Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador não ultrapassa 35% do desempenho máximo


Posts recomendados

Olá pessoal!


Estou com algumas dúvidas com relação ao desempenho do meu PC Desktop, enquanto executo minhas renderizações no Sony Vegas Pro.


Acontece que enquanto estou renderizando um vídeo, meu PC fica lento, os vídeos no youtube ficam travando e assim por diante... Claro que, isso deve ser um tanto normal mas a curiosidade é:


Verificando o desempenho do meu processador I7 + 8 GB/RAM e uma placa de vídeo GF 9400, o gráfico mostra apenas 30% a 35% do processador sendo utilizado e 50% da Memória RAM.


 


Eis a pergunta: por que o PC fica lento se ainda tenho Processador e Memória RAM sobrando?   :(


 


Obs.: Não estou utilizando um cabo HDMI, que seria recomendável.


Pode ser a taxa de transferência do cabo que não dá conta do recado?   :huh:


 


Qual seria o motivo desse impasse?   :confused:


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Há muitas perguntas há serem feitas. O cabo hdmi não influencia em nada o processador. Porém a falta de Windows original para se fazer os updates, a falta de se visitar o site dos fabricantes da placa-mãe e do processador para pegar-se as atualizações da bios dos firmwares e drivers influencia no rendimento em geral da máquina.

 

O(s) processador(es) da CPU precisa de correções e de drivers que às vezes não vêm com o CD da placa-mãe, pois a maioria as pessoas montam em casa com peças avulsas.

 

Há muitas questões a serem sanadas pelo usuário para culpar esse ou aquele pela falta de rendimento do computador.

 

Ok? Até breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HDMI é um caso a parte do processador, claro! O Windows de fato não é original mas o Update está em pleno funcionamento, inclusive baixando atualizações constantemente.

Quanto a placa mãe, processador, placa de vídeo e BIOS não fiz atualizações até o momento. Vou verificar as atualizações das quais falou e agradeço pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E você acha isso pouco? Sabe como funciona a tecnologia HT por exemplo? Vou te explicar basicamente: ela se aproveita do fato de que os programas utilizam apenas 50% dos núcleos por thread(tarefa) e força com que eles utilizem os outros 50% fazendo com que o SO enxergue o dobro de núcleos.

 

Eu também uso o sony vegas, mas tenho um i5. Geralmente ele usa também uns 30% do processador, mas muitas vezes oscila pra 50%-60%. Porém. você usa um i7 e o SO enxerga 8 núcleos, mas na verdade você só tem 4. Então, se o windows diz que 30% do seu processador é usado, na verdade, 60% dos seus núcleos reais estão sendo usado.

 

Ou seja, pro i7 o uso máximo que o windows vai te mostrar é de é 50%  e não 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E você acha isso pouco? Sabe como funciona a tecnologia HT por exemplo? Vou te explicar basicamente: ela se aproveita do fato de que os programas utilizam apenas 50% dos núcleos por thread(tarefa) e força com que eles utilizem os outros 50% fazendo com que o SO enxergue o dobro de núcleos.

 

Eu também uso o sony vegas, mas tenho um i5. Geralmente ele usa também uns 30% do processador, mas muitas vezes oscila pra 50%-60%. Porém. você usa um i7 e o SO enxerga 8 núcleos, mas na verdade você só tem 4. Então, se o windows diz que 30% do seu processador é usado, na verdade, 60% dos seus núcleos reais estão sendo usado.

 

Ou seja, pro i7 o uso máximo que o windows vai te mostrar é de é 50%  e não 100%.

 

Errado!

 

O i7 possui 4 núcleos físicos e 4 lógicos. O SO enxerga 8 núcleos e você possui... 8 núcleos. No entanto os 4 núcleos virtuais do i7 lhe dão vantagem de 30% em média sobre um i5.

