadget!  ;)

 

Procure sobre o assunto aqui mesmo no fórum... podes partir para comprar um novo gadget que possua este recurso também... outra solução! 

 

Curta!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos os roteadores possuem WDS.

Verei o que consigo fazer com esse recurso.

 

antes dessa ideia eu consegui fazer meu segundo roteador virar um repetidor, mas não conseguia conectar o segundo PC à internet mesmo ele estando conectado ao segundo roteador-repetidor por cabo, o que é estranho pois um gadget repetidor comum com entrada pra cabo já possui essa capacidade. Então o roteador deveria ter também...

 

De qualquer forma estou quebrando um galho com um receptor usb wireless do televisor Philco da sala, que consegui fazer funcionar no computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A configuração do WDS é relativamente simples em alguns modelos de modems-roteadores, apenas não lembro e/ou não tenho certeza, mas - seu eu não me engano - é possível configurar um wifi de outro nome naquele que estiver como repetidor ...

 

Desta forma é possível saber em qual roteador você está conectado!

 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos os roteadores possuem WDS.

Verei o que consigo fazer com esse recurso.

 

antes dessa ideia eu consegui fazer meu segundo roteador virar um repetidor, mas não conseguia conectar o segundo PC à internet mesmo ele estando conectado ao segundo roteador-repetidor por cabo, o que é estranho pois um gadget repetidor comum com entrada pra cabo já possui essa capacidade. Então o roteador deveria ter também...

 

De qualquer forma estou quebrando um galho com um receptor usb wireless do televisor Philco da sala, que consegui fazer funcionar no computador.

 

 

-------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...