Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal, tive de abrir o ventilador, e re-lubrificar os rolamentos. Eu sempre trabalhei com ventiladores de "2 parafusos" e sempre apertei o ventilador a "orelha" mesmo... sempre me baseei na capacidade dele iniciar o giro no mínimo, e manter, claro, a rotação na velocidade mínima

No caso dos ventiladores de 4 parafusos estou apanhando um pouco.... O motor é semelhante a este

10118-MLB20025245115_122013-O.jpg

Até com essa meleca branca na engrenagem do vai-e-vem. 

Existe uma "técnica" de apertar ele balanceando corretamente de modo a não apertar muito o motor ou "é a orelha" também? Ele tá esquentando, e não tá dando partida no máximo. é peso do motor mesmo, visto que ele não tem capacitor de partida. Eu to achando que apertei demais.... ou apertei um parafuso mais que outro

Aguardo-vos

• Membro VIP
Postado

@albert_emule não é o caso....

É aperto no motor mesmo, porque antes de eu limpar estava ok. O ventilador tem 4 anos. foi #*&% minha mesmo.... daí tive de abrir ele.... aproveitei e limpei o que estava sujo, com querosene, e esperei secar. O rotor tava marrom de gordura (o ventilador fica na cozinha) só que agora estou com dúvida quanto a apertar o motor....

• Coordenador
Postado

Ivan, O aperto não precisa chegar perto do "espano da rosca" Basta você sentir uma "firmeza" nas partes...

Aperte os parafusos em "X" e fique girando o eixo para perceber se ele não esta ficando "preso"... Não tem segredo!...

Se tiver usando um torquímetro, calibre-o para o número 2 ou 3... 

Alguns marcam "20 ou 30"....

• Curtir 1
Postado

Ou faça um aperto dinâmico.

Ligue o ventilador na condição de mínima velocidade, com os parafusos pouco apertados, de modo que as pás girem livremente.

Cuidado com as pás.

Vai apertando em X e aos poucos.

Quando a velocidade mínima diminuir, pare e folgue os parafusos um pouquinho apenas.

Desligue, deixe parar e religue na mínima velocidade.

Veja se resolveu.

MOR_AL

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Ou seja, a orelha mesmo..... mas em X.. tá aí, eu fiz em quadrado... vou tentar novamente e posto os resultados

PS... estou fazendo sem as pás

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!