 

Programas não utilizam núcleos por thread. Programas utilizam threads e são ou não otimizados para permitir estas threads serem trabalhadas simultaneamente ou unicamente, onde dizemos, quando elas podem, multi thread. O SO distribui as tarefas das threads para os núcleos. No caso do i7 que possui núcleos físicos e virtuais, quando há multi threads, os núcleos virtuais são utilizados para ajudar na thread trabalhada pelo núcleo  principal.

 

Em hipótese alguma o windows mostrará você utilizando 50% de processamento se você estiver utilizando 100%. Se ele mostra 50%, você está utilizando 50%. A única coisa que pode ocorrer é o software ser mal otimizado e as threads serem distribuídas para poucos núcleos. Isto implicaria, por exemplo, que 2 núcleos estão sendo 100% utilizados e 2 núcleos estão ociosos. Neste caso, o windows mostrará utilização de 50% do processador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hausak

Como você citou, é improvável que o windows mostre uma utilização de 50% de processamento se você estiver utilizando 100%, seria lógico afirmar que a sistema vai mostrar o valor real de utilização e não um valor fictício baseado em outras comparações. Até aí tudo bem! Mas a pergunta continua... Por que durante a renderização de um vídeo no Sony Vegas as outras tarefas do computador ficam "lentas" (não estou dizendo que travam! Apenas ficam lentas!)?

Meu pensamento seria o seguinte: uma vez que estou renderizando um vídeo, o computador com processamento em torno de 30% a 35% esta dando conta do recado. Muito bem, fazendo uma conta simples, de 35% do processador que está sendo utilizado na renderização, 65% estão disponíveis para as demais multithread... como é o meu caso. Volto a pergunta inicial: porque os 65% de processador livre não desempenham as demais tarefas em alta performance? Afinal, são 65% da capacidade de processamento dando sopa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguns meses ou semanas atrás o processador ou processadores do meu computador superaqueciam para jogar alguns games.

Meu processador é Core i7, tem quatro núcleos e 8 threads virtuais, segundo o site da Intel.

De repente, após eu atualizar os drivers nos sites oficiais da AMD e da Intel, eles pararam de superaquecer.

O processador intel chegava a 100ºC e o computador desligava, talvez por segurança.

Sem sombra de dúvida foi alguma otimização feita no programas e drivers que os fabricantes aplicaram.

Mistérios da Informática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Heitor Bonfim_742790, provavelmente erro de reconhecimento do leitor ou então, após atualizar, seu computador está trabalhando menos para evitar superaquecimento (trabalho realizado pelo software e drivers atualizados no SO). Tome cuidado e analise melhor sua máquina (temperatura e clock durante o trabalho para ser mais exato).

 

@Joabe Do Amaral Fernandes, assim como nosso amigo @rickreaper disse, pode ser que não seja o processador o problema.

 

Não acredito que o Sony Vegas esteja utilizando a GF 9400 para renderizar, mas isto é uma possibilidade caso você tenha ativado a renderização por hardware.

 

Me responda algumas perguntas, por favor:

 

Já verificou o uso do seu HD no monitor de recursos durante a renderização? Como fica este uso? 100%? Se sim, achamos o problema, uma vez que HD é o maior limitador de desempenho de qualquer computador que o use.

Qual modelo de i7 que é? Se tratando de desktop, qualquer um é forte... já verificou o clock dele no momento da renderização? Abra o CPU-z e verifique o clock durante a renderização.

Como é o trabalho de renderização do Sony Vegas... utiliza memória para isto? Você verificou quanto de memória está sendo utilizada durante a renderização? Se estiver em 7Gb de utilização, seu micro já começou a utilizar memória virtual, ou seja, HD. Se for isto, é o pior tipo de lentidão possível e você deve estar passando raiva.

Como está a temperatura do seu i7 durante a renderização? Analisou isto também? Pode ser que ele esteja improdutivo...

 

Enfim... tem muita coisa para analisar e somente vamos descobrir com você fazendo testes e postando aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Joabe Do Amaral Fernandes

 

Você precisa instalar os drivers corretos para a sua placa-mãe, nesta ordem:

 

Chipsets

Drivers do processador

Drivers da placa de vídeo

Demais drivers (rede, som etc)

 

Senão, nada funciona direito.

 

 

O Sony Vega é aplicativo 3D para renderizar algo ou é editor de vídeo?

 

O Sony Vega 13 usa:

GPU-accelerated video processing and rendering requires an OpenCL™-supported NVIDIA®, AMD/ATI™, or Intel® GPU with 512MB memory; 1GB for 4K

 

O programa Sony Vega 13 só usa 512 mb de memória para processar vídeo ou 1GB para vídeo em 4K

 

Aplicativos para renderização em 3D precisam de placas de vídeo boas como a GForce 460 e 2 GB de memória. Aplicativos como o Luminous para arquitetura renderizam em 3D, dependendo da placa um vídeo que leva horas para renderizar, usando boas placas acima da Gforce 460 leva 15 minutos.

 

http://www.eurogamer.pt/videos/video-de-demonstracao-do-luminous-engineusando PS4 ou Xbox, não sei

 

 

http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br&ptid=1&psid=51&pid=0

Se o Sony-Vega conversar bem com o processador, com a placa de vídeo e com os chipsets da placa-mãe (mainboard) não há por que tudo não ser extremamente rápido.

O processador intel ou AMD precisa ter seus drivers instalados corretamente.

http://www.intel.com/p/en_US/support/detect

A placa de vídeo também.

Placa GForce 9400 http://www.nvidia.com.br/object/product_geforce_9400gt_br.html

O Sony Vega precisa ser atualizado.

 

Sem tudo instalado corretamente, fica difícil funcionar. Eu apanhei por meses até achar os drivers para o equipamento certos e a assistência do fabricante do computador foi ridícula. Os atendentes não estão bem preparados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor Bonfim_742790

Todos os drivers e atualizações 

Chipsets

Drivers do processador

Drivers da placa de vídeo

 

Demais drivers (rede, som, etc...)

Estão todos atualizados!

 

Quanto a sua pergunta, uso o Sony Vegas para edição de vídeo "semi-profissional", digamos assim.

 

No demais que colocaste sobre as atualizações e recomendações, já havia feito todas e pelo que me constou nada estava desatualizado.

 

Em breve estarei postando dados de imagem referentes ao desempenho do PC, acredito que assim vai ficar um pouco mais claro para o esclarecimentos de dúvidas que possam surgir.

 

Desde já agradeço a resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

 

Utilizei o PCMark (Benchmark) para fazer uma avaliação no PC e abaixo segue algumas imagens dos resultados.

Algumas coisas eu entendo, porém outras prefiro ouvir de quem realmente é Expert no assunto.

Espero que essas informações ajudem esclarecer melhor o assunto.

 

 

post-761136-0-99631600-1428592687.png

 

 

post-761136-0-84759700-1428592717_thumb.

 

 

post-761136-0-74135900-1428593224_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não chego nem perto de ser expert, e muito menos são experts aqueles que me atenderam na fábrica de computadores.

 

Olhando o gráfico, vê-se que a temperatura da CPU varia pouco e a temperatura da GPU que é o sistema de processamento da placa GForce até esfria um pouco. O Clock do processador varia até 2.7 Ghz

Parece que a GPU não faz nada, mesmo, e o processador trabalha na média de sua capacidade total que é de 3.9 Ghz

Ou o teste é fraco, ou sua placa-mãe não tira tudo o que o processador oferece.

Quem sabe está trabalhando em economia de energia na bios.

A placa AMD que possuo precisa ser especificamente ordenada para trabalhar em alto desempenho e o processador Intel 3612-QM também tem um programa da Intel mesmo que o configura para alto desempenho.

O AMD é o programa Catalyst, e o Intel usa o HD 4000

 

Estou baixando o PCMark 8 basic. Vai demorar para baixar em 3G.

2.9 GB, vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor Bonfim_742790

Pelo que percebi na hora do teste que durou cerca de 39 minutos, achei bem elaborado e exigente, claro que é uma versão Básica do programa, contudo acredito que está a altura do que é aceitável.

Minha placa mãe é Gigabyte, até onde sei não tem um dos melhores conceitos. Porém vou verificar na BIOS a possibilidade de exigir mais da placa mãe. Eu me viro na BIOS para encontrar essa configuração,

mas qualquer dica referente a isso será muito bem vinda. Verificando as Opções de Energia do PC, encontrei-o no modo Equilibrado mas alterei para Alto Desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal! Depois de algum tempo tentando entender melhor, por que o desempenho do meu computador ficava sempre em torno de 35% durante as minhas renderizações no Sony Vegas Pro 13, finalmente entendi!

Claro que com a ajuda de tópicos e os comentários deixados aqui! Por isso meu muito obrigado a todos!

 

O Sony Vegas por padrão encontrando uma placa de vídeo off-board (GPU) no seu PC, utiliza essa placa para "ajudar" na renderização. Bom, essa "ajuda" estava na verdade estabilizando o desempenho da CPU em 35%.

Após desativar a "ajuda" da placa de vídeo off-board, o CPU então atingiu seu máximo desempenho. O que pude observar, é que renderizando sem a ajuda da placa de vídeo Off-board, a renderização foi muito mais rápida!

 

Então, se sua placa de vídeo (GPU) não for muito boa, como é o meu caso, entre nas Opções do Sony Vegas > Preferências > Vídeo > Aceleração GPU de Processamento de Vídeo > Deixe está opção Off.

 

Claro que, primeiro considere o desempenho do seu processador e a qualidade da sua placa de vídeo. Se tiver um bom processador e uma placa de vídeo não muito boa utilize somente seu processador,

pois estará realizando bem mais rapidamente suas renderizações. No entanto, se for o inverso, digo, uma placa de vídeo boa e um processador barato considero que deixar a GPU ativa é vantagem.

Caso tenha um bom processador e uma GPU exemplar, não preciso nem dizer o que fazer né!? Tá com a faca e o queijo na mão!

 

Aliás, caso alguém queira me indicar uma boa placa de vídeo, avaliando Custo x Benefício para render no Sony Vegas, por favor deixe sua sugestão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E você acha isso pouco? Sabe como funciona a tecnologia HT por exemplo? Vou te explicar basicamente: ela se aproveita do fato de que os programas utilizam apenas 50% dos núcleos por thread(tarefa) e força com que eles utilizem os outros 50% fazendo com que o SO enxergue o dobro de núcleos.

 

Eu também uso o sony vegas, mas tenho um i5. Geralmente ele usa também uns 30% do processador, mas muitas vezes oscila pra 50%-60%. Porém. você usa um i7 e o SO enxerga 8 núcleos, mas na verdade você só tem 4. Então, se o windows diz que 30% do seu processador é usado, na verdade, 60% dos seus núcleos reais estão sendo usado.

 

Ou seja, pro i7 o uso máximo que o windows vai te mostrar é de é 50%  e não 100%.

 

Bom, queria me corrigir de uma besteira que disse aqui. O windows pode mostrar os 8 núcleos(tem 4, mas o windows enxerga 8) do i7 em 100% de uso sim. Porém, isso não quer dizer que há 100% de uso dos registradores. O windows mede a performance dos processadores em função da potência dissipada e não do processamento real.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Uso alguns Editores da ADOBE, como Audition - Flash e Premiere Pro e me questiono porque justamente estes programas nunca acusam uso de mais de 50, 52% de uso de CPU, em alguns sequer usa GPU (Audition).
Isso é intigante porque estes programas renderizam o tempo todo durante edições e é bem chato esperar cada etapa de edição.
Um processador Core 2 Duo 8400 como o meu não dá pra abrir mão de treads, já que é um pouco desatualizado.
Será que isso depende de drivers, uso RAID-0 que facilita o processamento de arquivos temporários, mas o teto de 50% de CPU é intrigante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...