Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Murillo Vieira

Motor com IR

Recommended Posts

Galera, há uns dias atrás vi em um site (http://wikiteca.iesb.br/motor-com-sensor-optico/) o acionamento de um cooler de pc utilizando um receptor de IR, um emissor de IR e dois transistores, um BC548 e um BD135, quando o receptor recebia o sinal do emissor o motor funcionava, porém não sei como fazer essa ligação e o site parou de funcionar!!! Conto com a ajuda de vocês e desde já agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se quiser algo mais imune a interferências, que tal um 555 aplicando 38khz num emissor IR e um receptor tsop38238? A conexão luminosa ( que nome liindo) entre os 2 é simples: quando o tsop vê 38khz de luz, sua saída vai a zero. Isso na base de um npn com coletor na base de um pnp cujo emissor no +V e motor entre coletor e gnd, vai fazer o acionamento que você quer

De fato você pode utilizar qualquer receptor de um eletrônico sucateado qualquer

abç

Compartilhar este post

Link para o post

Isadora, mas como eu faço a ligação usando os transistores ditos acima (BC548 e  BD135) pois já comprei os dois e não tenho um 555 e nem um tsop38238. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais